Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03844
Acrónimo :
ADGRHII
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Inscrição na rede do ISCTE-IUL, password e login de acesso à rede e utilização regular do e-mail e da plataforma Moodle utilizada no ISCTE-IUL.

Objetivos Gerais / Objectives


Aplicar a Análise de dados descritiva e inferencial (univariada e multivariada) a problemas concretos dos domínios empresarial e económico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Compreender , analisar e resumir conhecimentos sobre a realidade empresarial e/ou económica de forma eficaz. OA2. Aplicar técnicas estatísticas descritivas e inferenciais necessárias para entender a realidade empresarial e/ou económica , complementando-as com o software estatístico IBM-SPSS. OA3. Analisar de forma crítica na tomada de decisão, os resultados descritivos e inferências, respeitantes aos testes paramétricos e não paramétricos,às tabelas de contingência, às medidas de associação, e aos Modelos Anova. OA4. Saberem manejar de forma eficiente o software informático . OA5. Saberem produzir trabalhos de forma autónoma e eficiente, onde definem a natureza das variáveis, suas medidas, objetivos a alcançar e interpretação dos resultados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Tipos de variáveis, estatística descritiva vs indutiva CP2: Revisão da análise descritiva e exploratória dos dados: tabelas, gráficos, medidas de localização, dispersão, simetria, achatamento, testes e desvios à normal. CP3: Inferência estatística: conceitos básicos, hipóteses, erros, função potência, regra de decisão, testes paramétricos e não paramétricos, e medidas de associação. CP4: Relação entre variáveis qualitativas: análise de tabelas de contingência (teorema de Bayes, testes do Qui-Quadrado, ods ratio, risco relativo, Kappa de Cohen). CP5: Sensibilidade, especificidade, rácio de verosimilhança. CP6: Testes não paramétricos para amostras independentes: Kolmogorov-Smirnov/Shapiro Wilk; Mann-Whitney; Kruskal-Wallis . CP7: One-Way Anova e testes t para amostras independentes.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - CP1, CP2, pois a compreensão da análise aplicada à realidade empresarial exige o conhecimento das estatisticas necessárias que dependem da natureza das variáveis e da exploração dos dados e sua validação. OA2 - CP2, CP3 Devido à complexidade dos dados e sua dimensão o dominio descritivo e inferecnial necessiata cada vez mais da sua complementaridade de ferramentas informáticas. OA3 - CP4, CP5, CP6 A tomada de decisão precisa necessita da compreesão e domínio das técnicas estatísticas de Análise de dados. OA4 - CP2, CP3, Cp4 5, CP6 , CP7 A ligação entre a teoria e a aplicação prática dos modelos necessita da aplicação dde forma eficiente do IBM-SPSS. OA5 - CP2 a CP7, Porque a realização de trabalhos necessita da compreensão teórica dos modelos tanto a nivel descritivo como inferencial de forma eficiente para a progressão autónoma do aluno.

Avaliação / Assessment


Regime de avaliação ao longo do semestre e em exame Avaliação ao longo do semestre, que inclui: i) avaliação individual sobre a matéria dada semanal, que totaliza 50% da nota, distribuida em váriios períodos, com a seguinte pontuação: 15% que resume a parte teórica, e outra de 35% da feitura de trabalhos; ii) um teste individual feito nas últimas aulas, que inclui componente teorica e prática. Cada avaliação tem de ser >=8 valores. Avaliação por exame, na primeira, segunda época ou época especial: consta de duas partes (teórica 50%+prática 50%). Cada prova >=8 valores. Nota final ponderada, arredondada às unidades, terá de ser igual ou superior a 10.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes: ME1: Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2: Ativas e interrogativas para um conhecimento mais robusto dos temas, para criar aptidões essenciais para a vida profissional e investigação futura. ME3: Participativas, para uma maior interação de conhecimentos, e uma maior valorização autónoma.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ME1- OA1, a exposição teórica é fundamental para a introdução dos conceitos fundamentais a serem aplicados para se compreender e analisar a realidade empresarial e/u económica, e para um desenvolvimentos autónomo do aluno ME2- OA 2, 3 e 4 , pois a aprendizagem dos vários modelos e suas aplicações necessita do trabalho critico do aluno. ME3- OA 2, 3, 4, 5, pois a participação dos alunos torna as aulas ativas e motivantes, o que facilita uma aprendizagem mais eficiente.

Observações / Observations


A avaliação ao longo do semestre é constituída por várias provas distribuidas aos longo das semanas, incluindo uma parte teórica (15%) e uma prática (35%) , terminando com um teste que totaliza toda a matéria, sendo feito com a complementaridade do IBM-SPSS (50%). A valiação em exame (1, 2 ou época especial) consta de duas partes teórica (50%) e prática (50%). No Moodle incluem-se documentos de apoio às aulas bem como as referências bibliográficas .

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Raul M. S. Laureano (2020)Testes de Hipóteses e Regressão: o meu manual de consulta rápida. - Lisboa : Sílabo. Carvalho, Adelaide (2015). Exercícios de Excel para Estatística. FCA. Newbold, Carlson &Thorne (2013). Statistics for Business and Economics. Pearson

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Raul M. S. Laureano (2013) Testes de hipóteses com o SPSS : o meu manual de consulta rápida - 2ª ed. rev. e actualiz. - Lisboa : Sílabo. -Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2012) Exercícios de Estatística Aplicada - Vol. 1, 2ªed, Lisboa: Sílabo. -Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2016) Estatística Aplicada (Vol. 2), 5ª ed., Lisboa: Sílabo. -Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2015) Estatística Aplicada (Vol. 1), 6ª ed., Lisboa: Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-05