Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
05025
Acrónimo :
05025
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
16.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de: 1. Compreender e utilizar diferentes medidas de volatilidade. 2. Compreender e avaliar derivados de volatilidade. 3. Associar e integrar os mercados opções sobre índices de acções e sobre índices de volatilidade desses mesmos índices.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Volatilidade como classe de activos a. Volatilidade realizada b. Volatilidades implícitas c. Calibração ao equity skew d. Volatilidade local: a fórmula de Dupire 2. O contrato log a. Neuberger (1994) b. A fórmula de spanning de Carr e Madan (2001) 3. Swaps de variância a. Definição b. O efeito dos saltos c. Strikes discretos d. Swaps de volatilidade: a abordagem de Brockhaus e Long (2000) 4. Futuros VIX a. Definições b. A solução integral de Zhou e Lian (2012) 5. Opções VIX a. Definições b. Ajustando o smile do VIX 6. Calibração conjunta dos smiles SPX e VIX a. A abordagem de Guyon (2024) b. A abordagem de Nunes, Ruas e Dias (2024)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) relacionam-se com os objetivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: O OA1 é abordado nos CP 1 e 2, onde são apresentadas diferentes medidas de volatilidade histórica e implicíta. O OA2 é abordado no CPs 3 a 5, onde avaliados swaps de volatilidade bem como futuros e opções sobre o VIX. O OA3 é abordado no CP 6, onde são apresentadas diferentes métodos para a calibração conjunta dos smiles do SPX e do VIX. Cada conteúdo programático está diretamente vinculado a pelo menos um objetivo de aprendizagem, garantindo uma formação abrangente e coerente.

Avaliação / Assessment


Avaliação "ao longo do semestre": - Um teste individual (80%) - Casos de avaliação individuais, assiduidade e participação (20%) Os alunos que reprovarem ou quiserem melhorar a avaliação regular possuem uma época de exame de recurso, tendo o exame de recurso uma ponderação de 100% da nota final. Em qualquer um dos sistemas de avaliação (avaliação "ao longo do semestre" ou exame de recurso) considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1, OA2 e OA3. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA1, OA2 e OA3. 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo OA1, OA2 e OA3. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planea-mento das Aulas. OA1, OA2 e OA3.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Textos de Apoio teórico/práticos a facultar pela equipa docente durante o trimestre; - Artigos científicos a facultar pela equipa docente durante o trimestre. Bergomi, L., 2016, Stochastic Volatility Modeling, Chapman and Hall/CRC Financial Mathematics Series, 1st Edition Gatheral, J. and N. Taleb, 2006, The Volatility Surface: A Practitioner's Guide, Wiley, 1st Edition

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-10-22