Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
Na unidade curricular de Arquiteturas de Segurança e Modelos de Confiança Zero serão apresentadas as principais arquiteturas de segurança alinhadas com as arquiteturas das organizações como forma de alinhar as medidas de segurança e de confiança mais adequadas para as mesmas, para que as mesmas possam estar preparadas para os seus desafios de cibersegurança e resiliência. Por outro lado, será colocado um enfase especial na compreensão de modelos de Confiança Zero, aplicados a diferentes sistemas e situações como forma de contribuição para a ciber-resiliência das organizações, aplicando princípios de minimização de danos sofridos por ciberataques.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Compreender o conceito de arquitecturas de segurança e o seu papel na cibersegurança e resiliência modernas. OA2: Avaliar os modelos de segurança tradicionais e identificar os seus pontos fortes, fracos e limitações. OA3: Explicar os princípios e componentes da arquitetura de Confiança Zero e a sua aplicação à cibersegurança e à resiliência. OA4: Aprender os princípios de conceção e implementação de arquitecturas de Confiança Zero. OA5: Aprender a aplicar os princípios de Confiança Zero à segurança na nuvem, segurança de equipamentos terminais, gestão de identidade e acesso e segurança de dados. OA6: Compreender como desenvolver estratégias para implementar técnicas de resposta a incidentes de Confiança Zero.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Introdução às Arquitecturas de Segurança CP2: Modelos Tradicionais de Segurança CP3: Princípios de Confiança Zero CP4: Implementação de Modelos de Confiança Zero CP5: Confiança Zero e Segurança na Nuvem CP6: Confiança Zero e Segurança de Endpoint CP7: Confiança Zero e Gestão de Identidade e Acesso (IAM) CP8: Confiança Zero e Segurança de Dados CP9: Confiança Zero e Resposta a Incidentes CP10: Desafios da implementação da Confiança Zero e tendências futuras
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, realizar vários problemas (laboratórios), aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico, e realizar um projeto final. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas desenvolvidas. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia de motivação, a unidade curricular incluirá a gamificação ao longo do semestre, onde serão atribuídos pontos à medida que as diferentes tarefas propostas aos alunos forem sendo concluídas com sucesso.
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica: Realização de dois testes de avaliação ao longo do semestre, cada um com nota mínima de 8 valores, a contar com 30% para a nota final. Realização de um conjunto de atividades individuais e colaborativas propostas ao longo do semestre, a contar com 30% para a nota final. Realização de projeto final colaborativo (em grupo) com apresentação final. O projeto terá uma ponderação total de 40%, em que a apresentação terá uma ponderação de 10%. Avaliação por exame (1ª Época, 2ª Época): Exame presencial (100% da nota final)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC de Arquiteturas de Segurança e Modelos de Confiança Zero adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Tarefas, combinada com Aprendizagem Baseada em Projetos e a Aprendizagem Baseada em Problemas. A gamificação será utilizada como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente ao longo da UC que lhes permitirá conhecer os principaus modelos de segurança e confiança, assim como as suas limitações. Irão igualmente ter conhecimento sobre formas de garantir a ciber-resiliência das organizações através de modelos de Confiança Zero. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas realizadas pelos alunos. Os estudantes irão ainda realizar tarefas, laboratórios e projetos específicos relacionados com os diferentes temas que serão abordados na unidade curricular. No caso dos projetos os estudantes terão acesso a todos os detalhes do trabalho a realizar, assim como as ferramentas que devem ser usadas e os detalhes dos principais resultados a obter. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, permitindo-lhes perceber e avaliar o desenho e aplicações de modelos de Confiança Zero, como forma de contribuir para a cibersegurança e ciber-resiliência das organizações. Como estratégia de motivação, a unidade curricular incluirá a gamificação ao longo do semestre, onde serão atribuídos pontos aos estudantes à medida que as diferentes atividades forem concluídas com sucesso, garantindo o seu envolvimento ao longo da UC.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Sherwood, N., Enterprise Security Architecture: A Business-Driven Approach, 2021, (1st edition). CRC Press. Moyle, E., & Kelley, D., Practical Cybersecurity Architecture: A guide to creating and implementing robust designs for cybersecurity architects., 2020, Packt Publishing. King, C., Osmanoglu, E., & Dalton, C., Security Architecture: Design, Deployment and Operations, 2001, (First Edition). McGraw-Hill Osborne Media. Green-Ortiz, C., Fowler, B., Houck, D., Hensel, H., Lloyd, P., McDonald, A., & Frazier, J., Zero Trust Architecture, 2023, (1st edition). Cisco Press. Finney, G., & Kindervag, J., Project Zero Trust: A Story about a Strategy for Aligning Security and the Business, 2022, (1st edition). Wiley. Das, R., The Zero Trust Framework, 2023, (1st edition). CRC Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Ijlal, T., Zero Trust Security for Beginners: A no-fluff guide to implementing Zero Trust architecture using NIST, 2023, Independently published. Gilman, E., & Barth, D., Zero Trust Networks: Building Secure Systems in Untrusted Networks, 2017, (1st edition). O’Reilly Media.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16