Métodos de Ensino e Avaliações

A perspectiva pedagógica desta disciplina valoriza a aplicação prática dos conceitos e técnicas de intervenção e avaliação, o incentivo a utilização de metodologias de investigação, a leitura e discussão de textos e a apresentação de trabalhos pelos alunos como forma de aprendizagem activa dos mesmos. Por isso, os alunos são vivamente aconselhados a terem uma participação activa durante as aulas, a exprimirem os seus conhecimentos e pontos de vista e a exporem as suas dúvidas. Também por isso a avaliação não é feita por exames, mas inclui sobretudo trabalhos de aplicação prática. Para que haja uma adequação entre o que é pedido e a sua realização, os alunos são aconselhados a aferirem a evolução dos seus trabalhos com as docentes da cadeira durante as aulas, assim como nos tempos de atendimento disponibilizados. A unidade curricular está estruturada em aulas teórico-práticas, envolvendo a apresentação de métodos e técnicas de avaliação e intervenção com crianças de forma expositiva em grande grupo, alternada com a apresentação e discussão com a turma de exercícios de aplicação. | Os alunos podem frequentar esta disciplina em regime de avaliação contínua ou de exame final. Para serem admitidos em regime de avaliação contínua deverão: ?Apresentar às docentes da cadeira a ficha de inscrição durante a primeira semana de aulas; ?Estar presentes nas aulas (só são admitidas 3 faltas não justificadas) Realizar os dois trabalhos propostos (um trabalho de grupo e um trabalho individual): 1. O trabalho de grupo inclui: 1) a aplicação prática de um método de avaliação quantitativa apresentado e discutido na aula; 2) a cotação do resultado da avaliação e o resumo dos dados num formulário fornecido pela equipa docente; 2. O trabalho individual inclui a seguintes secções: 1) escolha de um domínio de desenvolvimento para intervenção grupal a partir dos dados fornecidos pela equipa docente; 2) desenho fundamentado de um plano de intervenção grupal com vista a esse domínio. O portfolio deverá conter os 2 elementos do trabalho, podendo incluir em anexo quaisquer instrumentos ou materiais adicionais que considere importantes. O trabalho de grupo conta 40% para a nota final. O trabalho individual conta 60% para a nota final. A realização dos trabalhos tem prazos de concretização e entrega claros, que são definidos com os alunos. Ficam aprovados os alunos que obtiverem uma nota final igual ou superior a 9,5 valores. Os alunos que obtiverem uma nota inferior poderão realizar a UC por exame (1ª e/ou 2ª épocas).