Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar aos alunos a aquisição de competências que permitam aplicar adequadamente as principais técnicas de avaliação de desempenho.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que conclua com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: O1. Identificar os diferentes objectivos que possam existir para um sistema de avaliação de desempenho; O2. Caracterizar os sistemas de avaliação de desempenho mais comuns e a sua validação; O3. Descrever as principais características da entrevista da avaliação de desempenho O4. Caracterizar as principais componentes que devem ser abordadas na formação da avaliação de desempenho.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Enquadramento da avaliação de desempenho na política e nos sistemas de gestão de recursos humanos 2.Objectivos da avaliação de desempenho 3.Instrumentos da avaliação de desempenho 4.Princípios psicométricos 5.Fontes da avaliação de desempenho 6.A comunicação na avaliação de desempenho 7. Formação da avaliação de desempenho
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta unidade curricular tem por objectivo principal facultar aos alunos um conhecimento teórico e aplicado sobre os sistemas e as técnicas de avaliação do desempenho. Os conteúdos programáticos correspondem aos objectivos de aprendizagem específicos, e são leccionados de modo a que aos estudantes adquiriam os conhecimentos necessários para uma análise fundamentada dos sistemas de avaliação e aprendam as principais técnicas a aplicar em sistemas concretos de avaliação de desempenho nas organizações.
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica: Trabalho individual (20%); Trabalho de grupo (30%); Frequência (50%). Os alunos que não entregarem um trabalho, ou que tenham menos de 9 valores em qualquer momento de avaliação ou mais de 20% de absentismo serão excluídos da avaliação periódica e fazem exame final que corresponde a 100% da avaliação. A avaliação final: O exame pode ser feito em dois momentos (1ª e 2ª fase) e respeita o Regulamento Específico de Avaliação de Conhecimentos da Escola de Gestão do ISCTE.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia pedagógica inclui a exposição sistematizada, exercícios práticos e discussões em sala de aula, análise de casos (em pequenos grupos) e trabalho autónomo de estudo e análise de sistemas de avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias pedagógicas estão ajustadas ao objectivo geral da UC e aos objectivos específicos de aprendizagem (O1-O4) do seguinte modo: Exposições de sistematização de conceitos e técnicas: O1 Exercícios práticos e discussões em sala de aula: O1, O2, O4 Análise de casos (em pequenos grupos): O2, O3 Trabalho autónomo de estudo e análise de sistemas de avaliação: O1, O2, O3 O4 Por sua vez, os instrumentos de avaliação permitem avaliar quer o domínio conceptual e teórico (frequência e trabalho individual) quer a análise técnica das ferramentas e sistemas (trabalho individual e de grupo).
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais devem contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Nascimento, G., Pereira, A. (2015). GRH para gestores in Ferreira,A., Martinez, L., Nunes, F. e Duarte, H. (org.). Lisboa: RH Editora. - Trost, A. (2017). The end of performance appraisal: a practitioners' guide to alternatives in agile organisations. Cham: Springer. - Aguinis, H. (2013). Performance Management. Harlow: Pearson.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Murphy K. and Cleveland, J. (1995). Understanding performance appraisal. Sage Publication. - Deblieux, M. (2003). Performance Appraisal: Source Book. Virginia: Society for Human Resource Management. - Fletcher, C., Williams, R. (2016). Appraisal improving performance and developing the individual. London: Routledge. - Arvey, R. and Murphy, K. (1998). Performance evaluation in work settings. Annual Review of Psychology. Vol. 49, pp. 141-168;
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16