Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
05030
Acrónimo :
05030
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
"Alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar a coordenação da UC ***na primeira semana de aulas do semestre*** com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. No caso de alunos que estejam em condições de inscrição em época especial, será possível realizar um trabalho também especial. Para isso, os estudantes deverão entrar em contacto com a coordenadora ***duas a três semanas antes do início da data da época especial*** ."

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
11.0h/sem
- Síncrono à distância (TP) :
11.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
12.0h/sem
- Assíncrono à distância (PL) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
- Síncrono à distância (OT) :
1.0h/sem
- Assíncrono à distância (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência de Dados

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


Utilizando uma abordagem maioritariamente prática, o curso pretende capacitar os formandos na aplicação dos conhecimentos adquiridos em diversos contextos profissionais, tornando-se agentes ativos na transformação digital de organizações e empresas.. Os formandos irão perceber quais os desafios que o estudo e utilização de dados origina e que tipos de problemas pode ajudar a resolver. Os formandos irão explorar o modo como os indivíduos e as organizações podem avaliar opções, tomar decisões e perceber o papel emergente da big data na orientação de decisões táticas e estratégicas e até que ponto devemos automatizar estes processos. A formação tem foco em aprender a fazer as perguntas apropriadas para apoio a decisões guiadas por dados, prepara dados, criar modelos de dados para responder às perguntas colocadas, interpretar os resultados e transmitir conclusões para vários públicos. A ênfase geral está nas contribuições práticas para as decisões a tomar.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após a conclusão do curso, os formandos serão capazes de: OA1. Explicar os domínios e temas de aplicação da ciência de dados e quais os recursos necessários para analisar vários tipos de dados de modo a responder às questões que orientam a exploração. OA2. Definir conceitos como dados e informação, análise exploratória de dados, inferência estatística e modelação, aprendizagem automática e análise de dados n-dimensionais. OA3. Justificar a necessidade de pesquisa reprodutível, as questões éticas e regulamentares que se levantam para a tomada de decisão orientada por dados e a possibilidade de existência de enviesamentos. OA4. Explicar as técnicas subjacentes à visualização e comunicação de resultados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Conteúdos programáticos (CP): CP1. Introdução à Ciência de Dados: principais conceitos e metodologias. CP2. Dados no suporte à decisão: privacidade, ética: dados pessoais, conduta de investigação e desafios éticos da Inteligência Artificial. CP3. Apresentação de estudos de caso que incluam o ciclo completo de dados, provenientes de diferentes áreas. CP4. Recolha e tratamento de dados não estruturados. CP5. Conceitos e técnicas para visualização de dados e perceção visual para comunicação de conhecimento. CP6. Técnicas básicas de preparação de dados estruturados. CP7. Construção de modelos de inferência a partir dos dados.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


CP1 proporciona elementos a OA1, OA2, OA3, introduzindo os conceitos explicitados em OA2 e OA3 e os exemplos que ilustram OA1. CP2 proporciona elementos a OA1, OA3, OA4, explicitando as questões indicadas em OA3, realçando o papel dos conceitos em OA2 e a importância de OA4 neste contexto. CP3 proporciona elementos a todos os OA, escolhendo casos relevantes para os objetivos de aprendizagem. CP4 ilustra, complementa e consolida alguns dos dominínios OA1 e reforça OA3. CP5 proporciona elementos a OA1, OA2, OA4, não apenas pela ilustração prática de OA4, mas também reforçando a aprendizagem dos conceitos e competências indicadas em OA1 e OA2. CP6 proporciona elementos a OA1 e OA3 e ilustra, complementa e consolida alguns dos dominíos OA1 e reforça OA3. CP7 proporciona elementos a OA1, OA2 e OA3 através de experiências 'hands-on' com casos práticos reais.

Avaliação / Assessment


Devido ao facto de a UC ser maioritariamente de experimentação prática e pensamento crítico, a avaliação é realizada ao longo do semestre letivo e não existe a modalidade de avaliação por exame (100%). A nota final é calculada através da avaliação de: Mini-testes individuais realizados online (MT): 10%. Participação em foruns de discussão online (F): 20% Relatório do trabalho de projeto num estudo de caso realizado em grupo e discussão online (P): 70%. A avaliação da discussão oral de P determina avaliações individuais de cada estudante no grupo.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: MEA1: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contexto. MEA2: Argumentativas, com apresentação e discussão do projeto e participação em fóruns e atividades colaborativas. MEA3: Participativas com participação em fóruns e atividades colaborativas. MEA4: Ativas, com realização do trabalho de projeto num estudo de caso e de pequenos exercícios durante a formação. MEA5: Experimentais, desenvolvendo e explorando casos práticos. MEA6: Autoestudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os alunos irão tomar contato in loco com estudo de casos reais e desenvolvem um pequeno projeto de aplicação,, ao longo dao tempo do curso e com a ajuda e tutoria dda equipa docente, para assegurar a aquisição de todos os objetivos pretendidos.

Observações / Observations


"Students covered by the “Internal Regulations for Students with Special Status” should contact the UC coordinator ***within the first week of classes of the semester*** in order to learn about the learning and assessment processes in the UC. In the case of students who are able to enrol for a special period, it will be possible to carry out special work. To do this, students should contact the coordinator ***two to three weeks before the start of the special period*** ."

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Cady, Field. The Data Science Handbook. Hoboken: John Wiley & Sons Inc., 2017. O’Neil, Cathy and Rachel Schutt. Doing Data Science, Straight Talk from the Frontline. O’Reilly Media, Inc., 2014. Provost, Foster and Tom Fawcett. Data Science for Business. Sebastopol: O’Reilly Media, Inc., 2013. Stanton, Jeffrey M. and Jeffrey M. Saltz. An Introduction to Data Science. New York: Sage Publishing Inc., 2017.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Grus, Joel. Data Science from Scratch, First Principles with Python. Sebastopol: O’Reilly Media, Inc., 2015.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-10-21