Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2026/2027
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição em vagas de mobilidade está reservada a estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular de Psicologia Clínica visa familiarizar os/as estudantes com a Psicologia Clínica e os seus diferentes modelos teóricos e estratégias de intervenção, bem como dar a conhecer abordagens no âmbito da prevenção e promoção da saúde mental.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/a estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1: Caracterizar sofrimento psicológico e a prática da psicologia clínica, identificando os seus contextos e áreas de aplicação. OA2: Caracterizar e saber tomar decisões sobre dilemas éticos comuns em psicologia clínica. OA3: Discutir a importância da relação clínica nos processos de ajuda e mudança em psicologia clínica. OA4: Caracterizar os principais modelos teóricos de intervenção em psicologia clínica. OA5: Desenvolver competências de escuta ativa e de exploração transversais a diversos modelos em psicologia clínica. OA6: Discutir a prática baseada na evidência em psicologia clínica.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução à Psicologia Clínica 1.1 Psicologia Clínica: âmbito, objetivos, prática e contextos 1.2 Princípios éticos e deontológicos na prática clínica CP2. Relação terapêutica e escuta ativa 2.1 A relação clínica 2.2 Aliança terapêutica como preditor da mudança clínica 2.3 Competências técnicas de entrevista clínica, de escuta ativa, e de exploração do problema CP3. Modelos teóricos em Psicologia Clínica 3.1 Abordagens psicodinâmicas 3.2 Abordagens existenciais e humanistas 3.3 Abordagens cognitivo-comportamentais 3.4 Abordagens sistémicas e ecológicas 3.5 Abordagens ecléticas e integrativas CP4. Investigação em Psicologia Clínica 4.1. Boas práticas: prática baseada na evidência
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa. Desta forma, verifica-se que: - O CP 1 pretende auxiliar os/as alunos a atingir o OA1 e OA2, designadamente conhecer o campo da psicologia clínica e descrever os dilemas éticos mais comuns na prática clínica, relacionando-os com princípios éticos e deontológicos. - O CP 2 dá resposta aos OA3 e OA5, refletindo sobre a aliança terapêutica e o seu papel na mudança em contexto clínico, bem como o desenvolvimento de competências de escuta ativa e exploração. - O CP 3 do Programa refere-se ao OA4, tratando da caracterização dos principais modelos teóricos em intervenção clínica; - O CP 4 encontra-se associado ao OA6, tratando da história da investigação e a definição de boas práticas baseadas na evidência.
Avaliação / Assessment
1.Avaliação ao longo do semestre inclui: -Trabalho de grupo escrito sobre intervenção clínica numa psicopatologia e aplicação a um caso fornecido pela docente (20%) -Apresentação oral em grupo (20%) -Teste (60%). Ficam aprovados os alunos que, tendo todas as avaliações superiores a 9,5 obtenham uma média final igual ou superior a 9,5. 2. Exame Final (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC é constituída por: - Aulas teórico-práticas: a apresentação de principais conceitos e perspetivas teóricas acompanhada e discutida com recurso a vídeos, exercícios práticos (dilemas, role plays), discussão de casos em grande e pequeno grupo, e apresentações dos/as estudantes - Aulas de orientação tutorial: para desenvolvimento das competências de apoio ao trabalho de grupo e discussão das tarefas a desenvolver em trabalho autónomo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos/as alunos, alinhados com os OA. Assim, as aulas com componentes teóricas expositivas dirigem-se ao desenvolvimento de conhecimentos dos quadros teóricos de referência de todo o programa (OA1-OA6). Estes conhecimentos serão avaliados em teste. As aulas que utilizam metodologias participativas, com análise de vídeos, exercícios práticos (eg. dilemas éticos), ou role-plays, são dirigidas principalmente para o desenvolvimento de competências (saber ser), enquadradas nos OA2, OA3, e OA5. Metodologias ativas de apresentação de trabalhos estão na base do OA6. Deve referir-se ainda o auto-estudo, relativo ao trabalho autónomo dos/as aluno/as. O tempo de horas de contacto é de 37 horas teóricas, 36 teórico-praticas e 1h OT para cada aluno/a. É programado o trabalho autónomo de leituras para discussões em aula (12 horas) e para discussões e exercícios em TP (24 horas); para pesquisa, elaboração de apresentação e elaboração de relatório em word do trabalho de grupo (40 horas); estudo final da matéria teórica para exame (40h) e avaliação escrita (2h).
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
"Corey, G. (2017). Theory and Practice of Counselling and Psychotherapy (10th ed). Wadsworth Brooks/Cole. Messer, S., & Kaslow, N. (2019). Essential psychotherapies: Theory and practice (4th ed). Guilford Press.) Hill, C. (2014). Helping Skills: Facilitating exploration, insight, and action (4th ed). American Psychological Association. Ivey, A. E., Packard, N. G., & Ivey, M. B. (2018). Basic attending skills: Foundations of empathic relationships and problem solving (6th ed). Microtraining Associates. Leal, I. (Coord) (2018). Psicoterapias. Pactor. Nathan, P. E. & Gorman, J. M. (Eds.) (2015). A Guide to Treatments That Work (4th ed). Oxford University Press. Neto, D. & Biscaia, C. (2019). A Prática Profissional da Psicoterapia. Ordem dos Psicólogos Portugueses. Roth, A., & Fonagy, P. (Eds.) (2006). What works for whom? A critical review of psychotherapy research (2nd ed). Guilford. "
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-11-05