Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
05058
Acrónimo :
05058
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
- Presencial (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular (UC) visa dar a conhecer o campo de aplicação da Psicologia à área da saúde, aqui entendida como um estado de bem-estar físico, mental e social. Nesta UC serão delimitados os principais objetivos, níveis de análise e modelos teóricos da Psicologia da Saúde. Serão ainda ilustradas as diversas áreas de aplicação, formas de atuação e estratégias de intervenção para a promoção da saúde e bem-estar, bem como para a adaptação às doenças crónicas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/a estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1: Diferenciar os conceitos e a prática da psicologia da saúde, identificando os seus contextos e áreas de aplicação. OA2: Caracterizar e diferenciar os principais modelos teóricos utilizados na promoção da saúde e adaptação à doença. OA3: Descrever fatores psicológicos e psicossociais associados ao surgimento de doenças. OA4: Discutir a importância dos processos de comunicação na relação médico-paciente. OA5: Identificar e ilustrar áreas e estratégias de intervenção em Psicologia da Saúde.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Módulo 1. Introdução à Psicologia da Saúde: 1.1. A Psicologia no campo da Saúde: do modelo biomédico ao biopsicossocial 1.2. A Psicologia da Saúde: objetivos, áreas de aplicação, e níveis de análise e intervenção Módulo 2. Principais modelos teóricos e suas aplicações em Psicologia da Saúde: 2.1. Modelos para a promoção e manutenção de comportamentos de saúde. 2.2. Fatores psicológicos e psicossociais associados ao surgimento de doenças 2.3. Modelos sobre processos de adaptação e ajustamento às doenças (crónicas). 2.4. Comunicação na relação médico/a – paciente. Módulo 3. Áreas de aplicação da Psicologia da Saúde: 3.1. Da prevenção primária à reabilitação: Contextos, áreas e estratégias de intervenção.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa. Desta forma, verifica-se que: -O Módulo 1, que faz uma introdução ao campo de aplicação da Psicologia da Saúde, dá resposta ao OA 1. -O Módulo 2, onde se abordam e ilustram os principais modelos teóricos na promoção e manutenção de comportamentos de saúde (2.1.) e na adaptação às doenças (crónicas)(2.3) dá resposta aos OA 2. -O Módulo 2, ao abordar os fatores etiológicos da doença (2.2.) e os processos de comunicação em contextos clínicos (2.4.), contribui para os OA 3 e 4, respectivamente. - O Módulo 3, ao abordar e ilustrar a diversidade de áreas e estratégias de intervenção em Psicologia da Saúde, contribui para os OA 1 e 5.

Avaliação / Assessment


O/as estudantes podem frequentar esta UC em regime de avaliação ao longo semestre ou de exame final. Para serem admitidos em regime de avaliação ao longo do semestre, o/as estudantes deverão: 1. Realizar uma apresentação oral (em grupo) que ilustre uma área de aplicação e estratégia(s) de intervenção em Psicologia da Saúde (25%). 2.Realizar um teste no final do semestre (75%). Ficam aprovado/as o/as estudantes que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9,5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9,5 valores. O/as estudantes que não estiverem inscritos ou que reprovem na avaliação ao longo do semestre poderão realizar um exame final (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta UC é composta por 36 horas de aulas teórico-práticas, nas quais serão utilizadas diversas metodologias de ensino aprendizagem, nomeadamente metodologias: a) de carácter mais expositivo dos principais conceitos e perspetivas teóricas, utilizando diversos recursos audiovisuais (ex., vídeos) para facilitar a apreensão de conteúdos; b) de aprendizagem ativa e participativa, com recurso a role-plays, exercícios práticos, análise crítica e discussão de casos em grande e pequeno grupo e contacto com profissionais do campo de aplicação; c) de aprendizagem através da resolução de problemas, realizada em trabalho autónomo, que envolverá pesquisa, análise crítica e síntese de literatura para suportar as apresentações orais dos trabalhos de grupo. Este trabalho será acompanhado em OT, para monitorizar o progresso das aprendizagens e fornecer feedback contínuo. O trabalho autónomo também implicará a leitura de diversos textos de suporte, para preparação do teste/exame.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem do/as estudantes, alinhados com os OA. Assim, as metodologias mais expositivas, visam a aquisição de conhecimentos dos quadros teóricos de referência de todo o programa (OA1-OA5). Algumas das metodologias ativas e de resolução de problemas (nomeadamente desenvolvidas em trabalho autónomo com feedback) visam facilitar a capacidades dos estudantes para analisar e aplicar criticamente o conhecimento adquirido à resolução de problemas que podem ser encontrados por um/a Psicólogo/a da Saúde. As metodologias ativas e participativas, com exercícios práticos (e.g., análise de casos) ou contacto com profissionais do campo de aplicação, também são dirigidas para o desenvolvimento de aptidões (saber fazer) e atitudes (saber ser), enquadradas nos OA1 e OA5. O tempo de horas de contacto é de 36 horas de aulas teórico-práticas e 1h OT para cada estudante (total 37 horas). É programado o trabalho autónomo de leituras para discussões em aulas práticas (20 horas); para contacto com profissionais do campo, pesquisa, análise crítica e síntese da literatura e elaboração de .pptapresentação do trabalho de grupo (40 horas); estudo dos conteúdos programáticos para teste/exame (50h) e avaliação escrita (3h)

Observações / Observations


N.a.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


"Leal, I., & Pais-Ribeiro, J. (2021, Coods.). Manual de psicologia da saúde. Pactor. Morrison, V., & Bennett, P. (2022). An introduction to health psychology (5ª ed.). Pearson Education Ltd. Ogden, J. (2019). Health Psychology: A textbook (6ª ed.). Open University Press. Sarafino, E., & Smith, T. (2017). Health psychology: Biopsychosocial interactions (9ª ed.). Wiley Taylor, S., & Stanton, A. (2021). Health Psychology (11ª Edition). McGraw Hill"

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


"Baum, A., Revenson, T., A., & Singer, J. (2012, Eds.). Handbook of health psychology (2ª Ed.). Psychology Press. Pais Ribeiro, J. L. (2005). Introdução à psicologia da saúde. Coimbra: Quarteto. Pinto, A. M., & Lopes da Silva, A. (2005). Stress e bem-estar. Lisboa: Climepsi Editores. Sutton, S., Baum, A., & Johnston, M. (Eds.) (2004). The SAGE handbook of health psychology. London: SAGE. Straub, R. O. (2012). Health psychology: A biopsychosocial approach (3ª Ed.). Worth Publishers"

Data da última atualização / Last Update Date


2025-11-05