Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Sociais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2026/2027
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Os alunos podem inscrever-se depois de concluída a parte letiva do curso e a escolha de supervisor.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem por objetivo orientar e acompanhar os alunos no desenvolvimento do trabalho de projeto em Criminalidade e Desvio, de natureza teórica ou aplicada. Deste modo, procura transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a elaboração de um projeto em contextos relacionados com criminalidade e controlo social.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/a aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1: Realizar e operacionalizar os resultados de uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito; OA2: Identificar e formular um problema pertinente para o trabalho de projeto; OA3: Elaborar uma revisão de literatura relevante a adequada ao problema formulado; OA4: Gerar argumentos empíricos dominando as metodologias e os instrumentos de investigação/intervenção apropriados ao problema em análise; OA5: Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas, pois procura aplicar competências já adquiridas para realizar trabalho de projeto. Não obstante, algumas das matérias constantes da UC, adaptadas e variáveis de acordo com as especificidades de cada projeto, compreendem: CP1: Formulação do problema e respetivo enquadramento teórico CP2: Definição do programa de intervenção CP3: Método de implementação e avaliação do programa; CP4: Normas de redação e apresentação (Preparação do Trabalho de Projeto)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A orientação do projeto deve fornecer aos alunos investigação relevante para o alvo do programa de intervenção, ajudando os alunos a identificarem os métodos de recolha e análise de dados mais adequados. A orientação deve também englobar um aconselhamento mais global de organização do projeto , estruturação da escrita, etc. Os tópicos descritos no programa garantem uma condução eficaz e bem-sucedida do projeto . As competências adquiridas na condução autónoma do projeto , são consonantes com os objetivos da unidade curricular. A orientação permitirá solidificar estas competências, através de uma reflexão crítica dos problemas e sucessos encontrados durante o processo.
Avaliação / Assessment
A avaliação desta UC baseia-se na realização de uma Trabalho de Projecto individual, que deve demonstrar rigor científico e metodológicoe um contributo original para a área. O processo de avaliação inclui: Documento escrito (Dissertação) Qualidade científica e técnica do trabalho, incluindo a formulação do problema de investigação, revisão de literatura, desenvolvimento metodológico, análise de dados e interpretação dos resultados. Clareza e coerência da argumentação, adequação das referências bibliográficas e respeito pelas normas de escrita académica. Contributo original do trabalho para o avanço do conhecimento. Defesa pública Apresentação clara e estruturada da dissertação perante um júri académico. Capacidade de resposta a questões e discussão crítica dos resultados. Domínio dos conceitos abordados e capacidade de argumentação científica. A classificação é atribuída pelo Júri, aplicando-se as classificações vigentes para o grau de mestre
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação do projeto feita em contacto direto com o orientador em sessões individuais ou excecionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico do projeto seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado do seu projeto , atividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários envolvem investigação aplicada relevante para os tópicos em análise e na escrita do relatório.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O método de ensino assenta no apoio a uma condução essencialmente autónoma do projeto , oferencendo aos alunos apoio individualizado, sugestões e orientações sempre que necessárias. A orientação individual de cada aluno permite o desenvolvimento desta autonomia na execução do projeto . O aluno poderá ainda beneficiar de seminários, onde encontrará sugestões e apoio adicionais de um grupo mais alargado.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-12-02