Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2026/2027
Pré-requisitos / Pre-Requisites
•
Objetivos Gerais / Objectives
•
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de: 1. Compreender e utilizar diferentes medidas de volatilidade. 2. Compreender e avaliar derivados de volatilidade. 3. Associar e integrar os mercados opções sobre índices de acções e sobre índices de volatilidade desses mesmos índices.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Volatilidade como classe de activos a. Volatilidade realizada b. Volatilidades implícitas c. Calibração ao equity skew d. Volatilidade local: a fórmula de Dupire 2. O contrato log a. Neuberger (1994) b. A fórmula de spanning de Carr e Madan (2001) 3. Swaps de variância a. Definição b. O efeito dos saltos c. Strikes discretos d. Swaps de volatilidade: a abordagem de Brockhaus e Long (2000) 4. Futuros VIX a. Definições b. A solução integral de Zhou e Lian (2012) 5. Opções VIX a. Definições b. Ajustando o smile do VIX 6. Calibração conjunta dos smiles SPX e VIX a. A abordagem de Guyon (2024) b. A abordagem de Nunes, Ruas e Dias (2024)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) relacionam-se com os objetivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: O OA1 é abordado nos CP 1 e 2, onde são apresentadas diferentes medidas de volatilidade histórica e implicíta. O OA2 é abordado no CPs 3 a 5, onde avaliados swaps de volatilidade bem como futuros e opções sobre o VIX. O OA3 é abordado no CP 6, onde são apresentadas diferentes métodos para a calibração conjunta dos smiles do SPX e do VIX. Cada conteúdo programático está diretamente vinculado a pelo menos um objetivo de aprendizagem, garantindo uma formação abrangente e coerente.
Avaliação / Assessment
Avaliação "ao longo do semestre": - Um teste individual (80%) - Casos de avaliação individuais, assiduidade e participação (20%) Os alunos que reprovarem ou quiserem melhorar a avaliação regular possuem uma época de exame de recurso, tendo o exame de recurso uma ponderação de 100% da nota final. Em qualquer um dos sistemas de avaliação (avaliação "ao longo do semestre" ou exame de recurso) considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1, OA2 e OA3. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA1, OA2 e OA3. 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo OA1, OA2 e OA3. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planea-mento das Aulas. OA1, OA2 e OA3.
Observações / Observations
•
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Textos de Apoio teórico/práticos a facultar pela equipa docente durante o trimestre; - Artigos científicos a facultar pela equipa docente durante o trimestre. Bergomi, L., 2016, Stochastic Volatility Modeling, Chapman and Hall/CRC Financial Mathematics Series, 1st Edition Gatheral, J. and N. Taleb, 2006, The Volatility Surface: A Practitioner's Guide, Wiley, 1st Edition
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-10-22