Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03248
Acrónimo :
AP (PGFP)
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Jurídicas não Empresariais

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


•Apresentar os vários modelos de Instituições de Controlo Externo Independente das Finanças Públicas, desenvolvendo aspetos relativos à jurisdição, atribuições e competências •Dar a conhecer os princípios éticos e deontológicos do Auditor, bem como as melhores práticas internacionais nesta matéria

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


•Pretende-se que os discentes fiquem habilitados a reconhecer os vários tipos de Instituições Superiores de Controlo existentes, bem como a perceber os respetivos aspetos comuns e diferentes, no que se refere à jurisdição (quando é o caso), atribuições e competências •Os discentes deverão também ficar familiarizados com os princípios éticos e deontológicos que regem a profissão do auditor público, por referência ao Código de Ética da Instituição (Tribunal de Contas de Angola) e às normas Internacionais, designadamente a ISSAI 30 – Código de Ética da INTOSAI

Conteúdos Programáticos / Syllabus


•As Instituições Supremas de Controlo das Finanças Públicas (ISC) no Mundo: -Tribunal -Auditoria Geral -Colégio •Caracterização das ISC da CPLP (Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal, Timor-Leste (Macau) •O modelo de Tribunal de Contas: jurisdição, atribuições e competência •Especificidades no funcionamento do Tribunal de Contas. O papel do Ministério Público •Ética e deontologia profissional do Auditor: -Possuir uma Infraestrutura Ética: as funções de orientação, gestão e controlo da Ética (O modelo da OCDE) -Instrumentos e ferramentas a adotar as melhores práticas internacionais -Métodos a adotar para implementar uma infraestrutura ética efetiva: participação, orientação, sancionamento •Os desafios dos Tribunais de Contas na atualidade: A globalização, a emergência de novos problemas, as grandes quantidades de dados acessíveis aos cidadãos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da UC, alinhando-se de modo claro com os itens gerais e desenvolvendo e detalhando as dimensões mais relevantes desses mesmos objetivos, a saber, os vários modelos de Instituições Superiores de Controlo, respetivas características; enfoque no tipo Tribunal de Contas, a que a ISC de Angola pertence; e aprofundamento das matérias transversais respeitantes à conduta ética e deontológica dos auditores.

Avaliação / Assessment


•A avaliação tem por base a realização de uma prova escrita •A classificação final também terá em consideração a assiduidade, o interesse manifestado e a participação dos pós-graduandos

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Exposição teórica, acompanhada de uma abordagem participativa, envolvendo os discentes na discussão e resolução de casos e na partilha de questões e dilemas que se lhes colocam no seu dia-a-dia. Haverá aulas em que os discentes serão organizados em pequenos grupos para discutirem e abordarem temas determinados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O misto de abordagem teórica e prática assenta particularmente bem à temática da ética e deontologia do Auditor, em que a partilha e troca de experiências e problemas, enquadrada pelos aspetos teóricos mais relevantes permite otimizar a aprendizagem. A vertente dos modelos de ISC e respetivas características basear-se-á em exposições teóricas.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Quadros, Elias (2008) – “O Sistema de Suporte à Ética na Administração Pública” Giusta, Paolo (2006) – “Ethics Matters” Ferreira, Eduardo Paz (2000), “Os Tribunais de Contas e o controlo dos dinheiros públicos”, “in” Estudos em homenagem a Cunha Rodrigues, Coimbra Editoria, Coimbra Costa, Paulo Nogueira da (2014) “O Tribunal de Contas e a Boa Governança” Brochado, Mariá – “O direito como mínimo ético e como maximum ético”

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


International Federation of Accountants - Handbook of the Code of Ethics for Professional Accountants EUROSAI Task Force on Audit & Ethics – “Apoiar as Instituições Superiores de Controlo no reforço da sua Infraestrutura Ética

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16