Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04291
Acrónimo :
ARA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Programação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de álgebra e de probabilidades. Conhecimentos básicos de programação e estruturas de dados.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo desta unidade curricular é apresentar aos estudantes uma introdução aos diferentes passos na Análise de Redes no contexto de um projeto de Ciência de Dados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: OA1. Conhecer os conceitos fundamentais da ciência das redes OA2. Conhecer as métricas e os métodos essenciais para descrever e analisar redes OA3. Saber utilizar o software de análise e visualização de redes​ OA4. Saber recolher dados, analisar e modelar redes OA5. Saber analizar processos de difusão em redes OA6. Implementar uma solução de analise de redes para resolver um determinado problema.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução​ à noção de rede​ e a ciência das redes​ CP2. Software para a análise de redes​ CP3. Grafos​ e métricas de redes CP4. Modelos estáticos de redes​ CP5. Leis de potência e redes livres de escala​ CP6. Modelos dinâmicos de redes​ CP7. Modelos estratégicos de rede CP8. Processos em redes​, percolação, difusão e pesquisa CP9. Robustez e resiliência​ CP10. Comunidades​ CP11. Redes de ordem superior​ e redes temporais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos( CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: OA1 – CP1, CP5, CP6, CP7; OA2 – CP3, CP5; OA3 – CP2, CP3; OA4 – CP1, CP2, CP3,CP4, CP5, CP6, CP7; OA5 – CP8; OA6 – CP1, CP2, CP3,CP4, CP5, CP6, CP7, CP9, CP10, CP11;

Avaliação / Assessment


Dada a natureza prática dos conteúdos lecionados, a avaliação será realizada por projeto. O seu tema deverá estar alinhado com a totalidade ou parte do programa da UC. Exercícios realizados na aula (10%). Projeto (90%), incluindo trabalho de grupo (relatório e software: 40% e prova oral individual: 50%). Todas as componentes do projeto: proposta, relatório, software e prova oral, são obrigatórias. A classificação mínima para cada componente é de 10 numa escala de 0 a 20. Haverá apenas uma data limite para a entrega do projeto, com exceção dos alunos inscritos em época especial que poderão entregar durante esse período. A presença nas aulas não é obrigatória. Não existe exame final. A melhoria de nota pode ser realizada através de entrega de novo projeto no ano letivo seguinte.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo ensino-aprendizagem é baseado em aulas teórico-práticas onde é feita a exposição de conceitos e metodologias, são apresentados exemplos de aplicação, e são resolvidos, em simultaneo com a exposição em aula, exercícios tipo com discussão e interpretação de resultados. As componente prática das aulas é orientada para realização de pesquisa e exploração dos problemas e de elementos para a sua resolução, incluindo a realização de mini-ensaios com o fito da realização final de modelos de análise, visualização dos dados e conclusões relevantes e pertinentes sobre o resultado dessas análises com o fito à elaboração de uma exposição clara, objectiva, concisa e publicável do trabalho final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A apresentação teórica de conceitos e metodologias, que simultaneamente é complementada com a apresentação de exemplos de aplicação e a resolução de exercícios, proporcionará aos alunos os conhecimentos (saber-saber) que estão subjacentes à generalidade dos objetivos de aprendizagem. A realização de exercícios visando a resolução de problemas reais, proporcionará aos alunos as competências (saber-fazer) que estão subjacentes aos objetivos de aprendizagem OA3 a OA6. Neste processo, e em todas as aulas da UC, serão cultivados valores como o espírito crítico, a imaginação e o raciocínio lógico e matemático, para conferir aos alunos as capacidades para analisar, avaliar e criar soluções para problemas com dados e reais que vão surgir no seu quotidiano profissional. Valores como a ética (privacidade e segurança dos dados), noções de partilha de informação e coletivo, também serão cultivados no sentido assinalar aos alunos comportamentos (saber estar) adequados a um futuro profissional diplomado.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Mark Newman , ?Networks?, second edition, Ed. Oxford University Press, 2020 Albert-Laszlo Barabasi, ?Network Science?, Ed. Cambridge University Press, 2016 Available online at http://networksciencebook.com

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16