Métodos de Ensino e Avaliações

Actividades de ensino-aprendizagem incluem duas componentes: a.Uma componente mais interactiva com o docente e que inclui sessões teórico-práticas, sessões laboratoriais, orientação tutorial (tempo de contacto com o docente); b.A par desta componente existe o trabalho pessoal dos estudantes quer individual, quer em grupo. À semelhança do que aconteceu nas duas unidades curriculares anteriores, a exposição dos diferentes métodos é sempre acompanha-da da apresentação de situações reais de investigação empírica, particularmente ade-quadas ao contexto da sociologia. Paralelamente às aulas teórico-práticas ? e como foi referido ? existem também sessões laboratoriais que permitem aos alunos aplicar os diferentes métodos através de uma plataforma informática, mantendo-se o recurso ao SPSS. | A avaliação contínua resulta da ponderação de duas componentes: 1) Prova individual (30% + 30%), cuja classificação resulta da soma das notas obtidas em 2 exercícios (cuja nota mínima e máxima são respectivamente 4 e 10 valores); 2) Trabalho de grupo com discussão (40%, com nota pelo menos =10). Caso a nota mínima não seja atingida, o aluno pode ser avaliado em época de exame. A avaliação por exame resulta da ponderação de duas componentes: 1) Prova individual (60%) e 2) Trabalho de grupo, com discussão (40%) e tem de ser positiva. A nota da prova individual não pode ser inferior a 8 valores e a do trabalho não pode ser inferior a 10 valores. Os alunos que não frequentaram as sessões laboratoriais poderão ter de fazer prova dos conhecimentos de SPSS, através da realização de um exercício de aplicação com o software.