Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03847
Acrónimo :
AtMkt
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Os alunos deverão ter bons conhecimentos base de Gestão de Marketing

Objetivos Gerais / Objectives


Preparar os alunos para resolverem desafios de marketing reais colocados pelas empresas

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1- Expressar de ideias: Estruturar claramente as ideias por escrito (trabalho de Grupo) e apresentá-las oralmente de modo claro e apelativo OA2- Analisar e resolver problemas: Elaborar rápidos e sintéticos diagnósticos sobre desafios de marketing reais colocados pelas empresas (trabalho de Grupo); Elaborar recomendações com informação incompleta (trabalho de Grupo); O>A3- Integrar conhecimentos: Analisar a perfomance da empresa e do sector, usando informação interna e externa (trabalho de Grupo); Desenvolver abordagens que sirvam as empresas com eficácia e eficiência.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


"CP1. Apresentação da metodologia dos Ateliers CP2. Enquadramento conceptual e aprendizagem prática das temáticas de marketing necessárias para a resolução dos desafios reais de marketing CP3. Resolução de desafios de marketing reais de diagnóstico de uma empresa(s) CP4. Resolução de desafios de marketing reais de segmentação e targeting de uma empresa(s) CP5. Resolução de desafios de marketing reais de aplçicação das variáveis do Marketing Mix de uma empresa(s) CP6. Apresentação da resolução à turma e análise critica e construtiva dos alunos"

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


"A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: OA1: CP2, CP3, CP4, CP5 OA2: CP2, CP3, CP4, CP5 OA3: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6 "

Avaliação / Assessment


"Avaliação Individual e Participação em aulas (10%) Trabalho de Grupo, passível de discussão oral com nota mínima de 10 valores (40%) Prova Individual com nota mínima de 8 valores (50%)"

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


"Aulas teórico-práticas: incluindo aulas expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência e aulas participativas, com análise e resolução de exercícios práticos para exemplificar a aplicação da teoria. Trabalho em grupo: Desenvolvimento de projetos que desafiam os alunos a utilizar ferramentas reais da área, aplicando os conhecimentos desta e de outras UCs do curso num contexto real. "

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


"A UC de Ateliers de Marketing tem como principal objetivo dotar os alunos com competências estratégicas e operacionais para a resolução de desafios de marketing reais de empresas Para atingir este objetivo abrangente, a UC estrutura-se em torno de três objetivos de aprendizagem específicos, que abordam tanto o conhecimento teórico quanto as habilidades práticas necessárias para o sucesso neste campo dinâmico. A fim de garantir a coerência entre o que se aprende e como se aprende, a UC adota uma metodologia de ensino variada e interativa, que combina diferentes abordagens pedagógicas para atender aos diferentes estilos de aprendizagem e promover a participação dos alunos. Aulas Teórico-Práticas As aulas expositivas e aulas participativas, são adequadas para os objetivos OA2 e OA3. Trabalho de Grupo Desenvolvimento de pequenos projetos que desafiam os alunos a utilizar ferramentas reais da área, aplicando os conhecimentos da UC num contexto real, o que os capacita a desenvolver os objetivos OA1, OA2 e OA3."

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


"Dionisio, Pedro at al (2024) – “AI_Novator – Marketing na era da Inteligência Artificial e do ESG” – Editora Bertrand Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2019). Digital Marketing: Strategy and Implementation. Pearson Education."

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-04-09