Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
--
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular discute o papel e as limitações da digitalização na saúde individual, assim como os seus impactos na sociedade. A disciplina introduz as regras e os regulamentos básicos relacionados com os serviços de saúde e os cuidados preventivos na saúde pública. Os princípios e intervenções da mudança de comportamento são introduzidos como um meio de melhorar os resultados de saúde de uma forma económica. A unidade curricular também procura entender a forma como os profissionais de saúde podem ajudar os pacientes/habitantes a desenvolver hábitos que resultem na melhoria da saúde. O curso introduz a relevância da avaliação do impacto ao nível do paciente/habitante e os benefícios para a saúde que obtêm através da mudança de comportamento. Também discutiremos o impacto financeiro e a relação custo-eficácia das intervenções e soluções tecnológicas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após completar a unidade curricular, o/a estudante será capaz de (OA=Objetivos de Aprendizagem): OA 1 identificar as possibilidades e limitações da digitalização nas decisões individuais de saúde OA2 compreender a relevância da regulamentação e de outras políticas públicas na promoção da saúde OA3 avaliar o comportamento individual e os pré-requisitos para a mudança comportamental OA4 demonstrar a relevância dos conhecimentos comportamentais no desenvolvimento de soluções digitais OA5 desenhar intervenções que promovam a mudança comportamental OA6 estimar o impacto das intervenções de mudança comportamental ao nível da saúde e dos benefícios financeiros
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1 Abordagem social e individual da transformação digital na saúde P1.1 Papel e limitações da digitalização na saúde individual P1.2 Regulamentação e outros instrumentos de política relacionados com a saúde pública P2 Aplicação de conhecimentos comportamentais em contextos de cuidados e promoção da saúde P2.1 Desenvolvimento e avaliação de soluções digitais e intervenções comportamentais P2.2 Vieses cognitivos e heurísticas na compreensão do comportamento dos doentes e prestadores de serviços P3 Princípios e intervenções de mudança comportamental para melhorar resultados no domínio da saúde P3.1 Intervenções e políticas governamentais na promoção da saúde pública P3.2 Papel dos profissionais de saúde no apoio aos doentes e formação de hábitos saudáveis P4 Avaliação do impacto das intervenções comportamentais P4.1 Avaliação da mudança comportamental e benefícios para a saúde P4.2 Impacto financeiro e relação custo-eficácia das intervenções
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
"OA1: P1.1 OA2: P1.2 OA3: P2, P3 OA4: P1.1, P2, P3 OA5: P3 OA6: P4"
Avaliação / Assessment
As unidades curriculares (UC) serão são avaliadas por pontos. Os alunos precisam de obter, pelo menos, 50% do número máximo de pontos para obterem aprovação na unidade de estudo. Cada universidade transformará os pontos em notas com base no seu próprio sistema de classificação. Trabalhos de grupo (90%) e trabalhos individuais (10%). Esta UC inclui também os trabalhos que são classificados com reprovação/aprovação. A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Professores online e sincronizados, reuniões de grupo de projeto com o formador, sessões de sala de aula invertidas, aquisição individual de informação, aprendizagem entre pares, aprendizagem através do desenvolvimento.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
"Professores online sincronizados: OA3, OA4, OA5 Reuniões de grupo de projeto com o/a Docente: OA1-OA5 Sessões de sala de aula invertida: OA3-OA6 Aquisição individual de informação: OA1-OA6 Aprendizagem entre pares: OA1-OA6 Aprendizagem através do desenvolvimento: OA1-OA6"
Observações / Observations
Assíncrono: TP=18 Síncrono: T=6; OT=1
Bibliografia Principal / Main Bibliography
The Elements of Choice: Why the Way We Decide Matters
Developing Behavior Change Interventions, in M.S. Hagger , L.D. Cameron , K. Hamilton , N. Hankonen & T. Lintunen (eds) The handbook of behavior change, Cambridge Handbooks in Psychology , Cambridge University Press, 300-317.
Faries MD. Why We Don't "Just Do It": Understanding the Intention-Behavior Gap in Lifestyle Medicine. Am J Lifestyle Med. 2016 Jun 22;10(5):322-329. doi: 10.1177/1559827616638017. PMID: 30202289; PMCID: PMC6125069.
Should Governments Invest More in Nudging?
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-10