Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2026/2027
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
O curso é dedicado à avaliação de opções financeiras através de ferramentas de cálculo estocástico.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de: 1. Compreender e utilizar diferentes ferramentas de cálculo estocástico. 2. Implementar estratégias de cobertura e de especulação via mercado de opções financeiras. 3. Avaliar opções financeiras via modelo de Black-Scholes-Merton (1973).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução às opções financeiras e outros derivados 2. Hedging e especulação com opções 3. Cálculo estocástico 3.1. Movimento Browniano 3.2 Processo de Itô 3.3. Lema de Itô 3.4. Movimento Browniano geométrico 3.5 EDP fundamental 4. Modelo de Black-Scholes-Merton 4.1 Opções sobre ações 4.2 Dividendos e volatilidade 4.3 Opções sobre índices 4.4. Opções FX 4.5 Opções sobre futuros 4.6 Greeks
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) relacionam-se com os objetivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: O OA1 é abordado no CP 3, onde são apresentadas diferentes ferramentas de cálculo estocástico aplicado às Finanças. O OA2 é abordado no CPs 1 e 2, onde são descritas diferentes estatégias de especulação e de cobertura de riscos. O OA3 é abordado no CP 4, onde são avaliadas opções sobre diferentes activos subjacentes. Cada conteúdo programático está diretamente vinculado a pelo menos um objectivo de aprendizagem, garantindo uma formação abrangente e coerente.
Avaliação / Assessment
A avaliação nesta unidade curricular prevê duas modalidades: Avaliação"ao longo do semestre": - Um teste individual (80%) - Casos de avaliação individuais, assiduidade e participação (20%) Avaliação por exame: Os/as estudantes que não optem pela avaliação ao longo do semestre ou que não obtenham aprovação no teste podem apresentar-se a exame, tendo o exame uma ponderação de 100% da nota final. Em qualquer um dos sistemas de avaliação (avaliação "ao longo do semestre" ou avaliação por "exame") considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1, OA2 e OA3. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA1, OA2 e OA3. 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo OA1, OA2 e OA3. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. OA1, OA2 e OA3.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Dias, J.C. (2025). Stochastic Calculus for Finance, Lecture Notes, Iscte Business School. Hull, John C., Options, Futures, and Other Derivative Securities, Prentice Hall, 11th edition, 2022. Artigos científicos a facultar pela equipa docente durante as aulas.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Baxter, M. and A. Rennie, 1996, Financial Calculus: An Introduction to Derivative Pricing (Cambrigde University Press, Cambridge). Shreve, S.E. (2004). Stochastic Calculus for Finance II: Continuous-Time Models, Springer.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-10-28