Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
05052
Acrónimo :
05052
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
- Presencial (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


Capacitar os Estudantes em Práticas Inovadoras: Proporcionar aos estudantes as competências necessárias para a experimentação, desenvolvimento e a implementação projetos de inovação social. Promover a Criatividade e a Inovação: Incentivar os estudantes a pensar de forma criativa e a desenvolver soluções de impacto para a resolução de problemas sociais. Facilitar a Aplicação Prática dos Conhecimentos: Oferecer um ambiente de aprendizagem prática onde os estudantes possam aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos reais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


"OA1. Competências Inovadoras: aquisição de conhecimentos sobre práticas inovadoras no campo da intervenção social, no contacto com profissionais, através de workshops práticos de experimentação em contextos reais. OA2. Resolução de Problemas: Identificação e resolução de problemas sociais complexos utilizando abordagens inovadoras. Estudos de caso e projetos de grupo promoverão a reflexão crítica e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, incentivando a colaboração e a criatividade. OA3. Habilidades Práticas: Desenvolvimento de habilidades técnicas na gestão de projetos de inovação social. Workshops práticos e projetos de grupo num ambiente de hands-on de aplicação das ferramentas e metodologias discutidas nas aulas. OA4. Análise reflexiva: Discussões sobre os desafios sociais relacionados com a inovação social e os impactos das suas intervenções, promovendo soluções criativas para problemas sociais complexos."

Conteúdos Programáticos / Syllabus


"1. Metodologias Ativas: implementação de técnicas como Design Thinking e Aprendizagem Baseada em Projetos. Uso de Tecnologias. 2. Medição e Gestão de Impacto: Conceitos e Metodologias Definição de impacto social e ambiental. Ferramentas e técnicas de avaliação. Estudos de caso de projetos avaliados. 3. Desenho de um Plano de Medição e Gestão de Impacto Identificação de indicadores e métricas. Definição de tempos de avaliação. Desenvolvimento de planos de medição e gestão. 4. Diferentes tipologias oficina: de Ideação, onde os participantes aprendem a identificar oportunidades de negócios e a criar soluções criativas para problemas existentes. Business Model Canvas: modelos de negócios eficazes, permitindo que os jovens compreendam como estruturar sua ideia. Marketing Digital: promoção de produtos ou serviços utilizando ferramentas digitais. Finanças para Empreendedores. 5. Medição e Gestão de Impacto Reflexão sobre mudanças e gestão de impacto contínuo."

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O desenvolvimento de "Projetos de Âmbito Social e Ambiental" (OA1), que aborda a identificação de necessidades e oportunidades, utilizando metodologias de design thinking e co-criação, alinhando-se ao desenvolvimento de competências inovadoras. A "Medição e Gestão de Impacto" (OA2) e o "Desenho de um Plano de Medição e Gestão de Impacto" (OA3) fornecem ferramentas e técnicas essenciais para a resolução de problemas sociais complexos e a gestão de projetos de inovação social. "Métodos de Recolha e Tratamento de Dados" e "Relatórios de Medição e Gestão de Impacto" (OA4) desenvolvem habilidades práticas na análise e comunicação de dados, promovendo a reflexão crítica sobre os impactos das intervenções sociais. Assim, a estrutura curricular assegura a aplicação prática e a reflexão crítica, essenciais para a inovação e sustentabilidade.

Avaliação / Assessment


"Avaliação ao longo do Semestre: Projeto de Impacto (80%) (trabalho individual ou em grupo) Descrição: Elaboração de um projeto de impacto social através da aplicação de práticas inovadoras na intervenção social e ambiental. Identificação de boas práticas, desafios e propostas de melhorias. Objetivo: Avaliar a capacidade de aplicar conhecimentos teóricos a situações práticas, refletir criticamente e propor soluções inovadoras. Reflexão Crítica e Participação (20%) Descrição: Discussões e reflexões críticas sobre os desafios sociais relacionados com a inovação social e os impactos das intervenções. Estas discussões serão baseadas em experiências apresentadas durante as aulas. Objetivo: Avaliar a capacidade de reflexão crítica e a aplicação na prática. Esta estrutura de avaliação garante que os estudantes desenvolvam de forma abrangente os conhecimentos, competências e atitudes necessárias para aplicar práticas inovadoras na intervenção social e ambiental. Estudos de caso e projetos de grupo permitem a aplicação prática e integrada dos conhecimentos adquiridos, enquanto os workshops práticos desenvolvem habilidades técnicas. A reflexão crítica assegura a compreensão dos impactos das intervenções e a aplicação de princípios éticos. A avaliação não contempla a possibilidade de avaliação por exame. "

