Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2026/2027
Pré-requisitos / Pre-Requisites
--
Objetivos Gerais / Objectives
"Identificar e aplicar diferentes tipos e estratégias metodológicas no contexto da inovação e sustentabilidade social, compreendendo os seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos. Diagnosticar e analisar os principais desafios e oportunidades no desenho e planeamento de projetos de inovação e sustentabilidade social, desde a definição do problema até à fase de avaliação do projeto. Elaborar um projeto na área da inovação e sustentabilidade social, sustentado por referenciais teóricos, metodológicos, éticos e empíricos, integrando práticas sustentáveis e inovadoras com viabilidade de operacionalização técnica."
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
"No final da unidade curricular ""Trabalho de Projeto em Inovação e Sustentabilidade Social"", os estudantes deverão estar aptos a: OA1. Selecionar e justificar a aplicação de metodologias apropriadas para o desenvolvimento de projetos de inovação e sustentabilidade social, fundamentando-as. OA2. Analisar e avaliar criticamente os principais desafios e oportunidades na definição de problemas e no planeamento de soluções em projetos de inovação e sustentabilidade social, nas diferentes fases e etapas do projeto. OA3. Planear, desenvolver e apresentar um projeto de inovação e sustentabilidade social, integrando práticas sustentáveis e inovadoras que promovam a execução de projetos aplicados, com integração de práticas socialmente e ambientalmente sustentáveis. OA4. Propor e formular soluções inovadoras e sustentáveis para problemas identificados, considerando a sua viabilidade técnica e operacional."
Conteúdos Programáticos / Syllabus
"1. A inovação e sustentabilidade social como produtoras de conhecimento para intervir. 2. Referenciais teóricos, metodológicos e éticos para o desenvolvimento de projetos no campo da inovação e sustentabilidade social. 3. Diagnóstico de desafios e oportunidades de inovação e sustentabilidade social 4. Planeamento e Desenvolvimento de Projetos de Inovação e Sustentabilidade Social 5. Métodos e instrumentos de avaliação de projetos. 6. Comunicação e apresentação de projetos e resultados."
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
"Os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) encontram-se em coerência nesta UC: O CP1 aborda os princípios fundamentais da inovação e sustentabilidade social no domínio da produção de conhecimento aplicável na intervenção em contextos reais (OA1 e OA2). O CP2 introduz as bases teóricas e metodológicas, apoiando os estudantes na seleção de referenciais adequados e eticamente responsáveis (OA1 e OA3). O CP 3 contribui para os OA2 e OA4 ao permitir que os estudantes estejam aptos para formular e propor soluções inovadoras e sustentáveis. O CP4 é essencial para o planeamento e apresentação de um projeto de inovação e sustentabilidade social, considerando a viabilidade técnica e operacional (OA3 e OA4). O CP5 conduz à compreensão, análise e avaliação critica da eficácia das soluções propostas e desenvolvidas nos projetos (OA2 e OA4). A capacidade de comunicar eficazmente os resultados (CP6) remete para a concretização do projeto em articulação entre o OA1 e OA4. "
Avaliação / Assessment
"O Trabalho de Projeto em Inovação e Sustentabilidade Social será avaliado por um júri, considerando o projeto redigido e apresentado por cada estudante, tendo como principais elementos de avaliação: 1. Projeto de inovação e sustentabilidade social. 2. Apresentação e discussão pública do projeto. A avaliação do trabalho de projeto integra tanto a qualidade técnica e científica do relatório como as competências de comunicação e defesa pública do estudante. Destacam-se como principais critérios de avaliação do projeto: a inovação das soluções propostas, avaliando a originalidade, relevância e o impacto das ideias desenvolvidas; a qualidade e a organização do relatório, incluindo a clareza e coerência na sua estruturação; o referencial teórico e a estratégia metodológica e a lógica entre as diferentes secções do projeto; e a apresentação de soluções eticamente responsáveis, designadamente no domínio da sustentabilidade social e ambiental. A apresentação e discussão pública do projeto permite avaliar a capacidade do estudante de comunicar eficazmente os principais elementos do projeto, realizar a defesa do trabalho, justificando as escolhas metodológicas, apresentar os resultados alcançados e discutir as soluções propostas, respondendo criticamente sobre as decisões tomadas durante o desenvolvimento do projeto e às questões ou comentários formulados."
