Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03847
Acrónimo :
AtMkt
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


Preparar os alunos para resolverem desafios de marketing reais colocados pelas empresas

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A- Expressar de ideias: Estruturar claramente as ideias por escrito (trabalho de Grupo) e apresentá-las oralmente de modo claro e apelativo B- Analisar e resolver problemas: Elaborar rápidos e sintéticos diagnósticos sobre desafios de marketing reais colocados pelas empresas (trabalho de Grupo); Elaborar recomendações com informação incompleta (trabalho de Grupo); C- Integrar conhecimentos: Analisar a perfomance da empresa e do sector, usando informação interna e externa (trabalho de Grupo); Desenvolver abordagens que sirvam as empresas com eficácia e eficiência.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Apresentação da metodologia dos Ateliers 2. Resolução de um desafio de segmentação ou de posicionamento 3. Resolução de um desafio de preço 4. Resolução de um desafio de distribuição 5. Resolução de um desafio de comunicação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo A: coberto pelo tópico programático 2), 3), 4) e 5) Objetivo B: coberto pelo tópico programático 2), 3), 4) e 5) Objetivo C: coberto pelo tópico programático 1) ,2), 3), 4) e 5)

Avaliação / Assessment


- trabalho de grupo, passível de discussão oral, com nota mínima de 10 valores (50%) - teste individual com nota mínima de 8 valores (50%) Os alunos poderão realizar um Exame Final integrando o teste (1ª Parte) e uma 2ª Parte de avaliação de SPSS à qual se atribui peso de 35%. A aprovação no exame exige uma nota mínima de 8 valores em cada parte do exame e uma média mínima de 10 valores. Os alunos que obtenham classificação superior a 17 valores deverão ser sujeitos a uma oral de defesa de nota

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- A maioria das aulas são do tipo teórico-prático incluindo aulas expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência e aulas participativas, com análise e resolução de exercícios práticos para exemplificar a aplicação da teoria. - Haverá também aulas experimentais em laboratório informático para introdução ao software SPSS e exploração da teoria utilizando casos práticos - O estudo individual será fundamental para atingir os objetivos de aprendizagem

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. As aulas expositivas e aulas participativas, são adequadas para os OA1 e OA2 As aulas experimentais em laboratório informático com utilização do software SPSS são particularmente adequadas para OA2.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- McDonald Malcom on Marketing Plan, Kogan Page, London, 2017 - Conteúdos lecionados nas outras UC da Licenciatura de Gestão de Marketing - Lendrevie ,Jacques ,et al, Mercator da Língua Portuguesa, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2015

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16