Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de aplicar a análise de dados univariada e multivariada a problemas concretos de Contabilidade e Finanças, em contextos empresariais e das instituições em geral.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O1. Orientar alguns conceitos matemáticos para a gestão; O2. Conhecer e utilizar os principais conceitos de estatística. O3. Conhecer e saber aplicar o modelo de regressão linear múltipla, a situações concretas. O4. Desenvolver competências para usar packages informáticos EXCEL e R/RStudio.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Modelo de regressão linear múltipla: estimação, inferência e pressupostos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - Todos OA2 - Todos OA3 - Todos OA4 - Todos
Avaliação / Assessment
O sistema de avaliação é composto por avaliação períodica (Trabalho de grupo (30%) e Teste escrito (70%)) ou avaliação por Exame Final (100%). A aprovação obriga à obtenção de nota mínima de 10 valores no teste individual e de 10 no trabalho de grupo, ou 10 valores no Exame Final. Na prova de avaliação escrita os estudantes podem utilizar um formulário, as tabelas estatísticas e uma calculadora.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): Expositivas, Participativas, Activas, Experimentais e Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; Todos 3. Activas, com a realização de trabalho de grupo; Todos 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador; Todos 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas; Todos
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Crawley, M. 2022. The R Book, 2nd Ed., Wiley. Curto, José Dias e Vieira, D. (2022), Excel para economia e gestão, 5ª ed., Ed. Sílabo. Curto, José Dias (2021), Estatística com R: Aprenda Fazendo, Amazon, edição de Autor.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Newbold, P., Carlson, W., e Thorne, B. 2019. Statistics for Business and Economics Global edition, 9th ed., Pearson. Curto, José Dias (2021), ECONOMETRICS and STATISTICS - Over 100 problems (with solutions): Applications in 'R/RStudio' and 'Excel', Amazon. Curto, José Dias (2018), Mathematics in Bullets points: what you must know before starting a master or PhD progra Curto, José Dias (2021), STATISTICS - Over 200 problems (with solutions): Applications in `R/RStudio' and `Excel', Amazon.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16