Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04667
Acrónimo :
AAA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Inteligência Artificial

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


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Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Conhecer as principais arquiteturas de redes neuronais para o processamento de dados sequenciais OA2: Aplicar versões simplificadas de algumas das arquiteturas de processamento de dados sequenciais a problemas concretos OA3: Descrever o funcionamento de modelos generativos, tais como as Generative Adversarial Networks, Variational Autoencoders e modelos baseados em Fluxo e modelos autoregressivos OA4: Descrever a arquitetura de modelos baseados em transformadores e auto-atenção, tais como BERT, GPT-2 e GPT-3, bem como variantes destes modelos OA5: Aplicar modelos pré-treinados baseados em transformadores a casos de estudo, fazendo uso de transferência de apendizagem OA6: Conhecer as atuais tendências na aplicação de modelos de língua a problemas reais

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introduction, Revisiting Neural Networks (Feed Forward networks, Backpropagation) P1: Sequential data - Recurrent Neural Networks - Learning challenges and solutions - Conditional sequence models - LSTMs - CNNs for sequential data - Learning with attention- ELMO as a case study P2: Generative Modeling - GANs - Variational autoencoders (VAE) - Flow-based models - Autoregressive models P3: Transformers & self-attention - BERT, GPT2 and GPT-3, and BART - Transfer learningP4: Recent Trends: - LaMDA: Language Models for Dialog Applications- Responsibility first

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: P1 OA2: P1 OA3: P2 OA4: P3 OA5: P3 OA6: P4

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: Teste Intermédio (25%) + PROJETO (35%) + Teste Final (40%). Os alunos vão a exame final caso tenham optado por este regime, ou não tenham obtido nota positiva na avaliação periódica. O exame final é composto por um teste individual que cobre toda a matéria. A assiduidade não é requisito essencial de aprovação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta unidade curricular está estruturada em aulas teóricas para exposição da matéria e em aulas teórico-práticas para resolução de problemas e utilização prática de ferramentas. Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada, resolução de exercícios propostos e resposta a problemas para avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre cada componente de avaliação e os objetivos definidos para a UC é feito da seguinte forma: - Teste Intermédio: OA1, OA2, OA3 - PROJETO: OA3, OA4, OA5 - Teste Final: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16