Métodos de Ensino e Avaliações
Esta UC corresponde a 6 ECTS, envolvendo aulas teórico-práticas e orientações tutoriais, bem como trabalho autónomo de cada aluno em leituras, realização de trabalhos e preparação para as avaliações escritas. Assim, espera-se que os alunos sejam responsáveis não só pelas matérias leccionadas durante as aulas, mas também estejam familiarizados com temáticas referentes às leituras realizadas individualmente dentro da bibliografia de base e específica. Nas aulas teórico-práticas, os alunos deverão estar presentes em, pelo menos, 75% das aulas. As aulas terão uma componente prática apoiada na realização e discussão de exercícios individuais e de grupo. | Os alunos podem frequentar esta UC em regime de avaliação contínua ou de exame final. Para serem admitidos em regime de avaliação contínua deverão: - Estar presentes nas aulas (pelo menos 75%); - Realizar as duas actividades de avaliação contínua (ver abaixo). 1. Breve ensaio individual sobre famílias multi-problemáticas de 8 páginas (Max, mais referências), com introdução teórica, apresentação e caracterização de uma família (com quem trabalham ou da literatura), e análise reflexiva face a conteúdos da UC. 2. Proposta de intervenção enquanto Psicólogo Comunitário após visionamento de um filme sobre famílias em risco nas Honduras. Apresentação e discussão na aula. A proposta, realizada e apresentada na aula, deverá ser criada em grupos de três alunos e incluir uma reflexão crítica do objectivo, grupo alvo, duração, métodos e meios. A realização dos trabalhos tem prazos de concretização e entrega claros, que são definidos com os alunos. Ficam aprovados os alunos que tenham a nota média das duas actividades superior a 9,5 e frequentem assiduamente as aulas da UC. Os alunos que reprovem na avaliação contínua, poderão realizar um exame final.