Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03844
Acrónimo :
ADGRHII
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, conheçam os conceitos básicos de probabilidades, de variável aleatória e das funções e parâmetros associados; conheçam as distribuições estatísticas mais importantes; possuam conhecimentos básicos de amostragem; conheçam os conceitos e métodos mais importantes no âmbito da inferência estatística e sejam capazes de identificar e aplicar, com auxílio de software estatístico, os métodos adequados a cada problema concreto, em contextos empresariais e das instituições em geral.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Conhecer e utilizar os principais conceitos de probabilidades, de variável aleatória e das funções estatísticas e parâmetros associados. OA2. Conhecer as distribuições de probabilidades teóricas mais importantes e cálculo das respetivas probabilidades. OA3. Conhecer e utilizar conceitos básicos de amostragem OA4. Conhecer e utilizar os principais conceitos de inferência estatística. OA5. Ser capaz de construir um intervalo de confiança para um parâmetro populacional. OA6. Conhecer e identificar os testes paramétricos e não paramétricos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1: Teoria das probabilidades: Conceitos de probabilidade. Axiomas e teoremas. Probabilidades condicionadas. Acontecimentos independentes. CP 2: Variáveis aleatórias Discretas (funções de variáveis aleatórias e seus parâmetros). Distribuições Bernoulli e Binomial. CP 3: Variáveis aleatórias Contínuas (funções de variáveis aleatórias e seus parâmetros). Distribuição Normal. CP 4: Conceitos básicos de amostragem CP 5: Estimação por intervalos. Método da variável fulcral. CP 6: Testes de hipóteses. Formulação das hipóteses. Testes de hipóteses paramétricos: testes de hipóteses para uma população: uma média, duas médias com amostras emparelhadas e amostras independentes. Teste de Levéne à igualdade de variâncias. Análise da variância simples (ANOVA): hipóteses e pressupostos. Testes de comparação múltipla. Testes não paramétricos: Testes de ajustamento do Qui-Quadrado, Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk; teste de independência do Qui-Quadrado.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP2, CP3 OA3 - CP4 OA4 - CP5, CP6 OA5 - CP5, CP6 OA6 - CP5, CP6

Avaliação / Assessment


ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2: Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. ME3: Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento das aulas. | Avaliação periódica: 1-teste intermédio (10%) + trabalho de grupo (30%) + teste escrito final (60%) 2-nota mínima de 8 valores no teste escrito final ;3-presença em, pelo menos, 80% das aulas;4-uma inscrição prévia nos testes. O processo de inscrição será detalhado pelo docente, em sala de aula. Avaliação por exame: Teste escrito (100%). Os estudantes abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" devem contactar o docente.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ME1 - Todos os OA ME2 - todos os OA ME3 - todos os OA

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Raul M. S. Laureano (2020)Testes de Hipóteses e Regressão: o meu manual de consulta rápida. - Lisboa : Sílabo. Carvalho, Adelaide (2015). Exercícios de Excel para Estatística. FCA. Newbold, Carlson &Thorne (2013). Statistics for Business and Economics. Pearson

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Raul M. S. Laureano (2013) Testes de hipóteses com o SPSS : o meu manual de consulta rápida - 2ª ed. rev. e actualiz. - Lisboa : Sílabo. -Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2012) Exercícios de Estatística Aplicada - Vol. 1, 2ªed, Lisboa: Sílabo. -Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2016) Estatística Aplicada (Vol. 2), 5ª ed., Lisboa: Sílabo. -Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2015) Estatística Aplicada (Vol. 1), 6ª ed., Lisboa: Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16