Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03524
Acrónimo :
AISSS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Adquirir competências e conhecimento que fomentem a visão integral do doente e o papel central do cidadão no sistema de saúde, contribuindo para uma prática profissional nas Organizações de Saúde, adequada à integração de cuidados e baseada em evidências. Desenvolver uma abordagem de análise crítica perante situações complexas do campo da saúde.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Conhecer os modelos organizacionais de Cuidados Integrados em Saúde, que fomentam as práticas e experiencias de cuidados integrados; Aprofundar a reflexão multidimensional e integrada acerca dos fenómenos sociais relacionados com a saúde; Identificar e compreender as necessidades complexas na sua relação com os cuidados integrados de saúde; Aprofundar o domínio de instrumentos metodológicos e técnicos conducentes a uma prática baseada em evidência e de avaliação da sua complexidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Conhecimento sobre a organização dos cuidados de saúde, 2.Conceitos de Cuidados Integrados em Saúde 3.Modelos e níveis de análise e avaliação em cuidados integrados 4.Implementação de Modelos Integrados de Cuidados: Perspetiva Internacional e Nacional 5.Integração de Cuidados: Contributos do Serviço Social 6.Prática Baseada na Evidência 7.Complexidade da Intervenção Social em saúde 8.Estudos de caso e aplicações.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os Conteúdos programáticos procuram preparar os estudantes para uma intervenção em serviço social suportada em saberes teóricos. Em resposta aos objetivos, desenvolvemos o método reflexivo e crítico, não só sobre a própria intervenção, mas também sobre a própria realidade de intervenção social, através dos referenciais Teórico-metodológicos e instrumentais.

Avaliação / Assessment


Regime de avaliação periódica. A avaliação consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa (num máximo de 8 páginas). Avaliação por exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Exposição teórica da matéria em momentos relevantes do programa. - Análise e interpretação de documentos pelos alunos. - Pesquisa de informação por parte dos alunos. - Trabalho de campo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino é caracterizada por exposição e debate, promovendo um método reflexivo, expresso nos objetivos do seminário aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência quando aplicados no exercício profissional.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Suter, E., Oelke, N., Adair, C., Waddell, C., Armitage, G., & Huebner, L. (2007). Health Systems Integration? Definitions, Processes & Impact: a research synthesis. Disponível via Alberta Health Services em: http://www.albertahealthservices.ca/researchers/if?res?hswru?hs?integration?report?2007.pdf; of Health Systems and Pu Santana, R., & Costa, C. (2008). A integração vertical de cuidados de saúde: aspetos conceptuais eorganizacionais. Revista Portuguesa de Saúde Pública, Volume temático: 7, 29?56; ACS (2012). Plano Nacional de Saúde 2012/2016. Objetivo para o Sistema de Saúde ? Obter Ganhos em Saúde. Alto Comissariado da Saúde; ACS (2011). Plano Nacional de Saúde: 2011?2016. Estratégias para a Saúde: Objectivos para o Sistema de Saúde ? Reforçar o Suporte Social e Económico na Saúde e na Doença (Versão Discussão). Alto Comissariado da Saúde; Ahgren, B., & Axelsson, R. (2005). Evaluating integrated health care: a model for measurement. International Journal of Integrated Care, 5;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Thyer BA Evidence-based practice and clinical social work Evidence-Based Mental Health 2002;5:6-7. Drake, R. E., Goldman, H., Leff, H. S., Lehman, A. F., Dixon, L., Mueser, K. T., et al. (2001). Implementing evidence-based practices in routine mental health service settings. Psychiatric Services, 52(2), 179-182. Webb, Stephen (2001) Some considerations on the validity of evidence-based practice in social work. British Journal of Social Work, 31, 57-79. Thyer, B. A. (2004). What Is Evidence-Based Practice?. Brief Treatment & Crisis Intervention, 4(2), 167-176. doi:10.1093/brief-treatment/mhh013 ; Social Work Policy Institute (2010) Evidence-based practice: Partnerships to promote evidence-based practice. Retrieved from http://www.socialworkpolicy.org/research/evidence based-practice-2.html; Lloyd J, Wait S. Integrated care: A Guide for Policymakers. London, Alliance for Health and the Future, 2005; Serafim, Rosário e Espírito Santo, Inês (2013), Criação e Validação de uma Escala de Complexidade da Intervenção Social com Adultos em Contexto Hospitalar (ECISACH). CIES e-Working Paper N.º 152/2013: http://cies.iscte-iul.pt/np4/?newsId=453&fileName=CIES_WP152_Serafim_e_Santo.pdf; Carballeda, A. J. M. (2010), ?Problemáticas sociales complejas y políticas públicas?,Revista CS en Ciencias Sociales, 1, Santiago de Cali, Universidad Icesi, pp. 261-272; Úcar, X. (2010), ?El trabajador social entre la complejidad social y las profesiones de lo social?, em A. Rodriguez e E. E. A. Raya (orgs.), Una Europa Social y Plural. Actas del VII Congreso Estatal de las Escuelas Universitarias de Trabajo Social, pp. 145-153; Hood, Rick (2018) Complexity in Social Work Sage Publications Ltd; Stanhope V., Videka L., Thorning H., McKay M., (2015). Moving Toward Integrated Heatth: An Opportunity for Social Work, Social Work in Health Care, 54:5, 383-407; Shaw, S. & Rosen, R. (2011) What is integrated care? An overiew of integrated care in the NHS. Nuffeldtrust;

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16