Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04414
Acrónimo :
APAH
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
16.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ação Humanitária

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não. Recomenda-se bom domínio da língua inglesa

Objetivos Gerais / Objectives


OG 1 - Reforçar a cultura de avaliação no planeamento e execução de serviços sociais em contextos de ação humanitária OG 2 - Ligar desenvolvimentos teóricos e metodológicos na avaliação participativa na ação humanitária OG 3 - Aumentar o uso da avaliação para melhorar a prestação de contas e para a aprendizagem a partir da experiência em intervenções humanitárias OG 4 - Disseminar o conhecimento da avaliação participativa por profissionais e voluntários da ação humanitária OG 5 - Desenvolver uma abordagem comum de avaliação participativa em diferentes geografias, com foco especial na ação de instituições europeias, do Médio Oriente e da América Latina na sua experiência em diferentes regiões do mundo OG 6 - Aumentar a visibilidade do impacto e dos efeitos da ação humanitária nos beneficiários

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA 1 - Distinguir os diferentes tipos de situação humanitária e as principais formas de resposta humanitária, bem como os desafios e implicações inerentes às diferentes opções. OA 2 - Compreender os princípios dos processos de avaliação OA 3 - Ser capaz de perceber quando usar a avaliação participativa e o tipo de avaliação que deve ser usada para diferentes objetivos OA 4 - Desenhar um processo de avaliação participativa aplicado à ação humanitária OA 5 - Usar as técnicas apropriadas de avaliação participativa OA 6 - Participar de processos de avaliação em ambientes interculturais OA 7 - Estar familiarizado com a integração de género e a superdiversidade OA 8 - Elevar a sensibilidade e o conhecimento das questões éticas na avaliação participativa"

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Fundamentos da ação humanitária 1.1 Valores Fundamentais 1.2 Metamorfose das crises humanitárias: mobilidade humana 1.3 Contexto e Limitações 1.4 Desafios da ação humanitária 2. Avaliação: pesquisa social aplicada 2.1 Avaliação baseada na teoria e avaliação baseada no método 2.2 Avaliação e ciclo do projeto 2.3 Os usos da avaliação 2.4 Ética da avaliação 2.5 Experiências de avaliação - exemplos de casos 3. Perspetivas da avaliação participativa 3.1 Avaliação participativa prática e avaliação participativa transformadora 3.2 Avaliação participativa como ferramenta 3.3 Avaliação participativa como perspetiva na implementação 3.4. Estudos de caso 4. Métodos e kits de ferramentas 4.1 Metodologias de avaliação participativa 4.2 Métodos e ferramentas de avaliação participativa 4.3. Estudos de caso 5. Co-design de processos de avaliação participativa 5.1. Noções básicas de co-design 5.2. Metodologia de co-design 5.3. Estratégias práticas de co-design para avaliação participativa

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1 -> LO 1 2, 3, 4 -> LO 2 2, 3, 4, 5 -> LO 3 3, 4, 5 -> LO 4 4, 5 -> LO 5 2, 3, 4 -> LO 6 1.4, 3.4, 4.3 -> LO 7 2.4, 3, 4, 5 -> LO 8

Avaliação / Assessment


Opção 1: Avaliação periódica 50% Trabalho de grupo caso prático 50% Ensaio individual Opção 2: Exame Ensaio individual (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino combinará diferentes técnicas: - Aulas teórico-práticas - Webinars - Aulas laboratoriais sobre experiências de campo com profissionais - Visitas de campo Serão desenvolvidos materiais de apoio, nomeadamente vídeos e outros materiais digitais de apoio à experiência de ensino-aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teórico-práticas proporcionarão aos alunos conhecimentos de avaliação e especificamente de avaliação participativa em diferentes operações em contextos de ação humanitária. Serão igualmente usadas para ensinar conceitos e metodologias de avaliação. Os Webinars, as aulas laboratoriais e as visitas de campo proporcionarão aos alunos abordagens práticas à avaliação em ação humanitária em diferentes áreas geográficas. Utilizando ferramentas de educação a distância e presencial, os alunos adquirirão experiência com trabalho de campo realizado por instituições dos cinco países de onde são recolhidas experiências (Brasil, Colômbia, Portugal, Espanha e Turquia), embora essas experiências possam provir de diferentes regiões do mundo em que as instituições parceiras estão ativas.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rossi, P.; Lipsey, M.; Henry, G. 2019. Evaluation. A Systematic Approach. Thousand Oaks. Sage. 8th Ed. Mac Ginty, R., & Peterson, J. H. (2015). The Routledge companion to humanitarian action. Routledge. Heintze, Hans-Joachim, Thielbörger, Pierre (2018), International Humanitarian Action - NOHA Textbook, Cham, Springer Cousins, J. B., & Whitmore, E. (1998). Framing participatory evaluation. New directions for evaluation, 1998(80), 5-23. Cosgrave J., Buchanan-Smith M. and Warner, A. (2016) Evaluation of Humanitarian Action Guide, London, ALNAP (French and Spanish versions available)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Weiss, C. 1998. Evaluation. New Jersey. Prentice-Hall. Simms, B. & Trim, D (2010) Towards a History of Humanitarian Interventions, edited by Brendan Simms and David Trim, Cambridge, Cambridge University Press. Scriven, M. (1991). Evaluation thesaurus. Newbury Park. Sage. Ridde, V., Goossens, S., & Shakir, S. (2012). Short-term consultancy and collaborative evaluation in a post-conflict and humanitarian setting: Lessons from Afghanistan. Evaluation and Program Planning, 35(1), 180-188. Reus_Smit, C. (2013). The concept of intervention. Review of International Studies, 39(05), 1057?1076. Retrieved from href="http://dx.doi.org/10.1017/S0260210513000296 Patton, M. Q. .2008. Utilization-focused evaluation. Thousand Oaks. Sage. OECD, 2016. Evaluation Systems in Development Co-operation 2016 Review. Paris.OECD Markiewicz, A. 2005. ?A balancing act?: Resolving multiple stakeholder interests in program evaluation. Evaluation Journal of Australasia, 4(1-2), 13-21. Krueger, S., & Sagmeister, E. (2014). Real-?Time Evaluation of Humanitarian Assistance Revisited: Lessons Learned and the Way Forward. Journal of MultiDisciplinary Evaluation, 10(23), 59-72. Dale, R. (Ed.). 2004. Evaluating Development Programmes and Projects. New Delhi. Sage. Cousins, J. B., & Earl, L. M. (1992). The case for participatory evaluation. Educational evaluation and policy analysis, 14(4), 397-418. Christoplos, I., Knox-Clarke, P., Cosgrave, J., Bonino F., Alexander, J. (2017) Strengthening the quality of evidence in humanitarian evaluations, London, ALNAP Castillo de Mesa, J., López Peláez, A. 2019. Redes sociales online y emergencias sociales. Pp. 187-206. In: Pastor Seller, E., Cano Soriano, L. (eds.), Respuestas del Trabajo Social ante emergencias sociales y problemáticas sociales complejas de México y España. Madrid: Dykinson Betts, A., Loescher, G., & Milner, J. (2013). The United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR): The Politics and Practice of Refugee Protection (Vol. 62). Routledge. Betts, A. (2009). Forced migration and global politics. Blackwell Publishing. Betts, A. (2006). What Does ?Efficiency? Mean in the Context of the Global Refugee Regime? The British Journal of Politics & International Relations, 8(2), 148?173. American Evaluation Association. 2018. Evaluators? Ethical Guiding Principles. Acessível em https://www.eval.org/p/cm/ld/fid=51

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16