Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04579
Acrónimo :
ACAMD
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Apreender as relações entre tradições nacionais no exercício das ciências sociais, aplicado a projectos de transformação social desde o ocaso dos regimes coloniais, e as múltiplas concepções de desenvolvimento ? pretéritas e actuais -, e as metodologias assumidas para a sua indução. - Através desta abordagem genealógica, aprofundar o entendimento das causas teóricas e políticas subjacentes à multiplicidade das agendas e processos de actuação das diversas agências, bilaterais e multilaterais, actuantes no âmbito da Ajuda Pública ao Desenvolvimento. - Abordar a articulação entre o rumo disciplinar da antropologia e as dinâmicas fundamentais do desenvolvimentismo nos regimes coloniais e pós-coloniais. Neste âmbito reflecte-se sobre as influências destes processos nas concepções de interdisciplinaridade e multidisciplinariedade, convocadas no exercício profissional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se a apreensão dos traços gerais das práticas de transformação social orientadas pelo exercício das ciências sociais desde os regimes coloniais tardios. E como essas influências moldaram os iniciais paradigmas de actuação desenvolvimentista, no decurso da progressiva globalização dos objectivos desenvolvimentistas. - Incentivar a interpretação das bases teóricas e metodológicas, bem como os objectivos políticos, das agendas e projectos actuais. Assim o potenciar dos desempenhos laborais, crendo que, por via de exercícios comparativos, estes possam ser mais prescientes dos pressupostos, valia e limites de projectos e metodologias assumidos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. As diferentes tradições nacionais face à aplicabilidade das ciências sociais, e suas práticas durante os períodos coloniais. As suas influências como matrizes de políticas públicas desenvolvimentistas. 2. O espectro das agências multilaterais de Cooperação e Ajuda Pública ao Desenvolvimento e decurso das suas opções teórico-metodológicas paradigmáticas. 3. A proliferação de organizações bilaterais de Ajuda Pública ao Desenvolvimento, de índole nacional e religiosa, e fundamentos das suas opções preferenciais. 4. Estados nacionais e organizações não-governamentais, uma tensão conducente ao molde ?projecto de desenvolvimento? como matricial. 5. Governamentalização e/ou comunitarização da APD: o tópico da sustentabilidade local como método e objectivo da política desenvolvimentista. 6. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, o qualitativo e o quantitativo na aplicabilidade desenvolvimentista: possibilidades e pertinência da abordagem disciplinar da Antropologia.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa está organizado num molde genealógico. Tendo como fito atribuir conhecimentos para actuar na miríade de instituições desenvolvimentistas internacionais, pressupõe três etapas fundamentais: a) a apresentação dos processos de intervenção social nos regimes coloniais tardios, e como estes influenciaram o Desenvolvimento após o termo desse período histórico; b) a sua confluência com programas emanados de outros países, assentes em diferentes visões de exercício das ciências sociais e objectivos políticos. Sucede-se um item programático final, c) as tensões e complementaridades patentes nos últimos decénios, entre opções políticas que valorizam as capacidades centralizadas nos Estados e as que buscam a descentralização dos processos de intervenção. Sendo este o enquadramento do exercício profissional (expresso em ?termos de referência?), convoca a discussão final sobre as possibilidades metodológicas da antropologia em face dos plurais paradigmas actuantes.

Avaliação / Assessment


A avaliação é contínua e não poderá ser realizada em exame. A avaliação será feita à luz de dois critérios: Presença e participação nas aulas ? 25% Ensaio Final individual sobre um tema selecionado do programa (cc 3000 palavras) ? 75%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas expositivas, suportadas em prévia leitura de artigo(s) dedicados. Todas as situações abordadas serão ancoradas em casos empíricos. Aulas expositivas com componente prática, dedicadas a casos actuais de actividade desenvolvimentista em instituições bilaterais e multilaterais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os primeiros cinco pontos do programa serão apresentados através da exposição docente, suportada na bibliografia adequada. A reflexão dos pontos 3, 4, 5, 6 será também por exemplos empíricos, emanados da experiência profissional do docente. O ponto 6, final, será também objecto de uma apresentação lectiva de um docente convidado, com longa experiência em múltiplas instâncias de Ajuda Pública para o Desenvolvimento.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rahnema, Majid, Bawtree, Victoria (orgs.), 1999, The Post-Devolpment Reader. London: Zed Books. Sardan, Jean-Pierre Olivier de, 2005, Antrophology and Development: Understanding Contemporary Social Change. London/New York: Zed Books. Gardner, Katy, Lewis, David, 2015, Anthropology of Development: Challegens for the Twenty-First Century. London: Pluto Press. Eversole, Robyn, 2018, Anthropology for Development: From Theory to Practice. London: Routledge Cooper, Frederick, 1996, Decolonization and African Society: The Labor Question in French and British Africa. Cambridge: Cambridge University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Van de Walle, Nicolas, 2001, African Economies and the Politics of Permanent Crisis, 1979?1999. Cambridge: Cambridge University Press. Van Bremen, Jan, Ben-Ari, Eyal, Alatas, Syed Farid (orgs.), 2005, Asian Anthropology. New York: Routledge. Van Bremen, Jan, Shimizu, Akitoshi (orgs.), 1999, Anthropology and Colonialism in Asia and Oceania. Richmond: Curzon.. Venkatesan, Soumhya, Yarrow, Thomas (orgs.), 2012, Differentiating Development: Beyond an Anthropology of Critique. New York/Oxford: Berghahn Books. Strathern, Marilyn, 2004, Commons and Borderlands: Working Papers on Interdisciplinarity, Accountability and the Flow of Knowledge. Oxon: Sean Kingston Publishing. Stirrat, R.L., 2000, ?Cultures of consultancy?, Critique of Anthropology. 20 (1): 31?46. Steinmetz, George (org.), 2013, Sociology & Empire: the Imperial Entanglements of a Discipline. Durham/London: Duke University Press, Shore, Cris, Wright, Susan (orgs.), 1997, Anthropology of Policy: Critical Perspectives on Governance and Power. London/New York: Routledege. Sardan, Jean-Pierre Olivier de, 2006, La Rigueur du Qualitatif: Les Contraintes Empiriques de l?Interprétation Socio-anthropologique. Louvain-la-neuve: Academia-Bruylant. Robben, Antonius, Sluka, Jeffrey (orgs.), 2007, Ethnographic Fieldwork: an Anthropological Reader. Malden/Oxford: Blackwell Publishing. Pereira, Rui Mateus, 2021, Conhecer Para Dominar: A Antropologia ao Serviço da Prática Colonial Portuguesa em Moçambique. Lisboa. Parsifal. Mosse, David, Lewis, Davis (orgs.), 2005, The Aid Effect: Giving and Governing in International Development. London: Pluto Press. Eade, Deborah (org.), 1996, Development and Social Diversity. London: Oxfam. Beyond Development and Progress. New York: Palgrave MacMillan. Brightman, Marc, Lewis, Jerome (orgs.), 2017, The Anthropology of Sustainability: Amaro, Rogério Roque, 2003, "Desenvolvimento: um conceito ultrapassado ou em renovação" Da teoria à prática e da prática à teoria, Cadernos de Estudos Africanos. 4: 35-70.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16