Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
05108
Acrónimo :
05108
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
30.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
12.0h/sem
- Síncrono à distância (S) :
12.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
12.0h/sem
- Síncrono à distância (OT) :
12.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
24.0h/sem
Trabalho Autónomo :
726.0
Horas de Trabalho Total :
750.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Sem pré-requisitos

Objetivos Gerais / Objectives


Suportar o desenvolvimento de um trabalho de projeto na área das finanças públicas em contexto internacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar fontes bibliográficas relevantes para o tema. OA2. Identificar e formular um problema pertinente para a investigação. OA3. Elaborar uma revisão de literatura. OA4. Desenhar a estratégia empírica e explicar opções metodológicas. OA5. Desenhar instrumentos de recolha de informação ou seleccionar dados de base de dados disponíveis. OA6. Argumentar e discutir criticamente sobre os pontos fortes e fracos do trabalho. OA7. Comunicar por escrito e oralmente o trabalho de projeto.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC procura aplicar as competências já adquiridas nas unidades curriculares do primeiro semestre para alcançar o objectivo final de conclusão de um trabalho de projeto que conduza à conclusão do Mestrado. Deste modo, a unidade curricular assenta no trabalho desenvolvido a nível individual por parte dos estudantes e apresentado ao longo dos seminários ou sessões coletivas de trabalho. O programa da UC estrutura-se do seguinte modo: 1. Identificação de temas relevantes. 2. Análise da bibliografia existente sobre esse tema. 3. Pesquisa e análise de dados empíricos. 4. Redacção do trabalho de projeto. 5. Apresentação do trabalho de projeto.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão definidos de forma a cobrir as etapas necessárias para a conclusão de um trabalho de projeto, as quais seguem a sequência apresentada nos objectivos de aprendizagem definidos. Desta forma, a identificação de temas relevantes permite assegurar os dois primeiros objectivos de aprendizagem. A análise de bibliografia existente sobre esse tema procura garantir o cumprimento do terceiro objectivo de aprendizagem. A pesquisa e análise de dados empíricos permite dar resposta ao quarto e quinto objectivos de aprendizagem. Finalmente, a redacção do trabalho de projeto e a respectiva apresentação irão garantir o cumprimento dos dois últimos objectivos de aprendizagem.

Avaliação / Assessment


O trabalho de projeto será avaliado por um júi em provas públicas, após a confirmação por parte do(s) orientador(es) de que este se encontra concluído e se encontra em condições de ser apresentado e defendido em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do projeto e na sua adequação teórica e metodológica. A avaliação será igualmente baseada na tradução eficaz/ineficaz de conceitos teóricos e na adequação teórica e metodológica do projeto às finanças públicas em contexto internacional.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem assenta num processo iterativo. A unidade curricular implica um trabalho de acompanhamento e de sucessivo questionamento do trabalho desenvolvido por parte dos estudantes. A unidade curricular inclui horas de contato que serão realizadas através de seminários ou sessões coletivas de trabalho. Nessas horas, as aulas são participativas e ativas. Os estudantes deverão, em cada seminário/sessão, apresentar sumariamente uma parte específica do seu projeto e responder a questões e dúvidas que lhes forem colocadas. Os docentes deverão dar o feedback e acompanhar a evolução do projeto. Assim, esta unidade curricular assenta fortemente no auto-estudo. Assim, a UC faz uso de metodologias de aprendizagem baseada em projetos e em tarefas. A estratégia de design thinking será usada na resolução de problemas ao longo da elaboração do projeto, e como forma de envolver e motivar os estudantes na execução das tarefas. A UC combina uma parte de ensino síncrono e outra assíncrona. Na parte síncrona online será realizada a apresentação faseada dos trabalhos de projeto, envolvendo a interação entre docente e estudantes. O docente fará também uma exposição breve dos conteúdos do programa em articulação com a apresentação dos projetos. Complementarmente, serão disponibilizados materiais de aprofundamento de conhecimentos na plataforma online para os alunos trabalharem de forma assíncrona, podendo depois dar o seu feedback nas sessões síncronas ou através da plataforma online, procedendo-se assim a uma otimização do trabalho assíncrono. A abordagem pedagógica desta UC está articulada com o modelo pedagógico do Iscte, uma vez que contempla o ensino centrado na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento de competências, baseado em tarefas progressivas, discussões em grupo e na colaboração entre pares, com o estudante como agente ativo do seu processo de aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam um acompanhamento sistemático do trabalho de preparação do trabalho de projeto, consubstanciado uma aprendizagem baseada em projetos. O processo iterativo, em que esta unidade curricular assenta, obriga o aluno a questionar o seu trabalho e identificar potenciais pontos fracos que deve corrigir ao longo da preparação do trabalho de projeto. Neste sentido, as aulas participativas visam atingir a generalidade dos objetivos de aprendizagem propostos através da apresentação de partes do trabalho de projeto e sua discussão em aula, seguindo uma aprendizagem baseadas em tarefas. Para apoiar esta análise crítica, poderão existir aulas com os orientadores dos trabalhos de projeto. Estas aulas cumprem particularmente os últimos dois objectivos de aprendizagem, contribuindo igualmente para alertar o aluno para a defesa final do seu trabalho. O auto-estudo representa a metodologia fundamental desta unidade curricular e contribui também para atingir todos os objetivos de aprendizagem propostos. Finalmente, a sessão pública de apresentação e defesa do projeto incidem especialmente nos últimos dois objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


Horário de atendimento a ser definido.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Creedy, John. 2002. Starting Research. Australian Economic Review. 34 (1): 116-124.White, Lynn. 2005. Writes of Passage: Writing and Empirical Journal Article. Journal of Marriage and Family. 67 (4): 791-798 || Bui, Yvone N. 2013. How to Write a Master's Thesis. London: Sage Publications Limited. Punch, Keith F. 2016. Developing Effective Research Proposals. 3rd Edition. London: Sage Publications Limited. || Gastel, Barbara e Day, Robert A. 2024. How to Write and Publish a Scientific Paper. 9th Edition. Cambridge: Cambridge University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Fontes bibliográficas específicas em função do tema do trabalho de projeto em finanças públicas.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-12-02