Métodos de Ensino e Avaliações

As aulas são de carácter teórico-prático. Sempre que possível, são apresentados exemplos que ilustrem os elementos teóricos. Pretende-se que os alunos participem na apresentação das matérias, com base em sugestões do docente, bem como na resolução de exercícios. Na aprendizagem da disciplina é ainda fundamental o estudo individual apoiado na bibliografia sugerida pela equipa docente. Existem também 2/3 aulas computacionais (com MAPLE ou MATLAB) para explorar possíveis aplicações à engenharia. | A avaliação de conhecimentos é feita através de avaliação contínua composta por trabalhos (20% da nota) e por duas frequências (2x40% da nota) ou por exame final na época normal (80% da nota), sendo aprovados os alunos com classificação não inferior a 10 valores. A primeira frequência tem lugar durante o período lectivo enquanto que a segunda tem lugar na data estipulada para o exame final. A nota mínima em qualquer das provas de frequência é 8 valores. Qualquer aluno admitido à segunda frequência pode, durante o último momento da avaliação, optar por esta ou por exame final sem prejuízo da avaliação obtida nos trabalhos. Os alunos que não obtiverem aprovação em avaliação contínua podem, na época de recurso, realizar o 2º exame. Durante qualquer prova de avaliação de conhecimentos o aluno pode utilizar calculadora e o formulário fornecido pela equipa docente. Se a nota da avaliação contínua ou do exame final na época de recurso é superior a 16 valores, o aluno fica sujeito a uma prova oral / trabalho individual de defesa de nota.