Métodos de Ensino e Avaliações
Nesta UC muitos alunos terão contacto com alguns conceitos pela primeira vez, sendo as aulas assumidamente densas em matéria nova. É encorajada a participação com questões e exemplos e solicitando esclarecimentos em fenómenos relevantes, idealmente até das práticas profissionais dos alunos. O trabalho individual será um desafio exigente, pois os alunos terão de pesquisar artigos inovadores na bibliografia e fazer a sua análise aplicada a um dos tópicos da matéria ou outro afim. Serão nesse sentido supervisionados em atendimento individual e numa aula especial com estrutura de seminário, para discussão do planeamento e dúvidas relativas aos trabalhos em preparação. Com este desafio os alunos adquirem competências num domínios habitualmente para além do seu universo, amadurecendo uma abordagem e um discurso interdisciplinar dos problemas. Ao mesmo tempo adquirem familiaridade com a literatura em bases biológicas num tópico do seu especial interesse. Na preparação para o teste de avaliação, com um objectivo marcadamente formativo, os alunos são orientados no sentido de dominarem solidamente alguns dos conceitos chave, havendo para isso sessão de revisões e dúvidas. | Os alunos poderão optar por uma de duas formas de avaliação: avaliação periódica ou exame final. A avaliação periódica consiste num teste e num trabalho individual, com as seguintes ponderações: _ Trabalho escrito : 50% nota final - Teste 50% nota final Terão aprovação nesta UC, alunos com classificação final igual ou superior a 9,5.