Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
05118
Acrónimo :
05118
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Ser estudante de 2º ciclo.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada dos conceitos fundamentais relacionados com a vulnerabilidade social, bem como desenvolver competências de análise e intervenção em diferentes contextos e com diferentes grupos sociais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Nesta UC pretende-se que o estudante possa: OA1) Compreender as principais teorias e abordagens sobre vulnerabilidade social; OA2) Analisar os fatores de risco e de proteção associados a diferentes grupos em situação de vulnerabilidade; OA3) Identificar metodologias de intervenção social eficazes em contextos diversos: Intervenção comunitária e territorial; Trabalho em rede e de articulação intra e intersetorial; Programas de empoderamento e promoção da resiliência; OA4) Desenvolver uma abordagem ética e crítica à intervenção social, promovendo práticas baseadas em evidência.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1) A Vulnerabilidade Social: Definição e conceitos-chave; Fatores estruturais, sociais e individuais da vulnerabilidade; Perspetivas teóricas sobre exclusão e inclusão social; CP2) Grupos em Situação de Vulnerabilidade: Crianças e jovens em risco; Populações migrantes e refugiadas; Pessoas em situação de sem-abrigo; Minorias étnicas. CP3) Modelos e Estratégias de Intervenção Social: Intervenção comunitária e territorial; Trabalho em rede e articulação com serviços sociais; Programas de empoderamento e promoção da resiliência; CP4) Ética e Deontologia na Intervenção Social.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O debate em torno do conceito de vulnerabilidade social (OA1), será feito através do CP1 e CP2, procurando-se fazer uma reflexão atual sobre este conceito e analisar fatores de risco e proteção associados a diferentes grupos em situação de vulnerabilidade (OA2); Nesta UC pretende-se também, a exploração de metodologias de intervenção social para diferentes contextos (CP3), encontra-se alinhado com OA3. O desenvolvimento de uma abordagem ética e crítica à intervenção social (OA4), é um OA transversal à UC, mas sobretudo explorado no CP4.

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre implica a realização de: um teste individual, escrito (60%); a apresentação oral de um trabalho de grupo (40%). A avaliação por exame (1ª ou 2ª época) implica a realização de um teste individual de conhecimentos (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino será baseada numa abordagem ativa e participativa, com base no modelo pedagógico do ISCTE, incluindo: Aulas Expositivas para a apresentação dos conceitos fundamentais; Discussão de Textos e Artigos Científicos para estimular a reflexão crítica; Análise de Estudos de Caso para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos; Trabalhos Práticos para o desenvolvimento de competências aplicadas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Sendo a UC composta por aulas TP, esta UC requer, por um lado, a explicitação de conceitos teóricos fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que a primeira parte das aulas será de cariz mais expositivo, abrangendo-se, assim, todos os OA. A segunda parte das aulas permitirá a experimentação prática e/ou a aplicação de conhecimentos. Também o trabalho autónomo dos estudantes permitirá abranger os diferentes OA.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Brown, K. 2024. “Vulnerability and Social Control at the Margins: A Contribution to an Interdisciplinary Trialogue on Vulnerability”. Hum.Stud 47: 287–306 2024. Castaños-Cervantes, Susana, Angélica e Cristina Reitz-Krueger, orgs. 2024. Working with Vulnerable Populations. A Multicultural Perspective. Londres: Springer. Castro, Fátima e Luciano Lourenço, coord. 2024. Contributos da Sociedade para a Redução do Risco em Populações Vulneráveis. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra Dell’Aglio, Débora e Silvia Koller, orgs. 2011. Adolescência e Juventude: Vulnerabilidade e Contextos de Proteção. São Paulo: Casa do Psicólogo. Liamputtong, Pranee. 2007. Researching the Vulnerable. Nova Iorque: SAGE Rufat, S. & Metzger, P. (2024). Vulnerability, Territory, Population: From Critique to Public Policy. Wiley. Virokannas, E., Liuski, S., & Kuronen, M. (2018). The contested concept of vulnerability – a literature review. European Journal of Social Work, 23(2): 327–339.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bakker, B (2021). Rethinking Vulnerability: Language, Power and Social Work. Social Work & Policy Studies: Social Justice, Practice and Theory (online: https://www.academia.edu/107233169/Rethinking_Vulnerability_Language_Power_and_Social_Work)

Data da última atualização / Last Update Date


2025-12-02