Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2026/2027
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Estudantes de 2º ciclo
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa proporcionar aos estudantes uma visão introdutória sobre o papel da Psicologia no contexto forense, em vários contextos de atuação, com diferentes atores (e.g. vítimas e agressores) e nos processos de tomada de decisão, e em intersecção com outras áreas científicas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os estudantes deverão ser capazes de: OA1) Introduzir os princípios fundamentais da Psicologia Forense, explorando as suas diversas aplicações no âmbito do Direito Penal, Direito Civil e Direito da Família e dos Menores. OA2) Compreender e analisar criticamente o papel da Psicologia Forense, em interligação com outras áreas do saber, em intersecção com o sistema de justiça, em vários contextos (tribunais, prisões, serviços de apoio a vítimas e agressores, entre outros) e na avaliação interdisciplinar com vítimas e agressores. OA3) Identificar métodos e técnicas em contextos forense; OA4) Refletir sobre os princípios e desafios éticos da Psicologia Forense.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1) Introdução à Psicologia Forense: Especificidades e âmbitos de atuação. Relação entre a Psicologia, o Direito e outras áreas do conhecimento. CP2) Contributos da psicologia na avaliação interdisciplinar e intervenção com vítimas: no contexto de promoção e proteção (maus-tratos e negligência), em processos crime (crimes de natureza sexual e violência doméstica) e no processo de testemunho. CP3) Contributos da psicologia na avaliação interdisciplinar e intervenção com agressores: em contexto de processos tutelares-educativos (jovens infratores); em contexto de processos crime (agressores sexuais e agressores conjugais). Avaliação do risco de reincidência em contexto interdisciplinar. CP4) Variáveis cognitivas e emocionais que influenciam os processos de tomada de decisão: heuristicas e enviesamentos. CP5) Princípios éticos e deontológicos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
O OA1 relaciona-se com CP1, tendo em conta que se trata de um módulo introdutório à UC; CP2 e CP3 encontram-se alinhados com OA2, tendo em conta que se pretende compreender o papel da psicologia da justiça na interseção com outras disciplinas, em diferentes contextos e com diferentes atores. Porque os processos de tomada de decisão apresentam uma racionalidade limitada, OA3 encontra-se alinhado com CP4. Finalmente, OA 4 encontra-se refletido no CP5, e será abordado de uma forma transversal ao longo da UC.
Avaliação / Assessment
Com base no modelo pedagógico do ISCTE, serão utilizadas diferentes estratégias pedagógicas: Aulas Teóricas e Expositivas, para a transmissão dos conceitos fundamentais da Psicologia da Justiça. Discussão de Textos e Artigos Científicos, para fomentar o pensamento crítico e a familiarização com a literatura académica da área. Estudo de Casos Reais ou Simulados, para desenvolver a capacidade de análise crítica e aplicação prática dos conhecimentos. Trabalhos Práticos, para desenvolver competências específicas nesta área de conhecimento.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Com base no modelo pedagógico do ISCTE, serão utilizadas diferentes estratégias pedagógicas: Aulas Teóricas e Expositivas, para a transmissão dos conceitos fundamentais da Psicologia da Justiça. Discussão de Textos e Artigos Científicos, para fomentar o pensamento crítico e a familiarização com a literatura académica da área. Estudo de Casos Reais ou Simulados, para desenvolver a capacidade de análise crítica e aplicação prática dos conhecimentos. Trabalhos Práticos, para desenvolver competências específicas nesta área de conhecimento.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que a primeira parte das aulas terá sempre uma parte mais expositiva, seguida de uma parte mais prática, mais reflexiva e aplicada - dada a natureza das metodologias de ensino, a tipologia das aulas permite abranger todos os objetivos de aprendizagem.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Almeida, Fátima e Mauro Paulino, coords. 2012. Profiling, Vitimologia & Ciências Forenses: Perspetivas atuais. Lisboa: Pactor. Anciães, Alexandra e Rute Agulhas. 2022. Grande Livro sobre a Violência Sexual: Compreensão, Prevenção, Avaliação e Intervenção. Lisboa: Edições Sílabo. Crighton, David A. e Graham Towl, orgs. 2021. Forensic Psychology. Nova Iorque: Wiley, 3ª ed. Pessanha, Elisabete, Joana Alexandre e Ângela Maia. 2023. Contributos da avaliação técnica na tomada de decisão judicial no âmbito tutelar educativo em Portugal: Uma análise documental. Psicologia, 37 (1), 30-38. doi: https://doi.org/10.17575/psicologia.1770
Agulhas, Rute e Alexandra Anciães. 2023. Casos Práticos em Psicologia Forense. Lisboa: Edições. Sílabo Bartol, Curt e Anne Bartol. 2025. Introduction to Forensic Psychology. Research and Application. Londres: SAGE, 7ª ed. Barroso, Ricardo e David Neto, orgs. 2020. A Prática Profissional da Psicologia na Justiça. Lisboa: Ordem dos Psicólogos Portugueses. Brown, Jennifer e Miranda Horvath, orgs. 2021. The Cambridge Handbook of Forensic Psychology. Cambridge: Cambridge University Press. Canter, David. 2010. Forensic Psychology. A very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press. Ireland, Jane, Carol Ireland, Martin Fisher e Neil Gredecki, orgs. 2017. The Routledge International Handbook of Forensic Psychology in Secure Settings. Nova Iorque: Routledge. Matos, Marlene, Gonçalves, Rui e Carla Machado, orgs. (2011). Manual de Psicologia Forense: Contextos, Práticas e Desafios. Braga: Psiquilibrios Edições.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-12-02