Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
05097
Acrónimo :
05097
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
36.0h/sem
- Presencial (TC) :
36.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n/a

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver competências que permitam aos estudantes compreender a importância, a estrutura, e os pilares fundamentais, do relato integrado de gestão. Procura igualmente evidenciar a sua importância na tomada de decisões económico-financiras por parte de decisores diversificados e diferenciados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao concluir a unidade curricular, é esperado que os estudantes: OA1 - Compreendam o modelo de relato integrado e a sua importância na governação corporativa e na "accountability"; OA2 - Conheçam o enquadramento normativo e regulamentar do relato integrado, incluindo os seus impactos jurídicos; OA3 - Compreendam as diversas tipologias de informação financeira e não financeira a incluir no relato integrado; OA4 - Calculem e interpretem os principais indicadores-chave de desempenho a integrar no relato integrado.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Caracterização do relato integrado de gestão e enquadramento normativo e regulamentar; 2. Informação financeira: identificação e caracterizaçã das componentes do relato financeiro; 3. Informação não financeira: pilares estruturantes e recolha de informação; 4. Métricas de desempenho definidas pela gestão, a incluir no relato integrado de gestão.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Tendo por base os objetivos específicos inerentes à unidade curricular, os conteúdos programáticos são com eles alinhados através das seguintes conexões: OA1 – Ponto 1 do programa; OA2 – Pontos 1 do programa; OA3 – Pontos 2 e 3 do programa; OA4 - Ponto 4 do programa.

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação na unidade curricular é realizado através de duas modalidades distintas: 1. Avaliação ao longo do semestre: compreende a realização de um Teste Intercalar (com a ponderação de 40% na classificação final) e de uma Frequência (com a ponderação de 60% na classificação final). A nota mínima em cada elemento de avaliação é de 7,5 valores; 2. Exame: compreende um Exame Final com ponderação de 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na aquisição das competências identificadas nos objetivos gerais e específicos, são definidas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 - Expositivas, com apresentação do quadro teórico dos conteúdos programáticos; MEA2 - Participativas, através da aplicação de casos práticos, através da participação ativa dos estudantes, ilustrativos dos diversos conteúdos programáticos; MEA3 - Autoestudo, através da realização de trabalho autónomo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos (AO). Assim, são as seguintes as conexões das dessas metodologias e os tópicos programáticos: MEA1 – Transversal a todos os tópicos programáticos; MEA2 - Transversal a todos os tópicos programáticos; MEA3 - Transversal a todos os tópicos programáticos.

Observações / Observations


n/a

Bibliografia Principal / Main Bibliography


"(1) IFRS Foundation, Integrated Reporting Framework, https://www.ifrs.org/ (2) Kieso, D. E.; Weygandt, J. J.; Warfield, T. D. (2020). Intermediate Accounting - IFRS Edition, 4th Edition, Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


(1) Lopes, I. T. (2025). Controlo de Gestão: Uma Visão Integrada do Desempenho Empresarial, 3ª Edição, Coimbra: Edições Almedina; (2) Lopes, I. T. (2025). KPIs Indicadores-Chave de Desempenho - Monitorização da Performance Empresarial, Coimbra: Editora d`Ideias.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-11-14