Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
05107
Acrónimo :
05107
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
- Presencial (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/A

Objetivos Gerais / Objectives


Este curso pretende introduzir os estudantes às aplicações da psicologia em contextos legais. Deste modo, pretende-se fornecer um conjunto de conhecimentos e exemplificar ferramentas que permitam sensibilizar os estudantes para o papel da psicologia em contextos diversos como tribunais, polícia e outras instituições de carácter jurídico-legal. Da mesma forma, pretende-se sensibilizar os estudantes para o papel e desafios da psicologia na intervenção com diferentes populações forenses.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao concluir esta unidade curricular, o/a estudante será capaz de: OA1) Conhecer o contributo da Psicologia Legal e Forense para o estudo das leis e das relações dos indivíduos com o sistema de justiça; OA2) Reconhecer a importância do papel da psicologia no sistema de justiça e nos seus vários subsistemas; OA3) Reconhecer e distinguir as principais áreas de intervenção da psicologia no sistema de justiça e seus subsistemas - avaliação psicológica forense, testemunho, audição, intervenção em prisões, programas de reeducação e de combate à exclusão social.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


(CP1) Definição e delimitação do campo de estudo da Psicologia Legal e Forense; (CP2) Contributos da Psicologia Legal e Forense para a investigação criminal; (CP3) Definição e delimitação das atividades do psicólogo no sistema de justiça; (CP4) Contacto com o sistema de justiça e vitimização secundária; (CP5) Tomada de decisão e contributos da psicologia legal e forense – contextos, dinâmicas e práticas; (CP6) Emoção e decisão judicial; (CP7) Audição, testemunho e memória no contexto legal e judicial; (CP8) Sensibilização para o papel do Psicólogo no sistema legal e judicial (tribunais, polícias, avaliação pericial, apoio psicológico) e acompanhamento de vítimas na sua relação com este contexto.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC, todos objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). O OA1 vai ser concretizado pelos CP1, CP2, CP3. Os estudantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos relativos aos principais contributos da Psicologia Legal e Forense, a forma de os estudar e avaliar, incluindo nas suas mais diversas áreas de aplicação. O CP8 permitirá atingir o OA2, possibilitando aos estudantes uma sensibilização para as áreas de intervenção da Psicologia Legal e Forense no sistema de justiça e seus subsistemas. O OA3 será atingido através dos conteúdo programáticos CP4 a CP7, fornecendo aos estudantes a capacidade de conhecer, distinguir e analisar criticamente alguns processos críticos nesta área de estudo e atuação.

Avaliação / Assessment


O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame final. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de um trabalho de grupo (40% da avaliação final) e uma frequência no final do semestre (60% da avaliação final). Ficam aprovados o/as aluno/as que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 9.5 valores (e, logo, média final igual ou superior a 9.5 valores). A avaliação por exame final realiza-se por exame individual escrito (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC integra metodologias expositivas (e.g., referenciais teóricos), assim como participativas e ativas (e.g. resolução de exercícios, análise de casos práticos e discussão em grupo). As TP utilizam metodologias expositivas e participativas, que alternam entre si. As PL usam metodologias participativas e ativas, permitindo o contacto direto com saberes e práticas associados ao conteúdo programático da UC. Estão previstos trabalho autónomo e OT. As horas de trabalho autónomo previstas (i.e., 113h) destinam-se à leitura de textos de apoio às aulas e estudo (70 horas), à realização de exercícios de consolidação (43 horas).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. A UC faz utilização de metodologias expositivas, que integram as aulas teórico-práticas, e que suportam a concretização da totalidade dos objetivos (OA1 a OA3), permitindo a aquisição de conhecimentos. As metodologias participativas e ativas, que integram, maioritariamente, as aulas de prática laboratorial, permitem, por sua vez, o enriquecimento, a consolidação e a aplicação de conhecimentos, assim como o o contacto direto com saberes e práticas dos diversos campos de aplicação da psicologia, possibilitando a concretização dos objetivos OA2 e 0A3. As horas de trabalho autónomo deverão encontrar-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem (OA1 a OA4).

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


DeMatteo, D & Scherr, K. C. (Eds.) (2023). The Oxford Handbook of Psychology and Law. Oxford: Oxford University Press; Weiner, I. B. & Otto, R. K. (Eds.) (2013). The Handbook of Forensic Psychology (4th Ed.). UK: Wiley; Bošković, I. (Eds.) (2024). Legal and Forensic Psychology: What Is It and What It Is Not. Springer.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Barroso, R. & Neto, D. (2020). A prática profissional da psicologia na justiça. Lisboa: Ordem dos Psicólogos; Ribeiro, C., Carvalho, M. Barbosa, M. & Matos, R. (2018). Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante. Lisboa: Universidade Católica.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-11-19