Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04620
Acrónimo :
AO
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
2.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
22.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem das principais tecnicas e ferramentas para promover agilidade organizacional em contexto da transformação digital das organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 Saber estabelecer uma visão comum e sentido comum nas organizações OA2 Saber como potenciar equipas e cultura OA3 Saber como acelerar a capacidade de entrega e de aprendizagem OA4 Saber como aumentar produtividade e engagement

Conteúdos Programáticos / Syllabus


PC1: Paradigma antigo: organizações como máquinas PC2: Novo paradigma: organizações como organismos vivos mutantes PC3: Sentido estratégico embebido em toda a organização PC4: Networking para potenciar as equipas PC5: Rápida tomada de decisão e ciclos de aprendizagem PC6: Equipas dinâmicas potenciam cultura PC7:Produtividade baseada em tecnologia

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objetivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (PC): OA1 - PC 1 OA2 - PC 2 OA3 - PC 3, 4, 5 e 6 OA4 - PC 5, 6 e 7

Avaliação / Assessment


Entrega de 10 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, com o peso de 50% da nota final e classificação mínima de 8,5 valores. As tarefas incluem atividades, desenvolvidas individualmente ou em grupo, nas sessões síncronas e em sessões assíncronas agendadas pelo docente, bem como intervenções em fóruns de discussão mediados. - Projeto de aplicação previamente estabelecido pelo docente e respetiva discussão oral em grupo, com o peso de 50% na nota final e classificação mínima de 8,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. De acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, esta UC é classificada como UC de projeto, pelo que não contempla avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta UC adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Estudos de Caso. Storytelling será utilizado como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte, em que o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e é aplicado em diversos contextos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, analisar vários casos de estudo, aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas e estudos de caso. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia de motivação, a unidade curricular incluirá a storytelling ao longo do semestre, de forma a aumentar a perceção do estudante do mundo real e envolvimento em problemas reais.

Observações / Observations


Assíncrona: T=2; TP=14 Síncrona: TP=8; OT=1

Bibliografia Principal / Main Bibliography


"Amling, A. (2022). Organizational Velocity: Turbocharge Your Business to Stay Ahead of the Curve. Business Expert Press

Guo, R., Yin, H., & Liu, X. (2023). Coopetition, organizational agility, and innovation performance in digital new ventures. Industrial Marketing Management, 111, 143–157. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2023.04.003

Kahl, J., De Klerk, S., & Whiteoak, J. (2023). Managing empowerment: Adjusting organisational units’ autonomy to achieve corporate agility. Journal of Organizational Effectiveness: People and Performance, 10(4), 527–545. https://doi.org/10.1108/JOEPP-05-2022-0126"

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-07