Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Urbanismo
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Os formandos devem possuir?computador pessoal com Sistema Operativo Windows ou MacOs (disponível para a instalação de programas), deter conhecimentos de informática ao nível de utilizador. Seria útil possuir conhecimentos básicos de Autocad, Excel, e/ou QGIS, mas não representam pré-requisitos obrigatórios.
Objetivos Gerais / Objectives
O principal objetivo deste seminário consiste em dar a conhecer aos estudantes e profissionais das várias áreas disciplinares (e.g., Arquitetura, Urbanismo, Geografia, Antropologia, História, Sociologia, Economia e Gestão, Ciência dos dados) os fundamentos das ferramentas computacionais e digitais, para analisar criticamente e de uma forma integrada contextos territoriais contemporâneos. Serão aprofundadas na UC técnicas para traçar cenários estratégicos de projeto à escala urbana e territorial, baseados na leitura integrada de indicadores geométricos, espaciais, e semânticos referentes a forma urbana e o sistema das respetivas relações sociais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O1. Compreender os conceitos base de relação entre a forma do espaço construído e as interações sociais O2. Conhecer vantagens, limitações, formas de integração de sistemas de análise computacionais versus sistemas de análise analógicos ou com base empírica, com enfoque na análise de sintaxe espacial (SE) e análise dos sentimentos (AS) O3. Mapear as características configuracionais e de visibilidade do espaço construído assim como as experiências vivenciadas pelos seus utilizadores O4. Identificar domínios de ação estratégica e os potenciais beneficiários no contexto em análise O5. Aprender os fundamentos de análise de sentimentos (AS) a partir de texto O6. Visualizar e interpretar os resultados O7. Analisar em paralelo os resultados obtidos da análise de sintaxe espacial e da análise dos sentimentos (SE + AS) através da aplicação a um caso de estudo O8. Definir cenários de projeto baseados nos atributos obtidos na SE e AS O9. Treinar competências de trabalho individual e em grupo
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Conteúdos Programático (CP): CP1. A lógica social do espaço CP2. A representação do espaço em sintaxe espacial (SE) CP3. As medidas de análise em sintaxe espacial (SE) CP4. Análise com Depthmap CP5. Identificação de um conjunto de indicadores qualitativos da experiência in situ dos contribuidores de comentários nos mídias sociais CP6. Desenvolvimento de scripts em R para análise de sentimentos CP7. Obtenção de gráficos para análise de tendências ao longo do tempo recorrendo a análise de sentimentos CP8. Identificação de cenários de projeto alternativos e validação através SE e comparação com os resultados obtidos com AS
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Conteúdos Programático (CP) -> Objetivos de Aprendizagem (OA) CP1-> O1 CP2-> O1, O2, O3 CP3-> O1, O2, O3 CP4-> O3 CP5-> O1, O4 CP6-> O1, O2, O5 CP7-> O6 CP8-> O4, O7, O8, O9
Avaliação / Assessment
Este curso é organizado em: - Aulas teórico-práticas, onde serão explicados os conceitos principais, exemplos e os objetivos de uso das metodologias, e através de apresentações dos oradores convidados - Exercício prático sobre um caso de estudo definido pelos organizadores Os formados deverão adquirir e/ou desenvolver competências de análise, síntese, crítica, em conformidade com os objetivos definidos no âmbito desta UC. | A presença é obrigatória e a avaliação é baseada em: - Assiduidade e participação nos exercícios durante as aulas (50%) - Apresentação individual no final da UC (50%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Este curso é organizado em: - Aulas teórico-práticas, onde serão explicados os conceitos principais, exemplos e os objetivos de uso das metodologias, e através de apresentações dos oradores convidados - Exercício prático sobre um caso de estudo definido pelos organizadores. Os formados deverão adquirir e/ou desenvolver competências de análise, síntese, crítica, em conformidade com os objetivos definidos no âmbito desta UC.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os instrumentos de avaliação são desenhados para cobrirem todos os objetivos da UC. Os exercícios realizados ao longo das aulas vão alcançando os objetivos associados aos conteúdos programáticos que vão sendo lecionados. O documento de Planeamento da Unidade curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos usados e os objetivos de aprendizagem definidos anteriormente.
Observações / Observations
---
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Rinker, T. (2017). Package ?sentimentr?. Retrieved from http://cran.rapporter.net/web/packages/sentimentr/se - Braun, W. J., & Murdoch, D. J. (2021). A first course in statistical programming with R. Cambridge University Press. - Hillier, B.; (2009) Spatial sustainability in cities: organic patterns and sustainable forms. In: Koch, D. and Marcus, L. and Steen, J., (eds.) Proceedings of the 7th International Space Syntax Symposium. (pp. p. 1). Royal Institute of Technology (KTH): Stockholm, Sweden. Available at: https://discovery.ucl.ac.uk/id/eprint/18538/ - Hillier, B. and Hanson, J. (1984) The Social Logic of Space. Cambridge: Cambridge University Press. - Hillier, B. (2007) Space is the machine. doi: 10.1016/S0142-694X(97)89854-7. - Hillier, B. et al. (1987) ?Creating Life: Or, Does Architecture Determine Anything??, Architecture et Comportement / Architecture and Behaviour, pp. 233?250. - Al_Sayed, K. et al. (2014) Space Syntax Methodology. doi: 10.1017/CBO9781107415324.004.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
10.1080/13574809.2022.2097903 - Stellacci, S., Moro, S. (2022). Travellers? perspectives on historic squares and railway stations in Italian heritage cities revealed through sentiment analysis, Journal of Urban Design, doi: SENTIMENT ANALYIS: - Schieck, A. F., Briones, C. and Mottram, C. (2007) ?A Sense of Place and Pervasive Computing Within the Urban Landscape?, 6th International Space Syntax Symposium. Available at: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.101.8168&rep=rep1&type=pdf. - Hillier, B. and Vaughan, L. (2007) ?The city as one thing?, Progress in Planning 67, p. pp 205-230. doi: 10.1016/j.progress.2007.03.001. - Dawson, P. C. (2008) ?Unfriendly Architecture: Using Observations of Inuit Spatial Behavior to Design Culturally Sustaining Houses in Arctic Canada?, Housing Studies, 23(1), pp. 111?128. doi: 10.1080/02673030701731258. - Barros, A. P., Silva, P. and Holanda, F. (2007) ?Exploratory study of space syntax as a traffic assignment tool?, in 6th International Space Syntax Symposium, pp. 1?14. - Arnold, T. (2011) ?Using Space Syntax to Design an Architecture of Visual Relations?, The Journal of Space Syntax, 2(2), pp. 201?222. Available at: http://joss.bartlett.ucl.ac.uk/journal/index.php/joss/article/view/86. SPACE SYNTAX: Materiais da UC disponibilizados na plataforma de e-learning https://www.spacesyntax.online/software-and-manuals/depthmap/ Software para Space Syntax: https://cran.r-project.org/web/packages/ggplot2/ggplot2.pdf Elaboração de gráficos com o ggplot2: https://cran.r-project.org/web/packages/sentimentr/sentimentr.pdf Análise de sentimentos em R com o package ?sentimentr?: Tutoriais e documentação das bibliotecas - Kassambara, A. (2013). ggplot2: guide to create beautiful graphics in R. Alboukadel KASSAMBARA.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16