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
"A unidade curricular ""Trabalho de Projeto em Inovação e Sustentabilidade Social"" utiliza uma abordagem pedagógica centrada no estudante, promovendo a aprendizagem ativa e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. As metodologias de ensino e de aprendizagem incluem: a) Seminários que permitem num ambiente colaborativo e interativo, a aplicação dos conceitos teóricos fundamentais sobre inovação e sustentabilidade social, permitindo aos estudantes identificar boas práticas e desafios comuns. b) Realização de exercício práticos que possibilitam o desenvolvimento e treino de competências específicas, como técnicas de pesquisa, metodologias de intervenção e ferramentas de avaliação de impacto. c) Desenvolvimento de projetos, em que cada estudante pode progressivamente elaborar o seu projeto de inovação e sustentabilidade social, aplicando os conhecimentos teóricos e metodológicos em contextos práticos. d) Debates em que se estimule a colaboração e a troca de ideias entre os estudantes, incentivando a aprendizagem coletiva e construtiva sobre os projetos, promovendo a reflexão crítica e a melhoria contínua. e) Sessões tutoriais de apoio à elaboração do projeto. Estas metodologias estão alinhadas com o modelo pedagógico do mestrado profissional, que valoriza a aprendizagem ativa, a interdisciplinaridade e a aplicação prática dos conhecimentos. A abordagem centrada no estudante promove a autonomia, a responsabilidade e o desenvolvimento de competências essenciais para a atuação profissional em contextos de inovação e sustentabilidade social. Além disso, a integração de atividades práticas e reflexivas garante que os estudantes estejam preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir positivamente para a sociedade."
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
"A metodologia de ensino adotada para o Trabalho de Projeto em Inovação e Sustentabilidade Social é centrada no estudante, com um forte enfoque nem aulas em formato de seminário e orientações tutoriais que permitam a articulação entre a teórica e prática. Este formato favorece a aquisição da base teórica necessária para que os estudantes compreendam e apliquem metodologias e estratégias fundamentais na elaboração e planeamento de projetos de inovação e sustentabilidade social. Ao longo das aulas, os estudantes são incentivados a participar ativamente, discutir conceitos e a aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas reais, que contribuam para a elaboração do seu projeto num ambiente de aprendizagem colaborativo e interativo. Esta abordagem está alinhada com os objetivos de aprendizagem da UC, pois permite que os estudantes adquiram competências necessárias para selecionar e justificar metodologias adequadas, analisar criticamente os desafios e oportunidades no contexto dos projetos, planear e desenvolver um projeto inovador e sustentável e propor soluções inovadoras e sustentáveis com viabilidade operacional. O trabalho prático, que inclui a elaboração de exercícios práticos, construção de soluções e a realização de sessões de tutoria são essenciais para consolidar a aplicação das aprendizagens em situações concretas. O trabalho de avaliação do trabalho de projeto, que inclui o trabalho escrito e o momento da prova pública, reflete diretamente a concretização dos objetivos de aprendizagem, promovendo a sua aplicação prática e crítica, preparando os estudantes para os desafios reais da inovação e sustentabilidade social."
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
(i) Casquilho-Martins, I., & Fialho, J. (Orgs.) (2024). Planeamento da Intervenção Social: conceção, ação e avaliação. Edições Sílabo | Capucha, L. (2008). Planeamento e avaliação de projectos: guião prático. Lisboa: DGIDC. | (ii) Campenhoudt, L. (2003). Introdução à análise dos fenómenos sociais. Lisboa: Gradiva. | (iii) Burgess, R. (2001). A pesquisa de terreno. Oeiras: Celta. | (iv) Bryman, A. (2012). Social Research Methods. Oxford: OUP. | (v) Babbie, E. (1989). The practice of social research. Belmont: CWP.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-12-11