Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Métodos de Pesquisa Social
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Frequência de licenciatura, de preferência em ciências sociais e humanas. Alguma familiaridade com programas informáticos de tratamento estatístico.
Objetivos Gerais / Objectives
OG1- Promover o conhecimento em torno da identificação, compreensão e utilidade da análise de conteúdo no panorama da análise de dados qualitativos em ciências sociais. OG2- Permitir o conhecimento prático do funcionamento do software Maxqda®, das suas potencialidades, limitações maiores adequabilidades a materiais e formatos. OG3- Promover o conhecimento prático de construção e codificação da base de dados categoriais de materiais diversos OG4- Promover o desenvolvimento das competências em torno dos procedimentos e interpretação dos outputs numéricos textuais e gráficos em Maxqda ®. OG5- Conhecer e praticar as melhores formas de apresentação dos resultados de análise de conteúdo em artigo ou relatório.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1- Identificar os objetivos e materiais adequados ao desenvolvimento da análise de conteúdo, bem como reconhecer as potencialidades e desafios no uso de CAQDAS. OA2- Conhecer o funcionamento da Maxqda (como importar documentos, organizar o material, exportar e importar dados). OA3- Ter competências práticas de como importar e organizar o material, conhecer as regras de seleção dos documentos e da criação de categoriais, e as várias formas de codificação em Maxqda. OA4- Saber adaptar a variedade de outpots gráficos (document portraits, tag cloud, codeline, etc.), numéricos (code matrix browser, code relation browser, sub codes statistics, etc.)) e textuais aos diferentes objetivos ou etapas de uma análise de conteúdo. OA5- Saber que tipo de outputs e que formato é admissível de ser apresentados em artigos ou em relatórios.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1- Análise de Conteúdo -Tradições qualitativas e quantitativas - Pesquisas qualitativas nas ciências sociais - Entrevistas - Mitos, história e definições de análise de conteúdo - Funções objetivos e exemplos de análise de conteúdo CP2- CAQDAS: potencial e limitações - Críticas e limitações - Vantagens e potencialidades - Obstáculos técnicos, analíticos e epistemológicos - Layout e principais funções do programa CP3- Do material à base de dados - Como importar, abrir, editar e criar documentos - Regras para a seleção dos documentos - Regras e etapas para a criação de categorias - A codificaçãoo - As variáveis CP4- Da base dados aos outputs - Funcionalidades para a análise (Busca lexical, variáveis, frequência das categorias, code-relation browser, code-matrix browser) - Outputs gráficos (documentportrait, document comparison chart, codeline, tag cloud, etc.) - Textual outputs CP5- Os resultados - Como exportar - O que exportar - Como interpretar - Como apresentar
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OG1/ OA1- CP1 OG2/ OA2- CP2 OG3/ OA3- CP3 OG4/ OA4- CP4 OG5/ OA5- CP5
Avaliação / Assessment
Avaliação final: realização de um trabalho em maxqda, incluindo construção de base de dados e relatório
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
PEA 1-A primeira aula terá um carácter mais introdutório e expositivo,com vista à homogeneização dos conhecimentos mínimos sobre análise de conteúdo PEA 2-As aulas seguintes terão um carácter prático muito forte,sendo indispensável a prática dos procedimentos em Maxqda durante a duração de cada uma das aulas PEA 3-A última aula terá um carácter prático mas não apenas Maxqda como também com outros programas com que a comunicação e exportação de dados frequentemente ocorre (como o word ou excel)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
PEA1 - OG1 PEA2 - OG2, OG3, OG4 PEA3 - OG5
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Fielding, Nigel G. (2004). The resurgence, legitimation and institutionalization of qualitative methods. In Bergman, Max M. & Thomas, Samuel Eberle (Eds.), Qualitative Inquiry. Bern: Swiss Academy of Humanities and Social Sciences. Evers, Jeanino (2011), From the past into the future. How technological Developments Change Our Qays of data Collection, Transcription and Analysis, Forum: qualitative social research, Vol. 12 (1), art. 38. Denzin, Norman K. e Yvonna S. Lincoln (1998) The Landscape of Qualitative Research : Theories and Issues, Sage: California. Denzin, Norman K. (2001), ?The reflexive interview and a performative social science?, Qualitative Research, Vol I (1), 23-46. Bourdieu, Pierre (1997 [1993]), Razões Práticas: Sobre a Teoria da Acção, Oeiras, Celta. Bardin, Laurence (2009[1977]), Análise de Conteúdo, Edições 70, Coimbra. Atkinson, Paul (2005), Qualitative Research ? Unity and diversity, Forum: qualitative social research, Vol. 6 (3), art. 26.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
E material de apoio e fichas técnicas dos vários procedimentos nos softwares, produzido e fornecido pela docente. Vala, Jorge (1986), A análise de conteúdo, in Silva, Augusto Santos e José Madureira Pinto (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, Edições Afrontamento, Porto. Thompson, Paul (2004), ?Researching family and social mobility with two eyes: some experiences of the interaction between qualitative and quantitative data?, International Journal of Social Research Methodology, vol. 7 (3), pp. 237-257. Teixeira, Alex Niche e Fernando Becker (2001), Novas possibilidades da pesquisa qualitativa via sistemas CAQDAS, Sociologias, Porto Alegre, ano 3, nº5, pp. 91-113. Poirier, Jean, Simone Clapier-Valladon e Paul Raybaut (1999 [1983]), Histórias de vida. Teoria e Prática, Oeiras, Celta. Neuendorf, Kimberly A. (2002), The content analysis guidebook, Sage, California. Maryring, Philipp (2000), Qualitative content analysis, Forum: qualitative social research, Vol. 1 (2), art. 20. Lewins, Ann e Christina Silver (2006), Choosing a CAQDAS Package, disponível em http://cue.berkeley.edu/qdaarticle.pdf Krippendorff, Klaus (2004), Content Analysis. An introduction to its methodology, Sage, California. Konig, Thomas (n.a), CAQDAS ? A primer, disponível em http://www.restore.ac.uk/lboro/research/software/caqdas_primer.php Kelle, Udo (1997), Capabilities for Theory Building & Hypothesis Testing in Software for computer aided qualitative analysis. Data Archive Bulletin May, 1997 nº 65. Gobo, Giampietro (2005), The renaissance of qualitative methods, Forum: qualitative social research, Vol. 6 (3), art. 42. Foody, William (1997 [1993]) Como perguntar. Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários, Celta Editora, Oeiras.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16