Programa
Licenciatura em Antropologia (PL)
Programa
31.1.11 AULA 1 O ?poder?, o ?valor? e a ?troca?: uma discussão a O ?poder?, o ?valor? e a ?troca?: uma discussão a partir do partir do quotidiano e da vida dos alunos (1). Objetivos da cadeira: Introdução às antropologias económica e política a partir de uma perspectiva de economia-política, história e teoria social sobre a desigualdade. Metodologia e avaliação. Obras de referência para todo o curso: O económico: Gudeman 2001, Comas d?Argemir 1998, Cheltenham 2005, O político: Swartz e tal 2008, Nugent & Vincent 2004, Vincent 2002, Vincent 1990, Balandier 1991 (1967) 1.2.11 AULA 2 O ?poder?, o ?valor? e a ?troca?: uma discussão a partir do quotidiano e da vida dos alunos (Cont. da aula anterior) 7.2.11 AULA 3 PARTE 1 ? GRANDES ABORDAGENS DO PODER, DO VALOR E DA TROCA A História primeiro: a Europa e os povos ?sem história?. Texto: Wolf 1982 (pp a indicar) 8.2.11 AULA 4 A grande transformação ? e a grande divisão entre pré-modernidade e modernidade. Texto: Polanyi 1980 (1944) (pp a indicar) 14.2.11 AULA 5 Onde começou o nosso sistema e a crítica a ele? Uma leitura de Adam Smith e de Marx. Textos: Smith 1993 (1776), Marx 1974 (1867) (pp a indicar) 15.2.11 AULA 6 Antropologia de inspiração marxista: Mulheres, celeiros e capitais. Texto: Meillassoux 1975 (pp a indicar) 21.2.11 AULA 7 Cultura e sistema económico. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Texto: Weber 1989(1904) (pp a indicar) 22.2.11 AULA 8 Antropologia de inspiração weberiana: género, classificações simbólicas, e desigualdade. Texto: Ortner & Whitehead 1981 (pp a indicar) 28.2.11 AULA 9 Estrutura social e sistema económico. A divisão do trabalho. Texto: Durkheim 1973(1893) 29.2.11 AULA 10 Antropologia de inspiração durkheimiana: classes e estratificação social Texto: Cutileiro 1977 (pp a indicar) FÉRIAS CARNAVAL Leitura para férias: Mauss 1988(1923). Os alunos deverão ler a totalidade do ?Ensaio sobre a Dádiva? 14.3.11 AULA 11 PARTE 2 ? QUATRO CASOS DE ARTICULAÇÃO ENTRE ANTROPOLOGIA CLÁSSICA E CONTEMPORANEIDADE A dádiva. Estudo de caso: o potlatch. Texto: Mauss 1988(1923) (totalidade) 15.3.11 AULA 12 O que é e não é ?o valor?? o potlatch revisitado e um olhar sobre o capitalismo Texto: Graeber 2001 (pp a indicar) 21.3.11 AULA 13 O complexo cultural da economia política da ?troca?: a etnografia fundadora de Malinowski. Estudo de caso: o kula. Texto: Malinowski 1992(1922) (pp a indicar) 22.3.11 AULA 14 O kula e a ?troca? revisitados à luz do género. Texto: Weiner 1989 (pp a indicar) 28.3.11 AULA 15 O político para lá do político. Evans-Pritchard e os Nuer. Texto: Evans-Pritchard 1940 (pp a indicar) 29.3.11 AULA 16 Os Nuer revisitados. Etnicidade, Estado, e o conflito no Sudão Texto: Hutchinson 1996 (pp a indicar) 4.4.11 AULA 17 Dimensões simbólicas e rituais do poder: o caso de Bali no sec. XIX Texto: Geertz 1991 (1981) (pp a indicar) 5.4.11 AULA 18 Da corte balinesa oitocentista às câmaras e parlamentos contemporâneos Textos: Abélès 1989; Abélès 2000 (pp a indicar) FÉRIAS DA PÁSCOA E 25 ABRIL Período para leituras (a recomendar, podendo já tratar-se das leituras para o ensaio final) 26.4.11 AULA 19 PARTE 3 - TEMAS E TEORIAS RECENTES Resiste-se ao poder? Texto: Scott 1985 (pp a indicar) 2.5.11 AULA 20 O poder simbólico Texto: Bourdieu 1989 e 1992(1979) (pp a indicar) 3.5.11 AULA 21 A microfísica do poder. Textos: Foucault 1992 e 2005(1975) (pp a indicar) 9.5.11 AULA 22 O sub-desenvolvimento e o desenvolvimento. Texto: Carvalho 1997 (pp a indicar) 10.5.11 AULA 23 Modernidade/Modernidades Texto: Comaroff & Comaroff 1993 (pp a indicar) 16.5.11 AULA 24 A globalização. Texto: Appadurai 2000 (pp a indicar) 17.5.11 AULA 25 A vida social dos objectos Appadurai 1986 (pp a indicar) 23.5.11 AULA 26 Consumo: a dialética das compras Texto: Miller 2001 (pp a indicar) 24.5.11 AULA 27 Conclusão. Sugestões de outras temáticas e leituras clássicas e contemporâneas. Preparação da avaliação.