Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2026/2027
Pré-requisitos / Pre-Requisites
n/a
Objetivos Gerais / Objectives
Compreender os fundamentos do sistema de controlo interno de uma organização, nos diversos ciclos de operações. Visa igualmente dotar o estudantes dos fundamentos de auditoria numa perspetiva de controlo interno e de mitigação de riscos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Ao concluir a unidade curricular, é esperado que os estudantes: OA1 - Conheçam os fundamentos de auditoria interna e externa, seus princípios de linhas de atuação; OA2 - Compreendam as caraterística de um sistema de controlo interno enquanto responsabilidade da gestão; OA3 - Identifiquem e analisem de forma crítica os principais mecanismos de controlo inerno nos diversos ciclos de operações; OA4 - Identifiquem os principais mecanismos de avaliação dos riscos inerente e de controlo numa organização.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Fundamentos da auditoria interna e externa; 2. Sistema contabilístico e Sistema de controlo interno; 3. Os ciclos de operações: risco inerente e risco de controlo; 4. Os mencanismos de controlo interno nos ciclos de operações. 5. Principais técnicas de auditoria na identificação dos riscos inerente e de controlo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Tendo por base os objetivos específicos inerentes à unidade curricular, os conteúdos programáticos são com eles alinhados através das seguintes conexões: OA1 – Ponto 1 do programa; OA2 – Pontos 2 do programa; OA3 – Pontos 3 e 4 do programa; OA4 - Ponto 5 do programa.
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação na unidade curricular é realizado através de duas modalidades distintas: 1. Avaliação ao longo do semestre: compreende a realização e apresentação de um Estudo de Caso (com a ponderação de 40% na classificação final) e de uma Frequência (com a ponderação de 60% na classificação final). A nota mínima em cada elemento de avaliação é de 7,5 valores; 2. Exame: compreende um Exame Final com ponderação de 100%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Na aquisição das competências identificadas nos objetivos gerais e específicos, são definidas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 - Expositivas, com apresentação do quadro teórico dos conteúdos programáticos; MEA2 - Participativas, através da aplicação de casos práticos, através da participação ativa dos estudantes, ilustrativos dos diversos conteúdos programáticos; MEA3 - Autoestudo, através da realização de trabalho autónomo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos (AO). Assim, são as seguintes as conexões das dessas metodologias e os tópicos programáticos: MEA1 – Transversal a todos os tópicos programáticos; MEA2 - Transversal a todos os tópicos programáticos; MEA3 - Transversal a todos os tópicos programáticos.
Observações / Observations
n/a
Bibliografia Principal / Main Bibliography
(1) Messier Jr, W. , Glover, Steven, Douglas Prawitt, Doublas (2022). Auditing & Assurance Services: A Systematic Approach, 12th Edition, Berckshire: Mc Graw-Hill Education. (2) Lopes, I. T. (2022). Auditoria Financeira: Do Controlo Interno ao Controlo Externo Independente, 2ª Edição, Coimbra: Edições Almedina.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
IAASB (2022) Handbook of International Quality Management, Auditing, Review, Other Assurance, and Related Services Pronouncements, IAASB
Data da última atualização / Last Update Date
2025-11-14