Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
05031
Acrónimo :
05031
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
- Presencial (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


1 - Desenvolver um estudo de caso para aplicar os princípios da redução de danos. 2 - Aplicar a redução de danos a uma vasta gama de contextos de prática do Serviço Social. 3 - Responder à resistência à prática da redução de danos em contextos tradicionais da prática do Serviço Social num contexto micro, meso e macro.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Identificar e descrever um cliente (fictício ou real) em termos de uma abordagem teórica à prática do modelo de redução de danos. Desenhar uma avaliação de redução de danos e um plano de intervenção para um cliente (fictício ou real). Articular ligações entre valores de trabalho social e princípios de redução de danos. Analisar e refletir a importância da coragem, criatividade, cooperação e colaboração na implementação bem sucedida de intervenções, programas e políticas de redução de danos. Aplicar estratégias para lidar com familiares e amigos que não estejam familiarizados com a redução de danos ou que a entendam mal. Integrar o valor da redução de danos em ambientes comunitários e organizacionais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O que é redução de danos. Origens e evolução da redução de danos. Redução de danos e serviço social. Porquê praticar a redução de danos. Avaliação como tratamento. Uso de substâncias. Desenvolvimento de um plano de tratamento. Saúde sexual. Fundamentos da redução de danos. Contribuições da teoria psicodinâmica, entrevista motivacional, terapia cognitivo-comportamental. Correções. Violência doméstica. Redução de danos e biologia. Sem-abrigo, insegurança habitacional. Trabalho sexual. Trauma. Distúrbios alimentares. Jogo/apostas. Prática de redução de danos ao nível Mezzo. Tratamento de agressores sexuais. Política de redução de danos. Política pública. Confiança, relacionamento e conexão. Apresentação de casos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O programa está estruturado de forma a garantir o alinhamento e a coerência com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, abordando progressivamente os fundamentos teóricos, as aplicações práticas e os desafios contextuais da redução de danos no âmbito do serviço social. Este seminário especial proporcionará aos alunos uma abordagem aprofundada da prática do serviço social utilizando o modelo de redução de danos. Os estudantes considerarão a redução de danos como um guia para o envolvimento, avaliação, planeamento de tratamento, intervenção, avaliação da eficácia dos serviços e desenvolvimento de políticas. A história e o contexto da redução de danos como modelo prático também serão abordados, bem como as suas aplicações nos níveis micro, mezzo e macro em uma ampla gama de populações, questões sociais e contextos práticos.

Avaliação / Assessment


Nota final – 100% ( escala de 0 a 20) 1. Trabalhos temáticos/estudos de caso (50%) 2. Resumos de artigos anotados (25%) 3. Estudo de caso e apresentação sobre redução de danos (15%) 4. Assiduidade (10%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1 - Tarefas temáticas/estudos de caso e discussões - Tarefas: Nos dias 2, 3 e 4, os alunos receberão um exemplo de caso para analisar, a fim de se prepararem para a discussão em sala de aula. Essas análises de estudos de caso serão enviadas no Canvas e deverão ser entregues antes do início da aula do dia. Discussões: Os estudos de caso serão usados como base para discussões em pequenos grupos no dia em que forem atribuídos. Espera-se que os alunos estejam presentes e participem ativamente nessas discussões. Esta é uma oportunidade para partilhar pensamentos, ideias, insights, experiências e aprendizagens individuais. Este processo permitirá que os alunos apliquem a redução de danos à prática do serviço social e apoiará e informará a apresentação e as atividades em sala de aula desse dia. 2 - Resumos de artigos anotados - conforme designado, os alunos enviarão um resumo de um artigo científico relacionado à redução de danos e aos seguintes tópicos: uso de substâncias, saúde sexual, correções, violência doméstica/entre parceiros íntimos, falta de moradia, distúrbios alimentares, tratamento de agressores sexuais e políticas públicas. Cada anotação deve começar com uma referência formatada corretamente de acordo com as normas da APA, seguida por um mínimo de três parágrafos (com cerca de 6 a 8 frases cada) que abordem o seguinte: 1) um resumo do artigo; 2) por que o artigo é importante para compreender as estratégias e/ou práticas de redução de danos; e 3) como este artigo influencia o seu trabalho como assistente social. 3 - Estudo de caso e apresentação sobre redução de danos - Estudo de caso: cada aluno criará um estudo de caso de um cliente real do seu ambiente de prática atual, idealmente um com o qual o aluno esteja ou tenha estado diretamente envolvido, e aplicará a redução de danos como uma estrutura para o envolvimento, avaliação, intervenção e avaliação; Apresentação do caso: Cada aluno partilhará um resumo muito breve do seu trabalho neste artigo numa apresentação de caso de 5 minutos nos dois últimos dias de aula. Esta apresentação deve incluir: uma descrição do caso; um resumo das questões apresentadas; uma identificação clara dos danos específicos e riscos associados; uma breve discussão sobre como a redução de danos foi/é/poderia ser utilizada; e comentários sobre o que aprendeu com este processo. 4 - Assiduidade/Participação - A assiduidade e a participação são obrigatórias e os pontos para a nota final serão atribuídos conforme descrito na avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino adotadas nesta unidade curricular foram desenhadas para promover uma aprendizagem ativa e reflexiva, garantindo a concretização dos objetivos de aprendizagem definidos. Através de uma combinação de exposições teóricas, análise de casos práticos, discussão em grupo, leituras orientadas e trabalhos individuais e colaborativos, os estudantes são desafiados a mobilizar conhecimentos, desenvolver competências analíticas e aplicar os princípios teóricos à prática profissional. As metodologias ativas, como o estudo de caso e a discussão de situações reais ou simuladas, fomentam a capacidade de análise, tomada de decisão e elaboração de planos de intervenção, respondendo diretamente aos objetivos. As leituras especializadas e tarefas escritas, reforçam a autonomia dos estudantes, bem como a participação em atividades colaborativas, como apresentações em grupo e debates, que contribuem para o desenvolvimento de competências de comunicação, cooperação e pensamento crítico, alinhando-se com os objetivos que valorizam a criatividade, a articulação de valores profissionais e a intervenção em contextos complexos.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Arteaga, S. & Gomez, A.M. (2016). “Is this a method of birth control?” A qualitative exploration of young women’s use of withdrawal. Journal of Sex Research, 53(4-5), 626-632. Bigler, M.O. (2005). Harm reduction as a practice and prevention model for social work. Journal of Baccalaureate Social Work Education, 10, 69-86. Denning, P. & Little, J. (2012). Practicing harm reduction psychotherapy: An alternative approach to addictions (2nd ed.). Guilford Press. Hansen, K.R. & Locatelli, C.C. (2022). From sex dolls to sex robots and beyond: A narrative review of theoretical and empirical research on human-like and personified sex tech. Current Sexual Health Reports, 14, 106-117. Roane, J.T. (2019). Black harm reduction politics in the early Philadelphia epidemic. Souls, 21(2-3), 144-152. Tatarsky, A. (2002). Harm reduction psychotherapy: A new treatment for drug and alcohol problems. Lanham. Rowan and Littlefield.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


