Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04427
Acrónimo :
AIGLSS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
66.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
67.0h/sem
Trabalho Autónomo :
83.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Será capaz de explorar criticamente as questões contemporâneas que têm impacto na gestão e liderança no serviço social; de avaliar criticamente novas teorias e modelos de gestão e liderança e a sua relevância para a prática do serviço social; de mostrar originalidade na sua aplicação de conhecimentos. Será capaz de demonstrar a coragem moral para empregar estratégias que tanto capacitam os clientes como levam outros a adoptar a promoção da justiça social; para compreender como as organizações são dirigidas, comunicar clara e sensivelmente, e advogar pela mudança; para desenvolver soluções criativas para responder às necessidades da carreira dos jovens. Serão capazes de motivar;instruir e disciplinar as pessoas de que são responsáveis; utilizar as capacidades de comunicação verbal e não verbal para estabelecer e manter relações de respeito mútuo, aceitação e confiança. Serão capazes de realizar uma auto-reflexão crítica e de promover uma cultura de reflexão crítica na sua organização.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


a)Liderança e gestão dentro de um quadro de ajuda, abordagem - com base na competência. b)Estilos de liderança, objectivos e missão do processo de ajuda, contexto, cultura. c)Liderança - individual, grupo, equipa, comunidade, nível organizacional. Mudança, suas características e necessidades, gestão da mudança; d)Situação difícil na liderança/gestão, lidar com problemas, resolver conflitos, liderar procedimentos eficazes de tomada de decisão. Autoconsciência dos líderes, auto-reflexão, supervisão e liderança da gestão. II - Liderança colaborativa no serviço social: a) Princípios de colaboração. Trabalho adaptativo. Tomada de decisões baseada na ausência de consenso; b) Liderança Colaborativa na sociedade contemporânea: como bases. Complexidade e criatividade. Liderança transformacional. Liderança da mudança; c) Práticas de colaboração bem sucedidas. Etapas de um processo colaborativo. Modelos de trabalho multi-agências. III - Abordagem Inovadoras

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: CP1; CP2; CP3; CP8 OA2: CP5; CP6; CP7 OA3: CP4; AO4; CP1; CP4; CP8

Avaliação / Assessment


1) centrado no aluno, desenvolve a independência e promove a responsabilidade, permite a aprendizagem ao longo da vida 2) O ensino inclusivo refere-se a métodos de ensino e aprendizagem concebidos para envolver activamente todos os estudantes. 3) discussões, estudos de casos, aprendizagem reflexiva, aprendizagem baseada em problemas, workshops, etc. 4) Incorporando o método de aprendizagem reflexiva no processo de estudo, auto-avaliar, desenvolver melhor organização e gestão do tempo. | Ensaio: 5% Papel escrito (Resumo): 60% Revisão: 30% Participação activa na formação prática: 5%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1) centrado no aluno, desenvolve a independência e promove a responsabilidade, permite a aprendizagem ao longo da vida 2) O ensino inclusivo refere-se a métodos de ensino e aprendizagem concebidos para envolver activamente todos os estudantes. 3) discussões, estudos de casos, aprendizagem reflexiva, aprendizagem baseada em problemas, workshops, etc. 4) Incorporando o método de aprendizagem reflexiva no processo de estudo, auto-avaliar, desenvolver melhor organização e gestão do tempo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os métodos de ensino, sem descurar a aprendizagem com base na teoria, nos conceitos, vão privilegiar os exercícios com base na articulação teoria-prática, com a abordagem a situações concretas, desenvolvendo o pensamento analítico e crítico aplicado à resolução de problemas

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2023-09-11