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e aprendizagem são articuladas com o modelo pedagógico, visando proporcionar uma formação abrangente e prática aos estudantes: 1. Demosntração de conceitos - Promover o estudo e o desenvolvimento de conceitos e de novas terminologias sobre a inovação e o conceito de impacto social 2. Workshops Práticos - Desenvolvimento de competências técnicas. Durante estas sessões, os estudantes terão a oportunidade de experimentar e aplicar tecnicas e desenvolver habilidades de gestão de projetos e de incubação de ideias. Atividades práticas, como a utilização de ferramentas de análise e desenvolvimento de estratégias de intervenção, permitirão aos estudantes adquirir habilidades práticas e confiança no uso dessas metodologias. Esta abordagem prática é crucial para garantir que os estudantes possam desenvolver áreas de impacto e de inovação social. 3. Estudos de Caso - A análise de estudos de caso reais é uma metodologia eficaz para conectar teoria e prática. Os estudantes analisarão exemplos concretos de projetos de inovação social, identificando boas práticas e desafios enfrentados. Esta metodologia promove a reflexão crítica e a capacidade de resolução de problemas, incentivando os estudantes a pensar de forma inovadora e a aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos reais. 4. Projetos de Grupo - Como uma componente central desta unidade curricular, promovendo a colaboração e a aplicação integrada de ideias e da experimentação de conceitos, pordutos ou projetos. Os estudantes trabalharão em conjunto para desenvolver projetos que demonstrem a aplicação prática das estratégias inovação na intervenção social. Esta metodologia não só reforça as competências técnicas, mas também desenvolve habilidades de trabalho em equipa, comunicação e liderança. 5. Discussões Éticas - As discussões éticas são incorporadas nas aulas teóricas e nos estudos de caso para garantir a compreensão e aplicação dos princípios éticos relacionados com a inovação social e ambiental, fometando profissionais responsáveis e conscientes dos impactos na vida das comunidades. 6. Apresentação e Discussão de Experiências Internacionais - A apresentação e discussão de experiências e projetos a nível internacional permitem aos estudantes conhecer práticas inovadoras e bem-sucedidas de outros contextos. Esta metodologia amplia a visão dos estudantes sobre a aplicação dos conceitos de inovação e sustentabilidade na intervenção social, inspirando-os a adotar abordagens criativas e eficazes em suas próprias práticas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


"Demosntração de conceitos: Fornecerão a base conceitual necessária para compreender impactos na intervenção social, alinhando-se com o objetivo de conhecimento prático das dinamicas de impacto social na inovação. Workshops Práticos: Permitirão aos estudantes desenvolver competências técnicas através de atividades práticas, diretamente relacionadas com o objetivo de desenvolvimento de competências técnicas. Estudos de Caso: Facilitarão a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, promovendo a inovação e criatividade na resolução de problemas sociais. Projetos de Grupo: Encorajarão a colaboração e a aplicação integradadas dinamicas de inovação social, reforçando os objetivos de inovação, criatividade e promoção da Inovação. Discussões Éticas: Serão incorporadas nas aulas teóricas e estudos de caso para garantir que os estudantes compreendam e apliquem princípios éticos e de privacidade."

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


UN Global Compact (2022). SME Engagement Strategy. | Bonazzi, F. L. Z., & Zilber, M. A. (2014). Inovação e modelo de negócio: Um estudo de caso sobre a integração do funil de inovação e o modelo canvas. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 16(53). | Jacomossi, R. R., & Demajorovic, J. (2017). Fatores determinantes da aprendizagem organizacional para a inovação ambiental. Revista de Administração Contemporânea, 21(5). | Guide to Social Innovation (2013). European Commission. | Impact Transparency From The Ground Up. Practical guidance to ensure sustainability disclosure works for all (2024). GSG. | Carter, P. (2022). Portfolio-Level Impact Scoring: A Case Study of British International Investment. Impact Frontiers. | Antonelli, C. (2018). The evolutionary complexity of endogenous innovation: the engines of the creative response. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing. | Keupp, M. M., Palmié, M., & Gassmann, O. (2012). The strategic management of innovation, 14(4), 367–390.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-12-11