'Amaro, A., I., Bigler, M. O., Borges, M. & da Luz, M. M. (2022). Redução de Danos: O Gatillo para Novas Práticas em Serviço Social (Harm Reduction: A Trigger for New Practices in Social Work). In M. I de Carvalho (Ed.), Práticas de Intervenção do Serviço Social na Saúde (Social Intervention Practices in Health) (pp. 37-50). Pactor. Bianchi, A., Stanley, K., & Sutandar, K. (2020). The ethical defensibility of harm reduction and eating disorders. American Journal of Bioethics, 21(7), 46-56. doi: 10/1080/15265161.2020.1863509 Dea, S. (2020). Toward of philosophy of harm reduction. Health Care Analysis, 28, 302-313. doi: 10.1007/s10728-020-00405-x Harcourt, C. & Donovan, B. (2004). The many faces of sex work. Sexual Transmission and Infection, 81, 201-206. Doi: 10.1136/sti.2004.012468 Hovey, A., Roberts, C., Scott, S., & Chambers, L. (2020). Understanding the landscape of substance use management practices in domestic violence shelters across Ontario. Journal of Family Violence, 35, 191-201. doi: 10.1007/210896-019-00056-0 Karoll, B.R. (2010). Applying social work approaches, harm reduction, and practice wisdom to better serve those with alcohol and drug use disorders. Journal of Social Work, 10(30), 263-281 Kaplan, J. & Goh, L. S. (2022). Physical harm reduction in domestic violence: Does marijuana make assaults safer? Journal of Interpersonal Violence, 37(7-8), NP5269-NP5293. doi: 10.1177/0886260520961876 Asco, G. (2022). Decolonizing harm reduction. Harm Reduction Journal, 19, 1-8. Doi: 10.1186/s12954-022-00593-w Lentz, C., Lopez-Rios, J., Dolezal, C., Kutner, B. A., Rael, C. T. & Balan, I. C. (2022). Negotiating use of a blood-based, dual HIV and syphilis test with potential sexual partners among a sample of cisgender men and transgender women who have sex with men in New York City. Archives of Sexual Behavior, 51, 2015-2025. doi: 10.1007/s10508-021-02275-3 Liebrenz, M., Gamma, A., Buadze, A., Schleifer, R., Baggio, S., Schwartz, B., Schneeberger, A., & Uchtenhagen, A. (2020). Fifteen years of heroin-assisted treatment in a Swiss prison – a retrospective cohort study. Harm Reduction Journal, 17, 1-8. doi: 10.1186/s12954-020-00412-0

Data da última atualização / Last Update Date


2025-10-23