Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04420
Acrónimo :
ADCF
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de aplicar a análise de dados univariada e multivariada a problemas concretos de Contabilidade e Finanças, em contextos empresariais e das instituições em geral.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O1. Orientar alguns conceitos matemáticos para a gestão; O2. Conhecer e utilizar os principais conceitos de estatística. O3. Conhecer e saber aplicar o modelo de regressão linear múltipla, a situações concretas. O4. Desenvolver competências para usar packages informáticos EXCEL e R/RStudio.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Modelo de regressão linear múltipla: estimação, inferência e pressupostos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - Todos OA2 - Todos OA3 - Todos OA4 - Todos

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação é composto por avaliação períodica (Trabalho de grupo (30%) e Teste escrito (70%)) ou avaliação por Exame Final (100%). A aprovação obriga à obtenção de nota mínima de 10 valores no teste individual e de 10 no trabalho de grupo, ou 10 valores no Exame Final. Na prova de avaliação escrita os estudantes podem utilizar um formulário, as tabelas estatísticas e uma calculadora.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): Expositivas, Participativas, Activas, Experimentais e Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; Todos 3. Activas, com a realização de trabalho de grupo; Todos 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador; Todos 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas; Todos

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Crawley, M. 2022. The R Book, 2nd Ed., Wiley. Curto, José Dias e Vieira, D. (2022), Excel para economia e gestão, 5ª ed., Ed. Sílabo. Curto, José Dias (2021), Estatística com R: Aprenda Fazendo, Amazon, edição de Autor.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Newbold, P., Carlson, W., e Thorne, B. 2019. Statistics for Business and Economics Global edition, 9th ed., Pearson. Curto, José Dias (2021), ECONOMETRICS and STATISTICS - Over 100 problems (with solutions): Applications in 'R/RStudio' and 'Excel', Amazon. Curto, José Dias (2018), Mathematics in Bullets points: what you must know before starting a master or PhD progra Curto, José Dias (2021), STATISTICS - Over 200 problems (with solutions): Applications in `R/RStudio' and `Excel', Amazon.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16