Métodos de Ensino e Avaliações
São articuladas aulas teóricas com aulas de seminário. No início do semestre é fornecida aos estudantes uma planificação da cadeira aula a aula com indicação das leituras requeridas para cada aula (syllabus). Os estudantes podem, assim, organizar antecipadamente as leituras quer para apresentação individual quer para debate em seminário. É, além disso, fornecido um ?banco? de artigos em PDF, a fim de estimular a pesquisa. São estimulados exercícios de observação etnográfica, particularmente com as comunidades migrantes de Lisboa ? hindu e muçulmana. No seu conjunto, estes instrumentos têm como objectivo desenvolver as seguintes competências dos alunos: ? Percepção da centralidade do olhar etnográfico ? Apreensão da diversidade social e religiosa ? Problematização do eurocentrismo ? Sentido humanista e cívico ? Comunicação oral e debate ? Comunicação escrita | A avaliação tem três componentes principais assiduidade e participação na aula (15%), seminário (25%) e dois trabalhos escritos (60%), nos termos descritos abaixo (processo de ensino-aprendizagem).