Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
Este curso deve introduzir o aluno para os diferentes temas enumerados abaixo de forma a criar alguma familiaridade ou refrescar conhecimentos adquiridos no passado: - Modelos de avaliação de empresas; - Conceitos básicos de análise de rendibilidade e risco.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1) Compreender o funcionamento dos mercados de capitais 2) Compreender o trade-off entre risco e retorno 3) Dominar diferentes tipos de modelos de avaliação de empresas
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Fundamentos de Investimento em Participações 1.1. Tipos de Títulos de Participação e suas Características 1.2. Mercados de ações: Características, Instituições e Referências Organização e Funcionamento dos Mercados de Valores Mobiliários; Índices e Benchmarks dos Mercados de Valores Mobiliários 1.3. Avaliação do Mercado de Capitais e Análise de Retorno 1.4. Análise Fundamental e Valorização de Títulos de Participação Individual no Capital Próprio 2. Avaliação de Empresas 2.1. Características específicas das empresas/acções; Análise e medição do crescimento; Estrutura de capital e política de dividendos; EPS, Price-to-Enings (P/E), Price-to-Book Value (P/B) e Price-to-Sales (P/S); Price-to-Dividends (P/D), 2.2. Modelos de desconto de dividendos (DDM) 2.3. Free cash flow-to-equity e free cash flow-to-the firm approaches 2.4. Abordagem de avaliação relativa
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de consistência" decorre da interligação do programa de estudos com os objetivos de aprendizagem (GL) e é explicada a seguir: LG1, LG2 - Pontos do programa: 1. LG3 - Pontos do Syllabus: 3.
Avaliação / Assessment
O sistema de avaliação é composto por: 1. Exame (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para contribuir para a aquisição e/ou desenvolvimento de competências, de acordo com os resultados estabelecidos, serão utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem (LM): 1. Expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativa, com análise e resolução de exercícios de aplicação; 3. Ativo, com a realização de trabalhos individuais e de grupo; Estudo autónomo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como contemplado no Planeamento de Turmas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitem cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de Aprendizagem-ensino (MAE) / Objetivo de Aprendizagem (OA) MAE1. Expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência ? Todos os OA MAE2. Participativa, com análise e resolução de exercícios de aplicação ? Todos os OA MAE3. Activo, com a realização de trabalhos individuais e de grupo - Todos os OA MAE4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento de Aulas ? Todos os OA
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
OECD (2014), Risk Management and Corporate Governance, Corporate Governance, OECD Publishing, Chapter 1. Koller, T., M. Goedhart and D. Wessels, 2015, Valuation: Measuring and Managing the Value of Companies, John Wiley & Sons, 6th edition
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16