Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
140 - Formação de professores / formadores e ciências em educação
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular aborda os principais conceitos, teorias e modelos aplicados na elaboração de recursos multimédia para o ensino e educação. Os estudantes irão aplicar as teorias e modelos de aprendizagem multimédia no planeamento e conceção de recursos educativos digitais personalizados para objetivos de aprendizagem específicos. Serão analisados recursos educativos digitais e serão discutidas as melhores práticas para a sua construção.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Compreender os princípios e processos cognitivos na aprendizagem multimédia, incluindo a gestão da carga cognitiva e a interação entre elementos multimédia. OA2: Analisar modelos instrutivos com multimédia OA3: Avaliar a eficácia dos recursos multimédia na aprendizagem. OA4: Projetar recursos educativos digitais adaptados, relacionando-os com objetivos de aprendizagem e utilizando estratégias adequadas de adaptação. OA5: Criar recursos educativos digitais OA6: Integrar elementos multimédia em estratégias de ensino e de envolvimento OA7: Integrar de forma eficaz elementos de otimização recursos multimédia na educação OA8: Aplicar formas de avaliação com recurso a elementos multimédia OA9: Utilizar estratégias adequadas para avaliar projetos e apresentações multimédia
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1: Introdução à Aprendizagem Multimédia -Princípios e processos cognitivos -Gestão da carga cognitiva -Interação entre elementos multimédia P2: Modelos -Modelos instrutivos com multimédia -Eficácia dos recursos multimédia na aprendizagem P3: Recursos Educativos Digitais Adaptados -Relação entre objetivos de aprendizagem e recursos multimédia -Estratégias para adaptar recursos multimédia -Ferramentas de criação de conteúdos para a educação P4: Multimédia Interativo e Gamificação -Incorporação de interatividade em recursos multimédia -Aprendizagem baseada em jogos -Gamificação -Jogos educativos para diferentes áreas disciplinares P5: Otimização de Recursos Multimédia na Educação -Inclusão e acessibilidade no design multimédia -Design Universal para a Aprendizagem -Considerações éticas no uso de multimédia na educação P6: Avaliação com Recursos Multimédia -Avaliação formativa e sumativa com recursos multimédia -Estratégias para avaliar projetos e apresentações multimédia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos da UC "Aprendizagem Multimédia" estão alinhados com os objetivos de aprendizagem propostos. O P1 aborda princípios cognitivos e interação multimédia (OA1). No P2, analisam-se modelos instrutivos com multimédia e a sua eficácia (OA2 e OA3). No P3, projetam-se recursos adaptados (OA4 e OA5). O P4 foca-se em multimédia interativo e gamificação (OA6). O P5 aborda otimização multimédia (OA7). No P6, aplicam-se avaliações multimédia (OA8 e OA9). A coerência assegura que os estudantes desenvolvam competências para a utilização eficaz de multimédia na educação.
Avaliação / Assessment
Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte: - Intervenção em 4 desafios no fórum ao longo do semestre, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, tem o peso de 20% da nota final, com nota mínima de 7,5 valores. - Realização de 4 tarefas ao longo do semestre: 2 individuais e 2 em grupo. Cada tarefa e respetiva discussão tem o peso de 5% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média das 4 tarefas terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. - Primeira parte do projeto (fundamentação) e respetiva discussão oral em grupo tem o peso de 20% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. - Segunda parte do projeto (aplicação) e respetiva discussão oral individual tem o peso de 40% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. A UC não contempla avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC Aprendizagem Multimédia adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Tarefas, combinada com Aprendizagem Baseada em Projetos. A tutoria entre pares e o design thinking serão utilizadas como estratégias de motivação e envolvimento dos estudantes. Estas abordagens pedagógicas estão articuladas com o modelo pedagógico do Iscte, pois o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é visto como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento (conhecimento fundamental) e o ensino é centrado na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento de competências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC é claramente demonstrada pela abordagem pedagógica adotada, que combina a Aprendizagem Baseada em Tarefas e a Aprendizagem Baseada em Projetos para atender aos objetivos específicos de cada objetivo de aprendizagem. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas e projetos com diferentes níveis de apoio e orientação docente ao longo da UC. A Aprendizagem Baseada em Tarefas será utilizada para atingir objetivos como OA1, OA2 e OA3, que exigem a compreensão dos princípios cognitivos da aprendizagem multimédia, a análise de modelos instrutivos com multimédia e a avaliação da eficácia dos recursos multimédia na aprendizagem. Por meio de tarefas específicas, os estudantes serão desafiados a aplicar os conceitos teóricos em situações práticas, promovendo uma aprendizagem significativa. A tutoria entre pares será utilizada nesse contexto para proporcionar apoio e orientação no desenvolvimento das tarefas, incentivando a colaboração e o envolvimento dos estudantes na resolução de problemas e na troca de ideias. A Aprendizagem Baseada em Projetos será adotada para cumprir os objetivos como OA4, OA5, OA6, OA7, OA8 e OA9, que envolvem a criação de recursos educativos digitais adaptados, a integração de elementos multimédia em estratégias de ensino e envolvimento, a otimização dos recursos multimédia na educação e a aplicação de formas de avaliação com recurso a elementos multimédia. Através de projetos práticos e desafiadores, os estudantes serão estimulados a trabalhar em grupo e individualmente para conceber, desenvolver e avaliar recursos educativos digitais, aplicando estratégias adequadas e considerando questões éticas. O design thinking será utilizado como uma abordagem de resolução de problemas, proporcionando aos estudantes uma estrutura para a inovação, criatividade e empatia no desenvolvimento dos projetos.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16