Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
São objetivos gerais desta UC a produção de um trabalho final de projeto tendo em vista a aplicação das aprendizagens a um contexto/problemática reali de trabalho e o acompanhamento executivo dos estudantes.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta unidade curricular os formandos devem ser capazes de ter desenvolvido um projeto aplicado que envolva diversas dimensões como, entre outras, quadro legal e ética da AP, gestão de pessoas, de recursos financeiros. Em especial deve estar demonstrada a capacidade de: -Identificar um problema real, contextualizado, qualificado e quantificado -Abordar o problema de um ponto de vista conceptual, teórico e essencialmente prático -Desenhar políticas e/ou soluções, sendo capazes de antecipar o respetivo impacto -Definir um plano de recursos necessários.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Identificação de wicked problems e temas de trabalho de Projeto O desenho do projeto A implementação do projeto Afetação de recuros Debate avançado Feedback personalizado
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
As metodologias de ensino, de natureza eminentemente prática, recorrem a técnicas de trabalho em grupo, brainstorming, formação-acção e problem based learning. Estas metodologias favorecem o atingimento dos objetivos de ensino, focados no desenvolvimento de projetos de trabalho, alicerçados em problemáticas reais associadas às necessidades de política pública. Favorecem a identificação de problemáticas e a reflexão e discussão em grupo, tendo em vista o desenvolvimento dos projetos finais.
Avaliação / Assessment
A avaliação consiste na avalição do progresso obtido desde a identificação do problema até à sua abordagem de resolução, promovendo uma avaliação contínua assente em feedback personalizado aos estudantes. No final, os alunos devem fazer uma apresentação / publicação do seu projeto. É feito a monitorização dos projetos dos alunos em sessões de monitorização / mentoria executiva.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino foca-se no desenvolvimento de competências a partir da metodologua PBL e de casos práticos que correspondem a problemas reais, concretos, apelando ao uso de ferramentas e instrumentos utilizados durante o curso. O desenvolvimento das aprendizagens é direccionado para as necessidades de cada projeto tendo em vista a otimização da relação entre teoria e prática.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os conteúdos propostos cobrem as principais áreas do que constitui a abordagem de problemas e sua resolução através de uma perspetiva prática, focando-se no acompanhamento dos alunos de forma personalizada, tendo em vista o desenvolvimento de trabalhos que identifiquem problemáticas sociais que careçam de intervenção por via de políticas públicas e pela Administração. Os formandos serão chamados, a partir de guiões pré-definidos, a desenvolver estratégias que lhes permitam identificar e descrever os problemas / desafios de política pública e a encontrar, de forma criativa, as respetiva potenciais soluções. Tal progresso deverá ser ilustrado pela realização de um trabalho em grupo, o qual será acompanhado por tutores. Ao receber feedback e feed-forward sobre o seu contributo terá oportunidade de aprimorar e ajustar o projeto ao real contexto público e necessidades dos cidadãos / empresas.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Borrueco, M., Torregrossa, M., Pallarès, S., Vitali, F., & Ramis, Y. (2023). Women coaches at top level: Looking back through the maze. International Journal of Sports Science & Coaching, 18(2), 327-338. https://doi.org/10.1177/17479541221126614 Grant, A. M., & Gerrard, B. (2020). Comparing problem-focused, solution-focused and combined problem-focused/solution-focused coaching approach: Solution-focused coaching questions mitigate the negative impact of dysfunctional attitudes. Coaching: An International Journal of Theory, Research and Practice, 13. Gwaldis M., How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, 2019, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/ Pan Fagerlin, W. and Lövstål, E. (2020), ""Top managers’ formal and informal control practices in product innovation processes"", Qualitative Research in Accounting & Management, Vol. 17 No. 4, pp. 497-524. https://doi.org/10.1108/QRAM-02-2019-0042 Project Management Institute (ed.) (2017) Guia PMBOOK, 6ed. PMBook, PMI.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Project Management Institute / 6th ed. Newton Square, PA: Project Management Institute, A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide), 2017 Ries, E. / capítulos 3 e 4, Penguin Group, The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2017
Data da última atualização / Last Update Date
2025-10-24