Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2026/2027
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa proporcionar aos/às estudantes o desenvolvimento de competências profissionais básicas, proporcionando uma introdução prática e orientação em áreas profissionais da psicologia, permitindo-lhes observar contextos reais – sociais e organizacionais -, e refletir sobre a área profissional preferencial à qual darão continuidade no 2º ciclo de estudos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1. Explicar a aplicação de princípios éticos e deontológicos no exercício da prática profissional em psicologia em contextos sociais e organizacionais. OA2. Demonstrar competências de comunicação e relacionamento interpessoal. OA3. Dar exemplos da aplicação de conhecimentos teóricos para a resolução de situações práticas em contextos sociais e organizacionais. OA4. Refletir criticamente sobre as práticas profissionais observadas em contextos sociais e organizacionais, dando e recebendo feedback.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os conteúdos programáticos incluem: CP1. Introdução à prática profissional em Psicologia em contextos sociais e organizacionais 1.1. Definição de objetivos profissionais. 1.2. Ética e deontologia em psicologia. 1.3. Papel do psicólogo em contextos sociais e organizacionais CP2. Competências profissionais básicas 2.1. Técnicas de comunicação. 2.2. Trabalho em equipa, colaboração e liderança. 2.3. Observação e registo de comportamentos e interações. CP3. Investigação e desenvolvimento profissional em contextos sociais e organizacionais 3.1. Métodos de investigação aplicados. 3.2. Projetos de investigação aplicada. 3.3. Elaboração de relatórios e documentação profissional.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A UC aborda o desenvolvimento de competências profissionais básicas em contextos sociais e organizacionais. O CP1 permite alcançar o OA1, uma vez que os/as estudantes têm a oportunidade de observar e reforçar os seus conhecimentos, aptidões e competências na aplicação da ética na prática profissional. O CP2 permite atingir o OA2, ao possibilitar aos/às estudantes desenvolverem as suas competências profissionais de comunicação e relacionamento interpessoal. O CP3 e o CP4 possibilitam alcançar os OA3 e OA4, ao permitirem aos/às estudantes contactar com diferentes processos de intervenção e investigação aplicada em contextos sociais e organizacionais, refletindo sobre essas práticas.
Avaliação / Assessment
Tratando-se de uma UC com caráter iminentemente prático, inclui apenas a modalidade de avaliação ao longo do semestre, existindo como critério mínimo de assiduidade a presença em pelo menos 80% das aulas. A avaliação é composta pelos seguintes instrumentos de avaliação: relatório individual sobre o trabalho de campo (70%) e apresentação oral em sala de aula (30%). A aprovação na UC implica a nota mínima de 9.5 valores em cada instrumento de avaliação e a presença em pelo menos 80% das aulas. Não existe avaliação por exame. Em segunda época e em época especial, o relatório individual de trabalho de campo corresponde a 100% da nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Nesta UC, as metodologias de ensino e aprendizagem estão alinhadas com um modelo pedagógico que enfatiza a aprendizagem ativa e experiencial. Esta UC utiliza uma abordagem integradora que combina aulas teórico-práticas (TP), trabalho de campo (TC) e orientação tutorial (OT). Durante as 18 horas de aulas TP, são explorados conceitos fundamentais e estudos de caso (projetos de investigação e de intervenção) para fornecer uma base sólida de conhecimentos e sua aplicação, utilizando-se metodologias de ensino expositivas e metodologias de ensino práticas e dinâmicas. O TC enquadra-se no estágio supervisionado e oferece experiências de contacto direto com o campo, utilizando-se metodologias participativas, ativas e colaborativas, onde os estudantes têm a oportunidade de observar e participar em contextos profissionais reais (social and organizational), facilitando a integração de conhecimentos e o desenvolvimento de aptidões, atitudes e competências essenciais para a prática profissional ou de investigação futuras. O trabalho de campo prevê a observação/participação nas reuniões e em projetos do grupo de investigação PsyChange - Psicologia da Mudança Societal do CIS-Iscte, Centro de Investigação e Intervenção Social, bem como a observação da prática de profissionais que colaboram com o Mestrado em Psicologia Social e das