Métodos de Ensino e Avaliações
As aulas são de carácter teórico (1 aula/semana) e prático (2 aulas/semana). Sempre que possível, são apresentados exemplos que ilustrem os elementos teóricos. Pretende-se que os alunos participem na apresentação das matérias, com base nas sugestões do docente, bem como na resolução de exercícios. Na aprendizagem da unidade curricular é ainda fundamental o estudo individual apoiado na bibliografia sugerida pela equipa docente. Existem também 2/3 aulas computacionais (com MAPLE ou MATLAB) para explorar possíveis aplicações em engenharia. No fim de cada módulo, são propostos exercícios das avaliações dos anos anteriores, com vista a uma percepção, por assim dizer, global da matéria. Existe um vasto leque de material pedagógico dissponível (tópicos de teoria, exercícios propostos, exemplos, exames, fichas de trabalho) em formato electrónico e/ou papel, no E-learning, ou páginas pessoais dos docentes. Existe um contacto permanente aluno-professor via email. | A avaliação de conhecimentos é feita através de avaliação contínua composta por 2 mini-testes (10%+10%=20% da nota) e por duas frequências (2x40% da nota) ou por exame final na época normal (80% da nota), sendo aprovados os alunos com classificação não inferior a 10 valores. A primeira frequência tem lugar durante o período lectivo enquanto que a segunda tem lugar na data estipulada para o exame final. A nota mínima em qualquer das frequências é 8 valores. Qualquer aluno admitido à segunda frequência pode, durante o último momento de avaliação, optar por esta ou por exame final sem prejuízo da avaliação obtida nos trabalhos. Os alunos que não tiverem aprovação em avaliação contínua podem, na época de recurso, realizar o 2º exame. Durante qualquer prova de avaliação de conhecimentos o aluno pode utilizar calculadora e o formulário fornecido pela equipa docente. Se a nota da avaliação contínua ou do exame final na época de recurso é superior a 16 valores, o aluno fica sujeito a uma prova oral / trabalho individual de defesa de nota.