Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade visa fornecer aos alunos(as) competências práticas de aplicação da análise de conteúdo recorrendo a um programa informático especializado: MAXQDA.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Conhecer as diferentes formas de desenvolver análise de conteúdo com recurso ao MaxQda e saber adaptá-las e potencializá-las a diversos tipos de suporte: entrevista, entrevista de grupo, artigos de imprensa, entre outros materiais possíveis; OA2 - Planear e executar um desenho metodológico de análise de conteúdo com recurso ao MaxQda, adaptado ao material e aos objectivos analíticos; OA3 - Apresentar os respetivos outputs em formato de relatório ou outro produto científico.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 Introdução à Análise de conteúdo 1.1 Tradições e pesquisas qualitativas 1.2 Análise de conteúdo (teoria) : história, mitos e definições 1.3 Análise de conteúdo (prática) : funções, objectivos, organização e exemplos 2 Organização de uma base de dados 2.1 O material e tipos de documentos 2.2 As regras na construção de categorias 2.3 As variáveis 3 A codificação 3.1 Os tipos de codificação (e implicações) 3.2 As cores e os níveis das categorias 4 Os outputs 4.1 Clássicos Textuais 4.2 Palavras 4.3 Gráficos Retratos de documentos Codeline Gráfico de comparação de documentos Nuvens de palavras 4.4 Quantitativos Frequências das categorias Estatísticas das subcategorias Cruzamento das categorias Cruzamento dos textos com as categorias Cruzamento das variáveis com as categorias Análise de semelhança entre documentos 5 Apresentação e discussão de resultados 5.1 Desenho da análise de conteúdo 5.2 Apresentação e discussão dos resultados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa operacionaliza os objetivos e competências que se pretendem atingir existindo uma forte ligação entre conteúdos e objetivos. Nomeadamente: OA1 - CP1, CP2, CP3 OA2 - CP2, CP3, CP4, CP5 OA3 - CP5
Avaliação / Assessment
O aluno pode optar entre duas formas de avaliação: a) Avaliação periódica: os alunos serão avaliados com base na realização de um relatório de análise de conteúdo de entrevistas individuais, entrevistas de grupo ou análise documental à escolha do aluno (100% da nota final). O acesso à avaliação exige a assiduidade a pelo menos 70% das aulas da unidade curricular. b) Avaliação por exame final: teste prático em MaxQda (100% da nota). É esperado que os estudantes produzam trabalhos originais, baseados em critérios de autoria responsável, e que sejam eles mesmos a produzir o texto que ordena as ideias que pretendem transmitir. Os trabalhos serão avaliados pelo seu rigor autoral e bibliográfico, bem como à luz do código de conduta ética na investigação (https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2022/01/24/1643044824553_Co_digo_de_Conduta_E_tica_na_Investigac_a_o_ISCTE.pdf)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta unidade corresponde a 6 ECTS, 21 horas (TP20; OT1) de contacto e 129 horas de trabalho autónomo. Os métodos de ensino visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para os objetivos de aprendizagem. As aulas teórico-práticas fornecem informação teórica e aplicação prática na análise de conteúdo com software. A tutoria oferece um apoio aos projetos e os alunos recebem feedback.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos remetem para a aquisição de conhecimentos, capacidade de compreensão e de aplicação. A exposição teórica permitirá operacionalizar todos objetivos de aprendizagem contribuindo para o aumento de conhecimentos e compreensão e apoiando a aplicação. As demonstrações, os exemplos e os exercícios visam o desenvolvimento de competências de aplicação, incidem assim, nos objetivos 2 e 3. O trabalho autónomo dos alunos será orientado e incentivado de acordo com um plano elaborado pelo docente e visa o desenvolvimento das competências necessárias para a concretização dos objetivos de aprendizagem. Este plano inclui a indicação de leituras específicas e atividades a serem desenvolvidas.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bardin, Laurence (2008), Análise de Conteúdo, Edições 70. Bryman, A. (2012). Social Research Methods. Oxford: Oxford University Press Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2000). Handbook of Qualitative Research. London: Sage Freitas, F. (2013). Coding qualitative data using MAXQDA 11. In Rosaline Barbour?s Introducing Qualitative Research: A Student's Guide. London: SAGE Publications. Kuckartz, Udo; Stefan Rädiker (2019), Analyzing Qualitative Data with MAXQDA. Text, Audio, and Video; Springer, Berlin. MAXQDA 12 Reference Manual, Verbi Software, Berlin (disponível online) Rädiker, Stefan; Udo Kuckartz (2020), Focused Analysis of Qualitative Interviews with MAXQDA. Step by step, Maxqda Press (disponível online)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Atkinson, Paul (2005), Qualitative Research ? Unity and diversity, Forum: qualitative social research, Vol. 6 (3), art. 26. Evers, Jeanino (2011), From the past into the future. How technological Developments Change Our Qays of data Collection, Transcription and Analysis, Forum: qualitative social research, Vol. 12 (1), art. 38. Freitas, F. (2013). Coding qualitative data using MAXQDA 11. In Rosaline Barbour?s Introducing Qualitative Research: A Student's Guide. London: SAGE Publications. Gobo, Giampietro (2005), The renaissance of qualitative methods, Forum: qualitative social research, Vol. 6 (3), art. 42. Maryring, Philipp (2000), Qualitative content analysis, Forum: qualitative social research, Vol. 1 (2), art. 20. Teixeira, Alex Niche e Fernando Becker (2001), Novas possibilidades da pesquisa qualitativa via sistemas CAQDAS, Sociologias, Porto Alegre, ano 3, nº5, pp. 91-113.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16