Organizações. Por seu turno, a hora de OT é utilizada uma metodologia de discussão mais individualizada e de oportunidade de feedback informal e formativo. Para que haja uma adequação entre o que é pedido e a sua realização, os/as estudantes são aconselhados/as a aferirem a evolução dos seus trabalhos com os/as docentes da UC durante a OT. A reflexão crítica é incentivada através de diários de aprendizagem (que irão dar suporte ao relatório referido na Avaliação) e sessões de supervisão em grupo, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional contínuo. Essa abordagem holística visa sensibilizar os/as estudantes para uma prática informada, ética e eficaz em psicologia.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e a avaliação encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. Os/as estudantes podem realizar esta UC apenas na modalidade de avaliação ao longo do semestre, uma vez que se considera que as várias etapas do processo inerentes à realização do trabalho proposto permite, de modo mais sistemático e eficiente, aferir se os OA foram alcançados com sucesso pelos/as estudantes. De uma forma geral, as metodologias de ensino e os processos de ensino-aprendizagem nas horas de contacto e no trabalho autónomo do/a estudante estão alinhadas com as metodologias de avaliação e ambas com os OA, de acordo com as relações descritas abaixo (e que seguem a sequência OA, Metodologias de ensino, Tipo de avaliação). Em quase todos os tópicos lecionados, os OA articulam conhecimentos, aptidões e competências. OA1 (Conhecimentos e competências) - Expositiva e prática – Relatório. OA2 (Aptidões e competências) - Expositiva, participativa e ativa – Relatório e apresentação oral. OA3 (Conhecimentos, aptidões e competências) - Expositiva, participativa e ativa – Relatório. OA4 (Conhecimentos, aptidões e competências) - Expositiva, participativa e ativa – Relatório e apresentação oral. Para além das horas de contacto, as horas de trabalho autónomo (113h) distribuem-se do seguinte modo: - 35h de leituras e preparação para as aulas TP e TC e estudo - textos de leitura obrigatória para discussão. - 10h para a elaboração e preenchimento dos diários de aprendizagem. - 20h para procura, recolha e leitura de textos para o relatório. - 48h para a realização e redação de um relatório e preparação da apresentação oral. Na plataforma de e-learning serão disponibilizados os materiais pedagógicos utilizados nas aulas.
Observações / Observations
O relatório do trabalho de campo deve ser submetido via Moodle. Os/as estudantes com estatutos especiais (ou em condições de o obter) devem consultar o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial (https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2017/09/26/1506431114157_1504604949464_Regulamento_de_Estudantes_com_Estatuto_Especial.pdf). Todos/as os/as estudantes devem consultar o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/regulamento/198-2024-852762962) e o Código de Conduta Académica do Iscte (https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2017/02/20/1487602801326_codigodecondutaacademica.pdf).
Bibliografia Principal / Main Bibliography
"American Psychological Association. (2017). Ethical principles of psychologists and code of conduct. American Psychological Association. https://www.apa.org/ethics/code European Federation of Psychologists’ Associations. (2023). EuroPsy – Certificado Europeu de Psicologia. European Federation of Psychologists’ Associations. https://www.europsy.eu plataforma de e-learning. Hammond, M. S., & Brady-Amoon, P . (2021). Building your career in psychology. Taylor & Francis Ordem dos Psicólogos Portugueses. (2021). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Ordem dos Psicólogos Portugueses. https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/regulamento_nao_637_2021.pdf Ordem dos Psicólogos Portugueses. (2017). Os/as psicólogos/as valorizam as instituições sociais e comunitárias: Perfil dos/as psicólogos/as nas instituições sociais e comunitárias. https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/perfil_psicologos_instituia_aoes_sociais_e_comunitaarias_f.pdf Ordem dos Psicólogos Portugueses. (2017). Os/as psicólogos/as valorizam a sua organização: Perfil dos psicólogos do Trabalho. https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/perfil_psicologos_trabalho_f.pdf"
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
A ser indicada consoante a área específica de estágio
Data da última atualização / Last Update Date
2025-11-05