Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04642
Acrónimo :
AM
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
2.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
22.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


140 - Formação de professores / formadores e ciências em educação

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular aborda os principais conceitos, teorias e modelos aplicados na elaboração de recursos multimédia para o ensino e educação. Os estudantes irão aplicar as teorias e modelos de aprendizagem multimédia no planeamento e conceção de recursos educativos digitais personalizados para objetivos de aprendizagem específicos. Serão analisados recursos educativos digitais e serão discutidas as melhores práticas para a sua construção.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Compreender os princípios e processos cognitivos na aprendizagem multimédia, incluindo a gestão da carga cognitiva e a interação entre elementos multimédia. OA2: Analisar modelos instrutivos com multimédia OA3: Avaliar a eficácia dos recursos multimédia na aprendizagem. OA4: Projetar recursos educativos digitais adaptados, relacionando-os com objetivos de aprendizagem e utilizando estratégias adequadas de adaptação. OA5: Criar recursos educativos digitais OA6: Integrar elementos multimédia em estratégias de ensino e de envolvimento OA7: Integrar de forma eficaz elementos de otimização recursos multimédia na educação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1: Introdução à Aprendizagem Multimédia -Princípios e processos cognitivos -Gestão da carga cognitiva -Interação entre elementos multimédia P2: Modelos -Modelos instrutivos com multimédia -Eficácia dos recursos multimédia na aprendizagem P3: Recursos Educativos Digitais Adaptados -Relação entre objetivos de aprendizagem e recursos multimédia -Ferramentas de criação de conteúdos para a educação P4: Multimédia Interativo e Gamificação -Incorporação de interatividade em recursos multimédia -Aprendizagem baseada em jogos -Gamificação -Jogos educativos para diferentes áreas disciplinares P5: Otimização de Recursos Multimédia na Educação -Inclusão e acessibilidade no design multimédia -Design Universal para a Aprendizagem -Considerações éticas no uso de multimédia na educação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos da UC "Aprendizagem Multimédia" estão alinhados com os objetivos de aprendizagem propostos. O P1 aborda princípios cognitivos e interação multimédia (OA1). No P2, analisam-se modelos instrutivos com multimédia e a sua eficácia (OA2 e OA3). No P3, projetam-se recursos adaptados (OA4 e OA5). O P4 foca-se em multimédia interativo e gamificação (OA6). O P5 aborda otimização multimédia (OA7).

Avaliação / Assessment


Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte: - Intervenção em 2 desafios no fórum ao longo do semestre, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, tem o peso de 20% da nota final, com nota mínima de 7,5 valores. - Realização de 2 tarefas ao longo do semestre: 1 individual e 1 em grupo. Cada tarefa e respetiva discussão tem o peso de 10% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média das 2 tarefas terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. - Primeira parte do projeto (fundamentação) e respetiva discussão oral em grupo tem o peso de 20% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. - Segunda parte do projeto (aplicação - 80% na nota do projeto) e respetiva discussão oral individual (20% da nota do projeto) tem o peso de 40% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. A UC não contempla avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC Aprendizagem Multimédia adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Tarefas, combinada com Aprendizagem Baseada em Projetos. A tutoria entre pares e o design thinking serão utilizadas como estratégias de motivação e envolvimento dos estudantes. Estas abordagens pedagógicas estão articuladas com o modelo pedagógico do Iscte, pois o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é visto como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento (conhecimento fundamental) e o ensino é centrado na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento de competências.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC é claramente demonstrada pela abordagem pedagógica adotada, que combina a Aprendizagem Baseada em Tarefas e a Aprendizagem Baseada em Projetos para atender aos objetivos específicos de cada objetivo de aprendizagem. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas e projetos com diferentes níveis de apoio e orientação docente ao longo da UC. A Aprendizagem Baseada em Tarefas será utilizada para atingir objetivos como OA1, OA2 e OA3, que exigem a compreensão dos princípios cognitivos da aprendizagem multimédia, a análise de modelos instrutivos com multimédia e a avaliação da eficácia dos recursos multimédia na aprendizagem. Por meio de tarefas específicas, os estudantes serão desafiados a aplicar os conceitos teóricos em situações práticas, promovendo uma aprendizagem significativa. A tutoria entre pares será utilizada nesse contexto para proporcionar apoio e orientação no desenvolvimento das tarefas, incentivando a colaboração e o envolvimento dos estudantes na resolução de problemas e na troca de ideias. A Aprendizagem Baseada em Projetos será adotada para cumprir os objetivos como OA4, OA5, OA6 e OA7 que envolvem a criação de recursos educativos digitais adaptados, a integração de elementos multimédia em estratégias de ensino e envolvimento e a otimização dos recursos multimédia na educação. Através de projetos práticos e desafiadores, os estudantes serão estimulados a trabalhar em grupo e individualmente para conceber, desenvolver e avaliar recursos educativos digitais, aplicando estratégias adequadas e considerando questões éticas. O design thinking será utilizado como uma abordagem de resolução de problemas, proporcionando aos estudantes uma estrutura para a inovação, criatividade e empatia no desenvolvimento dos projetos.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bransford, J. D., Brown, A. L., & Cocking, R. R. (2000). How people learn: brain, mind, experience, and school. New York: The National Academies Press. (http://www.nap.edu/openbook.php?isbn=0309070368) Mayer, R. E. & Fiorella, L. (2022). The Cambridge Handbook of Multimedia Learning (3rd ed.). New York: Cambridge University Press. Mayer, R. E. (2009). Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia. In Miranda, G. (Ed.), Ensino Online e Aprendizagem Multimédia. (pp. 207-237). Lisboa: Relógio D’Água. Mayer, R. E. (2021). Multimedia Learning (3rd ed). New York: Cambridge University Press. Miranda, G.L, Rafael, M., Melo, M., Costa, J.M., & Pontes, T.B. (2021). 4C-ID model and cognitive approaches to instructional design and technology: emerging research and opportunities. Hershey PA, USA. IGI-Global. Oliveira, A. (2009). Medida e Avaliação da Carga Cognitiva em Ambientes Multimédia. In Miranda, G. (Ed.), Ensino Online e Aprendizagem Multimédia. (pp. 327–351).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-08