Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04614
Acrónimo :
ADE
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


1. Saber estabelecer uma visão comum e sentido comum nas organizações 2. Saber como potenciar equipas e cultura 3. Saber como acelerar a capacidade de entrega e de aprendizagem 4. Saber como aumentar produtividade e engagement

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Saber como desenvolver mecanismos, técnicas, ferramentas para criar sentido comum nas equipas 2. Saber como obter o melhor de cada um num contributo coletivo 3. Saber redefinir limites, processos, reengenharia organizacional para acelerar entregas 4. Saber usar tecnologia para potenciar partilha e produtividade

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Paradigma antigo: organizações como máquinas 2. Novo paradigma: organizações como organismos vivos mutantes 3. Sentido estratégico embebido em toda a organização 4. Networking para potenciar as equipas 5. Rápida tomada de decisão e ciclos de aprendizagem 6. Equipas dinâmicas potenciam cultura 7. Produtividade baseada em tecnologia

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objetivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): OA1 - CP 1 OA2 - CP 2 OA3 - CP 3, 4, 5 e 6 OA4 - CP 5, 6 e 7

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho individual apresentado e discutido com a ponderação de 80%; - Participação em sala de aula de 20% Exame final, na 1.ª e 2.ª Época representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas 2. Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura 4. Metodologias ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo 5. Auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adotadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objetivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1, 2, 3, 4 ME 2 - OA 1, 2, 3, 4 ME 3 - OA 1, 2, 3, 4 ME 4 - OA 1, 2, 3, 4 ME 5 - OA 1, 2, 3, 4

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na 1ª semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Kahl, J., De Klerk, S., & Whiteoak, J., Managing empowerment: Adjusting organisational units’ autonomy to achieve corporate agility, 2023, Journal of Organizational Effectiveness: People and Performance, 10(4), 527–545., https://doi.org/10.1108/JOEPP-05-2022-0126 https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2023.04.003 Guo, R., Yin, H., & Liu, X., Coopetition, organizational agility, and innovation performance in digital new ventures, 2023, Industrial Marketing Management, 111, 143–157. Amling, A., Organizational Velocity: Turbocharge Your Business to Stay Ahead of the Curve, 2022, Business Expert Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Allen, J. Zook, C., Repeatability Build Enduring Businesses for a World of Constant Change., 2012, Harvard Business Review Reinventing Organizations: A Guide to Creating Organizations Inspired by the Next Stage in Human Consciousness. Nelson Parker Holbeche, L., The Agile Organization: How to Build an Innovative, Sustainable and Resilient Business, 2015, Kogan Page Agility: How to Navigate the Unknown and Seize Opportunity in a World of Disruption. Missionday Berstrand, J., The Velocity Advantage, 2017, Brand Velocity Inc. 1st Edition

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16