Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
05023
Acrónimo :
05023
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
32.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
32.0h/sem
Trabalho Autónomo :
118.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


·

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, o aluno deve ser capaz de: 1. Determinar a probabilidade de default de empresas através dos modelos mais adequados. 2. Determinar o risco de crédito de carteiras. 3. Usar e avaliar derivados para cobertura do risco de crédito.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Fundamentos do risco de crédito 1.1. Instituições financeiras, instrumentos e as suas transacções 1.2. Crises de crédito e regulação 2. Estimação da probabilidade de default 2.1. Ratings das agências de crédito 2.2. Credit scoring e modelos internos de rating 3. Modelos estruturais 3.1. O modelo de Merton 3.2. Modelos de primeira passagem 3.3. O modelo Moody's KMV 3.4. O modelo CreditGrades 3.5. A abordagem com opções barreira 3.6. Modelo estrutural com dívida dinâmica 4. Reduced form approach 4.1. Hazard processes 4.2. Recovery modeling 4.3. Intensity-based models 4.4. Unified credit-equity models 5. Derivados de crédito 6. Outros tópicos em risco de crédito 6.1. CVA, DVA e credit value at risk 6.2. Credit risk of portfolios 6.3. VaR e o modelo CreditMetrics 6.4. Stress testing 6.5. Default, correlação e copulas 6.6. Modelos de machine learning para o risco de crédito

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Esta 'demonstração de coerência' decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: todos. OA2 - Ponto do programa: todos. OA3 - Pontos do programa: todos.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: a) Um trabalho de grupo (máximo de 3 elementos) com peso de 40%; b) Um exame final (de Época Normal) com peso de 60% na nota final e cuja nota mínima terá de ser igual ou superior a 7.5 valores. Obterão aprovação, os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores. Avaliação por exame: Os alunos podem realizar o exame de EN que terá um peso de 100%. Se reprovarem na avaliação periódica ou na EN podem aceder ao exame de recurso que terá um peso de 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1, OA2 e OA3; 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: OA1, OA2 e OA3; 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA1, OA2 e OA3; 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: OA1, OA2 e OA3.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hull, J. C. (2018), Risk Management and Financial Institutions, 5th edition, Wiley. Lando, D. (2004). Credit Risk Modeling: Theory and Applications, Princeton University Press. Löffler, G. and Posch, P. N. (2011). Credit Risk Modeling Using Excel and VBA, 2nd edition, Wiley. O'Kane, D. (2008). Modeling Single-Name and Multi-Name Credit Derivatives, Wiley. Saunders, A. and Allen L. (2010). Credit Risk Measurement In and Out of the Financial Crises: New Approaches to Value at Risk and Other Paradigms, 3rd edition, Wiley. Saunders, A. and Cornett, M. M. (2008). Financial Institutions Management: A Risk Management Approach, 6th edition, McGraw-Hill (Chapters 7, 11, and 12).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-10-22