Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04290
Acrónimo :
BDDA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
3.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Experiência de consulta de bases de dados através de SQL, conhecimentos de MongoDB

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreender as características fundamentais e a importância dos SGBD Distribuídos. 2. Desenvolver competências na concepção e optimização de bases de dados distribuídas, incluindo a compreensão de técnicas de fragmentação, replicação e alocação. 3. Adquirir conhecimentos sobre protocolos e mecanismos de controlo de concorrência em ambientes distribuídos, assegurando a consistência e atomicidade dos dados. 4. Entender os fundamentos do processamento de transacções em sistemas distribuídos, incluindo a gestão e optimização de transacções. 5. Conhecer as abordagens e desafios associados à integração de múltiplas bases de dados, promovendo a interoperabilidade em ambientes distribuídos. 6. Fomentar uma visão crítica e analítica nos alunos sobre as tendências e inovações futuras neste domínio

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta disciplina visa potenciar a compreensão dos estudantes sobre sistemas de gestão de base de dados (SGBD) distribuídos. Centra-se em fornecer competências práticas em projecto, implementação e gestão destas bases de dados, considerando desafios como a replicação e fragmentação. A unidade curricular destaca a importância de garantir a consistência e durabilidade dos dados em ambientes distribuídos, assim como a integração eficiente de múltiplas bases de dados. Finalmente, procura fomentar uma visão crítica e analítica nos alunos sobre as tendências e inovações futuras neste domínio.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução aos Sistemas de Gestão de Base de Dados (SGBD) Distribuídos 2. Projecto de Bases de Dados Distribuídas 3. Controlo de Dados Distribuídos 4. Processamento de Transacções Distribuídas 5. Replicação de Dados 6. Integração de Bases de Dados

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O1 – P1 O2 – P2 03 – P3 O4 – P4 O5 – P6 O6 – P1, P2, P3, P4, P5 e P6

Avaliação / Assessment


Dado seu carácter eminentemente prático, a UC não prevê modalidade de avaliação por exame. Assim, a avaliação decorrerá nos seguintes moldes: 1ª época: - [60%] Trabalho de grupo com apresentação e discussão individual* (min. 10 valores) - [40%] Prova escrita (min. 8 valores) * a discussão individual é decisiva sendo que o mau desempenho pode implicar a reprovação na UC independentemente da qualidade do trabalho de grupo entregue. 2ª época e Época Especial: - [60%] Trabalho individual sem apresentação nem discussão (min. 10 valores) - [40%] Prova escrita (min. 8 valores)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A exposição dos conceitos fundamentais é efectuada na sua quase totalidade em aulas laboratoriais, com exemplos. Os alunos aprendem a fazer.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Durante as aulas os alunos exercitam as matérias focadas nos objectivos de aprendizagem. Na componente do trabalho de grupo os alunos são, por um lado, responsáveis por sozinhos encontrar soluções e também avaliar as soluções dos outros.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


• M. Tamer Ozsu and Patrick Valduriez. (2019). Principles of Distributed Database Systems (4th. ed.). Springer Publishing Company, Incorporated. • White, Tom. (2015). Hadoop: The Definitive Guide (4th. ed.). O'Reilly Media, Inc. ISBN: 9781491901632

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


• Moniruzzaman, A B M & Hossain, Syed. (2013). NoSQL Database: New Era of Databases for Big data Analytics - Classification, Characteristics and Comparison. Int J Database Theor Appl. 6. • Fay Chang, Jeffrey Dean, Sanjay Ghemawat, Wilson C. Hsieh, Deborah A. Wallach, Mike Burrows, Tushar Chandra, Andrew Fikes, and Robert E. Gruber. (2006). Bigtable: a distributed storage system for structured data. In Proceedings of the 7th USENIX Symposium on Operating Systems Design and Implementation - Volume 7 (OSDI '06). USENIX Association, USA, 15.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16